🍿 10 curiosidades do filme "TOP GUN – ASES INDOMÁVEIS" que você não sabia!

“Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986, é um filme que mistura ação e drama romântico e foi o responsável por criar a imagem de galã do astro de Hollywood, Tom Cruise!

Na trama, o ator protagoniza o Tenente Pete Maverick Mitchel, piloto de caça da marinha americana, que, após viver uma tensa situação com outros companheiros, é enviado para uma academia de pilotos, em Miramar, junto com seu co-piloto Nick Goose Bradshaw (Anthony Edwards).

Maverick começa a estudar e ter práticas aéreas, almejando voltar à ativa o mais rápido possível, e um novo interesse: Charlie Blackwood (Kelly McGillis), instrutora na academia, que acaba tendo um romance quente com o bonitão.

E como não podia faltar, há também um vilão, Iceman, vivido por Val Kilmer, que tenta de tudo para atrapalhar o avanço do protagonista.

A academia é o que intitula o filme, pois se chama “Top Gun”. O longa é um dos clássicos do cinema, não há quem nunca assistiu ou nunca ouviu falar sobre ele.

Com um orçamento de 15 milhões de dólares, o longa arrecadou 356 milhões pelo mundo! Isso que é investimento!

Vamos ver 10 curiosidades desse clássico:

1 – UMA DUPLA QUE DEU CERTO

O diretor Tony Scott com o ator Tom Cruise

Esta foi a primeira vez em que o ator Tom Cruise e o diretor Tony Scott trabalharam juntos.

Eles se encontraram nos sets de filmagens novamente em “Dias de Trovão” (1990).

2 – O PENTÁGONO FICOU DE OLHO

O “Washington Post” publicou uma matéria afirmando que o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA) trabalhou em conjunto com a produção do filme e interferiu no roteiro para que o exército e a marinha não fossem retratados de forma indesejável. A famosa cena da morte de Goose foi alterada: uma colisão entre caças no ar não agradou ao Pentágono, que sugeriu a cena de Goose sendo ejetado.

O roteiro filmado em meio a ressaca do Vietnã e da Guerra Fria, teve o apoio do Pentágono que, não só permitiu que mísseis de verdade fossem disparados para as filmagens, como também disponibilizou aviões, navios e pilotos profissionais para as cenas.

Em troca, a ideia do “herói americano” e a soberania dos Estados Unidos frente à batalhas de guerras eram melhorados.

3 – CLÁSSICO RECONHECIDO

Em 2015, o longa se transformou em parte do acervo da Associação Nacional de Preservação do Cinema Americano.

Que honra!

4 – PROBLEMAS NAS "ALTURAS"

Tom Cruise e Kelly McGillis

Tom Cruise é muito baixinho, com um pouco mais de 1,70m de altura. Para filmar as cenas com seu par romântico Charlie, interpretada por Kelly McGillis, que tinha 1,78m de altura, o astro teve que usar sapatos com plataformas.

5 – TOM CRUISE QUASE NÃO FEZ MEVERICK

Grandes nomes como Nicolas Cage, Patrick Swayze, John Cusack, Michael J. Fox e Tom Hanks recusaram o papel de Maverick no filme, até mesmo Tom Cruise precisou ser convencido a viver o personagem.

6 – MORTE DE UM DUBLÊ

Tom Cruise recebeu cerca de um milhão de dólares para assinar contrato e fazer "Top Gun". Além da grana, o ator também adorou a experiência de voar – antes de fechar o acordo, ele foi convidado para dar uma voltinha num dos caças.

Mas nem tudo foi flores quando se trata de voar nos caças: Em uma das filmagens, um dublê, chamado Art Scholl, faleceu após seu avião cair no Oceano Pacífico.

O filme é dedicado a ele.

7 – OS CRÍTICOS NÃO APROVARAM MUITO

O filme tem um índice de aprovação de 58% no site mundialmente conhecido Rotten Tomatoes, calculado com base em 59 comentários dos críticos que é seguido do consenso: "Embora apresente algumas das filmagens aéreas mais memoráveis e eletrizantes feitas com um olho especializado para a ação, Top Gun oferece muito pouco para os espectadores não adolescentes mastigarem quando seus personagens não estão no ar."

Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, também escreveu sua crítica no site: "Filmes como Top Gun são difíceis de avaliar porque as partes boas são muito boas e as partes ruins são implacáveis. As brigas de cães são absolutamente as melhores desde as cenas aéreas eletrizantes de Clint Eastwood no Firefox. Mas preste atenção nas cenas em que as pessoas conversam."

8 – “TOM CRUISE NÃO CAÍA NA GANDAIA”

A relação entre Tom Cruise e outros atores do filme não foram tão amigáveis assim, como exemplo Val Kilmer e seu próprio par romântico, Kelly McGillis.

Val Kilmer e Tom Cruise

Val Kilmer revelou que Tom Cruise não caía na gandaia com ele e outros colegas de elenco durante as filmagens do clássico. Segundo Kilmer, Cruise estava o tempo todo focado em se tornar o maior astro de ação do mundo, sem tempo para brincadeiras e diversões que tirassem atenção de seu objetivo.

Seu esforço valeu a pena!

9 – VENCEDOR DO OSCAR

“Top Gun – Ases Indomáveis” foi premiado pelo Oscar e Globo de Ouro de 1987 com a Melhor Canção Original, por “Take my breath Away” de Giorgio Moroder e Tom Whitlock, que diga-se de passagem, é realmente uma música belíssima.

10 – TÁ FALTANDO SEXO?

E o sexo? E agora? Top Gun, assim como muitos filmes em Hollywood, foi primeiramente exibido para uma “audiência teste”.

As pessoas que viram esta primeira versão sentiram falta de cenas quentes entre Tom Cruise e Kelly McGillis (olha que safadinhos).

A solução foi convocar os dois para filmar a clássica cena do elevador e na cama. O problema é que meses já haviam se passado. O cabelo de Kelly estava diferente, por isso ela usa um boné na cena do elevador.

“Top Gun – Ases Indomáveis” é aquele tipo de filme que marca uma geração e conquista muitas outras.

Um filme com ação, romance, aventura com atores incríveis!

E você? Também ama esse clássico dos anos 80?

🍿 Luana Sabaini