🍿 10 curiosidades do filme "SPACE JAM: O JOGO DO SÉCULO" que você não sabia!

“Space Jam: O Jogo do Século” de 1996 é um grande sucesso que marcou a infância do mundo inteiro!

O filme conta a história de Pernalonga e sua turma que pede ajuda ao atleta super famoso Michael Jordan para um jogo de basquete contra ETs bem atrapalhados.

Mas você já se perguntou de onde surgiu essa ideia?

Vamos conhecer 10 curiosidades desse clássico dos anos 90:

1 – A IDEIA DO FILME SURGIU DE UMA PROPAGANDA

Eu sei que um dia você já se perguntou: Mas de onde tiraram a ideia de fazer um filme com Pernalonga e Michael Jordan?

Tudo começou em 1992, quatro anos antes do lançamento de "Space Jam", quando uma propaganda da Nike para promover o Air Jordan VII foi lançada durante o Super Bowl, um torneio muito famoso lá nos EUA.

No comercial, Jordan e Pernalonga jogam no mesmo time contra “alguns valentões”. No fim, o personagem dos Looney Tunes afirma que aquele “pode ser o início de uma bela amizade.”

O marketing foi um sucesso absoluto nos Estados Unidos. E com certeza começaram os burburinhos de transformar aquilo em um filme.

A Warner Bros. gostou tanto da ideia que Joe Pytka, diretor dos comerciais, foi convocado para dirigir “Space Jam”.

Pytka tinha como currículo apenas trabalhos comerciais e videoclipes, como um memorável anúncio da Pepsi de 1989 com Madonna, e a versão de 7 minutos de ‘The Way You Make Me Feel’, single de Michael Jackson do álbum ‘Bad’.

2 – A PARTICIPAÇÃO DE BILL MURRAY

Bill Murray

Bill Murray, o eterno Peter Venkman de “Os Caça-Fantasmas”, interpreta... Bill Murray em “Space Jam”. Eu não sei você, mas eu sempre me perguntei: O que Bill Murray está fazendo neste filme?

Bem, por dois fatores: pouco tempo antes das gravações do longa, o ator havia protagonizado uma série de comerciais em que dizia que “queria ser jogador de basquete” – algo que, na época, fez mais sentido ao público americano quando ele apareceu de surpresa (nós brasileiros realmente não entendemos nada).

Além disso, como ele mesmo diz: ele era “amigo do produtor”, o mesmo de “Os Caça-Fantasmas” 1 e 2.

3 – UMA QUADRA ESPECIAL

A Warner Bros. construiu uma quadra inteira dentro do estúdio para que Michael Jordan pudesse jogar nos intervalos das gravações.

O atleta era extremamente focado e sentia que era essencial ter um lugar para continuar os treinos, mesmo durante as filmagens.

A quadra, conhecida como “The Dome”, era um centro de treinamento idêntico ao que Jordan usava em Chicago. Ali, ele poderia continuar os treinos normalmente quando não fosse necessário no set. Entre várias coisas, o espaço tinha uma quadra de basquete de tamanho normal, funcionários trabalhando exclusivamente para o jogador e uma sala de musculação (Ufa!).

Na época, “The Dome” recebeu uma série de estrelas para conhecerem a lenda do basquete. Entre alguns nomes estavam Arnold Schwarzenegger, Antonio Banderas, Steven Seagal, e os elencos de "E.R – Plantão Médico" e "Friends".

4 – MICHAEL JORDAN AJUDOU A ESCOLHER A TRILHA SONORA

A trilha sonora de “Space Jam” foi um grande sucesso, vendendo mais de seis milhões de cópias e alcançando o segundo lugar na parada de álbuns Billboard 200.

O que poucos sabiam é que a Warner Bros. convidou Jordan para dar sua opinião sobre as músicas, o que ele fez de bom grado.

Ou seja: se você gosta da trilha sonora, pode, em parte, agradecer ao jogador.

5 - JORDAN REALMENTE PARTIU PRO BEISEBOL

A história de “Space Jam” é focada na troca que Jordan faz: ele sai do basquete e se aventura no beisebol.

O que muita gente não sabe é que era realmente isso que Jordan estava fazendo nos aos 90.

Mas convenhamos: o cara é bem melhor no basquete, não?

6 – PERNALONGA ZOOU A DISNEY

No decorrer do filme, há uma piada em que Patolino sugere chamar o time de “The Ducks” (“os patos”, em português), ao que Pernalonga responde perguntando “quem chamaria um time assim”.

Isso é uma referência ao time de hockey The Mighty Ducks, do filme da Disney ‘Nós Somos os Campeões’ (1992).

7 – JORDAN E O UNIFORME DO CHICAGO BALLS

Ao que tudo indica, durante as gravações, Michael Jordan usava o uniforme do Chicago Bulls por baixo do traje do time dos Looney Tunes como forma de “amuleto da sorte”.

8 – VÁRIOS JOGADORES DA NBA

Além de Jordan, uma série de jogadores e técnicos da NBA aparecem em ‘O Jogo do Século’.

Ou seja, os jogadores do filme eram reais na época!

Entre eles: Charles Barkley, Larry Bird, Derek Harper, Alonzo Mourning, Paul Westphal, Danny Ainge, A. C. Green, Vlade Divac, Cedric Ceballos, Del Harris, Anthony Miller, Sharone Wright e Jeff Malone, além dos comentaristas esportivos Jim Rome e Ahmad Rashad.

9 – PIADA COM MADONNA

Você deve lembrar que o filme alfineta ninguém menos que Madonna.

Em determinada cena do filme, quando o jogador Charles Barkley reza para ter suas habilidades de volta, “ele promete nunca mais sair” com a cantora.

A brincadeira é uma referência a um caso real que o jogador teve com a artista.

10 – CRIADOR DO LOONES TUNES ODIOU O FILME

Chuck Jones é a principal força criativa por trás dos Looney Tunes. Criador de alguns personagens do grupo, como Pepe Le Pew e Coyote, o animador escreveu ou dirigiu muitos dos curtas-metragens que todos nós amamos. Mas você não vai acreditar que ele simplesmente odiou “Space Jam”!

Chuck Jones, um dos criadores de Looney Tunes

Jones afirmou que o filme era “terrível” e que a ideia de que Pernalonga precisar contar com a ajuda de outros personagens do Looney Tunes o incomodou bastante.

Muitos críticos de cinema também detonaram o filme, mas isso não incomodou a Warner: O filme vendeu milhões de CDs, arrecadou 250 milhões nas bilheterias e se transformou num clássico para a criançada nos anos 90!

“Space Jam” marcou uma geração!

É um filme divertido, com personagem que amamaos há décadas e com piadas super engraças até hoje!

E você? Também adora este filme?

🍿 Luana Sabaini