🍿 10 curiosidades do filme "SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 1" que você não sabia!

“Sexta-Feira 13” é um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos!

O filme conta a história de Jason Voorhees, um garotinho com problemas mentais, que morre afogado em um acampamento de verão.

Os monitores, que deveriam estar vigiando o garotinho, não viram sua morte pois estavam fazendo sexo. Por isso que Jason sempre mata casais jovens no ato sexual, para se vingar dos adolescentes que deveriam estar cuidando dele.

Claro que Jason volta anos depois para aterrorizar aquele acampamento, o famoso Crystal Lake.

Apesar de ter sido comparado a “Halloween”, lançado apenas dois anos antes, conquistou fãs pelo mundo e até hoje é bastante lembrado. O diretor do filme de 1978, John Carpenter, disse uma vez em uma entrevista: “Depois de “Halloween”, compreendi que tudo o que as pessoas queriam ver, eram adolescentes bonitos sendo massacrados por um assassino incontrolável.”

Halloween (1978)

Veja algumas curiosidades do filme “Sexta-Feira 13”, lançado em 1980:

1 – A MÃE DE JASON QUASE RECUSOU O PAPEL

Betsy Palmer

Betsy Palmer, intérprete da mãe de Jason, renegou o filme em várias ocasiões, chamando-o inclusive de “um monte de merda”. Disse que só aceitou participar do longa pois estava precisando de dinheiro para comprar um carro novo.

O que ela não sabia, é que esse se tornaria o papel mais lembrado de sua carreira: A Senhora Voorhes é considerada a mulher assassina mais famosa do cinema, segundo os críticos.

Ela só fica atrás da Senhora Bates de “Psicose” (1960) do incrível diretor Alfred Hitchcock.

Norma Bates de Psicose (1960)

2 – O ACAMPAMENTO VERDADEIRO

O filme foi gravado no acampamento Nobebosco, em Nova Jersey, em apenas 28 dias.

Somente foi preciso construir para o filme, o quarto de banho. No acampamento há uma parede decorada em comemoração ao fato do filme ter sido gravado ali.

Enquanto a maioria da equipe se hospedou em hotéis locais durante a filmagem, alguns atores e membros da equipe, incluindo Tom Savini, maquiador e técnico em efeitos visuais, permaneceram no próprio acampamento.

3 – A MORTE MAIS LEMBRADA E MAIS DIFÍCIL DE GRAVAR

Na morte de Jack (Kevin Bacon) foi usado um mecanismo super complexo criado pela própria equipe do filme.

Ele deveria cortar o corpo falso do ator e jorrar sangue de verdade (mas não era humano, o sangue era de carneiro).

Mas na hora da cena ser gravada, o aparelho falhou, e Tom Savini teve que soprar o sangue através de um tubo, pois a cena não poderia ser gravada novamente.

Quando o diretor gritou “Corta!”, todos ficaram surpresos ao verem Tom complemante sujo com sangue de um animal de verdade.

Foi um dos primeiros papéis de Kevin Bacon, sua morte é uma das mais famosas da saga e causou um grande impacto na época.

4 – A MUSIQUINHA DE FUNDO

Toda vez que aparece alguma morte, logo vem uma musiquinha, com algumas vozes sussurrando. Muita gente achou que seria “Chi Chi Chi...Cha Cha Cha” (Juro que pensaram isso mesmo), mas o diretor Sean S. Cunningham, logo tratou de esclarecer.

O som ouvido é “ki ki ki... Ma Ma Ma”, sílabas para “Kill mama”, que significa “Mate Mamãe”.

Sean ficou incrédulo das pessoas acharem que o som era um “Cha Cha Cha”: “Onde tiraram isso?”, indagou em uma entrevista.

5 – JASON SERIA BEM DIFERENTE

Segundo seu criador, Victor Miller, originalmente Jason teria problemas mentais e nenhuma deformidade física.

A ideia de que Jason seria deformado devido a Hidrocefalia veio de Tom Savini, maquiador do filme, a quem é atribuído o título de “co-criador” do personagem.

6 – A ORIGEM DO NOME JASON VOORHEES

O nome “Jason” vem da combinação dos nomes “Josh” e “Ian” (os filhos de Miller), e o sobrenome “Voorhees”, vem de Van Voorhees (nome de uma amiga de infância de Miller).

7 – “SEXTA-FEIRA 13” NÃO SERIA UMA SAGA

A ideia original era que este seria o único filme de Jason. Nunca passou na cabeça dos produtores de fazerem uma saga. Para se ter uma ideia, Jason nem é o assassino no primeiro filme, e sim sua mãe. E a máscara icônica do personagem só foi aparecer no terceiro filme.

O roteirista, Victor Miller, declarou que este filme foi o único que ele assistiu de toda a saga, pois ele não gosta da ideia de Jason como assassino.

8 – DATA DE LANÇAMENTO

O filme estreou na sexta-feira, 13 de junho de 1980.

9 – OS ACAMPAMENTOS DE VERÃO TIVERAM PREJUÍZO

No ano em que o filme foi lançado, a taxa de crianças que foram para acampamentos de verão caiu em 69%.

10 – PESSOAS CORRENDO DO CINEMA

Quem já assistiu esse filme, a primeira cena de que lembra é o tenebroso final, onde a mocinha conseguiu se safar, mas é puxada pelo Jason, com corpo de criança, para o fundo do lago.

Essa cena é muito horripilante, pois pensamos que está tudo bem, que logo os créditos finais irão aparecer, e do nada aparece aquela criança assustadora com uma música absurdamente alta.

Hoje temos vários filmes de terror que fazem isso, o que chamamos de “jump-scare”, aquelas cenas que nos dão susto do nada.

Mas em 1980 isso era muito raro. Existem relatos que cada sessão do filme no cinema, umas 20 pessoas saíam correndo no momento dessa cena, sem nem sequer saber de assistir os 15 minutos finais do filme.

Agora imagina só: Você estando na fila, esperando a próxima sessão de um filme que você sabe que é de terror, e se deparada com várias pessoas saindo correndo antes do filme acabar? Que medo!

Jason e sua Mamãe

“Sexta-Feira 13” é um marco na história do cinema!

Com um orçamento de meio milhão de dólares, arrecadou quase 60 milhões e ganhou fãs no mundo inteiro!

E você? Também é fã de Jason?

🍿 Luana Sabaini