🍿 10 curiosidades do filme "ROCKY: UM LUTADOR" que você não sabia!

“Rocky: Um Lutador” (1976) é um filme tão incrível, que é até difícil de descrever.

Como não se apaixonar pela história de um cara desconhecido que tem a coragem de enfrentar o maior lutador de sua época e, mesmo perdendo a luta, conquista fãs do mundo inteiro com sua garra e coragem?

O filme é cheio de lições para a vida, como quando Rocky diz: “Não importa como você bate e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha. Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode aguentar apanhar e permanecer de pé.”

Mas você sabia que por trás das câmeras, Sylvester Stallone enfrentou vários problemas para colocar o filme nas telonas?

Conheça 10 curiosidades desse clássico absoluto:

1 – STALLONE ESCREVEU O ROTEIRO

Stallone se inspirou para escrever o roteiro após ver a luta de Chuck Wepner vs Muhammad Ali em 24 de março de 1975 em Ohio.

Chuck Wepner vs Muhammad Ali

Wepner, de 36 anos, era considerado um talento moderado, mas ninguém pensava que ele tivesse alguma chance contra Ali. De fato, foi uma surpresa que Wepner durasse mais de três rounds. Quanto mais a luta avançava, mais chocadas as pessoas ficavam.

Wepner perdeu a luta (assim como Rocky), mas somente no décimo quinto e último round, faltando 19 segundos para o fim.

2 – STALLONE RECEBEU VÁRIOS “NÃOS” DEVIDO A UMA EXIGÊNCIA

Com o roteiro em mãos, Stallone ofereceu sua história para várias distribuidoras, mas levou muito não na cara.

Ele era muito pobre, estava com muitas dificuldades, mas isso não o fez aceitar qualquer proposta, pois ele acreditava muito em seu trabalho.

Ele chegou a receber uma oferta de 350 mil dólares (lembrando que ele tinha apenas 106 dólares no banco). Stallone ficou feliz, mas disse que tinha uma condição: Só venderia seu roteiro se ele mesmo fosse o protagonista.

Como Stallone tem uma expressão torta nos lábios, devido as complicações que sua mãe teve em seu parto, os produtores não queriam aceitar ele fazendo o papel principal.

Pois ele se negou a assinar o contrato, e só aceitou vender sua história para outra distribuidora, que aceitou Stallone como protagonista, mas pagaria 35 mil dólares, 10 vezes menos que a outra proposta que teve. Ele assinou na hora e muito feliz!

3 – O CACHORRO QUE APARECE NO FILME ERA DO STALLONE NA VIDA REAL

Stallone e seu cachorro Butkus

O cachorro de Rocky, Butkus, era o cachorro de Stallone na vida real. E esse cachorro teve uma grande participação nos bastidores de “Rocky: Um Lutador”.

Antes de Stallone fechar o contrato e ser aceito para participar do filme, ele precisou vender seu cachorro por 40 dólares, pois não tinha condições de alimentá-lo.

Em uma entrevista ele relata: “Eu tinha 26 anos, estava totalmente quebrado, totalmente estagnado, tinha apenas duas calças, sapatos com buracos e todos os meus sonhos de sucesso estavam muito distantes… mas eu tinha o meu cachorro, Butkus, meu melhor amigo, meu confidente, quem sempre ria das minhas piadas e me amava por eu ser quem era!”

Mas depois de ter assinado o contrato e ter ganhado 35 mil dólares, ele voltava todos os dias no restaurante que ele havia vendido Butkus, esperando pacientemente o cara que havia comprado seu melhor amigo.

Finalmente ele o encontrou e disse que queria comprar o cachorro de volta. Vendo que Stallone estava desesperado, o cara disse que só venderia o cachorro pelo preço absurdo de 15 mil dólares!

Stallone, sem pensar duas vezes, aceitou o acordo, pagou o preço e levou seu melhor amigo para casa!

Butkus apareceu no filme “Rocky: Um Lutador” e Stallone disse que a foto da área de trabalho de seu computador sempre será seu amado cachorro.

4 – ONDE ESTÃO OS FIGURANTES?

A cena da pista de gelo foi originalmente escrita para incluir 300 figurantes, mas a produção não conseguiu arranjar esse número de pessoas.

Quando Stallone apareceu para filmar a cena, para seu pavor, havia apenas uma pessoa. Assim, ele filmou rapidamente a cena na pista vazia, como a conhecemos.

Ironicamente, esta cena se tornou uma das mais populares em toda a saga Rocky. Outro detalhe é que o ator não sabia patinar, por isso ele usou no roteiro o artifício de o personagem ir caminhando ao lado de Adrian.

5 – UMA CÂMERA ESPECIAL FOI USADA

A filmagem da cena icônica de Rocky subindo os degraus do Museu de Artes da Filadélfia surgiu por causa de Garrett Brown, inventor da Steadicam, uma câmera que evita filmagens tremidas que se tornou uma revolução para a época.

Brown, que era da Filadélfia, estava se preparando para voar para Los Angeles para tentar vender sua invenção.

Ele tinha filmado algumas imagens de teste seguindo pessoas ao redor de corredores e de sala em sala, mas ele queria ser capaz de filmar algo que até mesmo os cineastas mais experientes ficariam impressionados.

Ele veio com a ideia de sua namorada correr para cima e para baixo os degraus do museu, enquanto ele seguia atrás dela. Usando esta filmagem, Brown vendeu a câmera em seu primeiro dia em Los Angeles. Vários meses depois, John G. Avildsen, que estava preparando Rocky, viu a filmagem e sentiu que seria perfeito para o filme.

6 – A HISTÓRIA SERIA BEM DIFERENTE

Stallone escreveu o roteiro em apenas 3 dias, mas o script foi reescrito nove vezes antes de ser comprado.

Originalmente, o roteiro seria muito mais sombrio. Mickey seria um velho racista amargo, e o filme terminaria com Rocky entregando a luta depois de perceber que não queria fazer parte do mundo do boxe profissional.

7 – MUITOS LUTADORES PROFISSIONAIS SE RECUSARAM A APARECER NO FILME

Os cineastas queriam vários ex-campeões de peso pesado para aparecer no início da luta entre Rocky e Apollo.

Eles fizeram um chamado para todos os ex-campeões aparecerem, mas no dia das gravações, somente Joe Frazier apareceu.

No entanto no final ficou perfeito, porque Frazier é um residente da Filadélfia, que foi onde a história se passa e foi filmada.

8 – ELVIS PRESLEY FEZ QUESTÃO DE ASSISTIR O FILME

Elvis Presley

Em uma entrevista, Stallone foi perguntado se ele e Elvis Presley se conheceram. Stallone disse que em 1976, depois que “Rocky” foi lançado, Elvis entrou em contato com ele e pediu uma fita do filme.

Stallone disse que ficou tão nervoso em conhecer o “Rei do Rock”, que acabou não indo ao encontro, mas mandou uma cópia do filme.

Diz a lenda que Elvis realmente viu o filme com alguns amigos.

9 – AS FILMAGENS DA CENA NA ESCADARIA

As duas cenas em que Rocky corre até as escadas do museu foram filmadas com duas horas de intervalo.

A primeira vez, em que ele não tem sucesso com a subida foi gravada antes que o sol nascesse, e a segunda, onde ele consegue subir até o topo, foi filmada depois que o sol se pôs.

10 - FILMAR AS CENAS DE LUTA FOI TAREFA ÁRDUA

Rocky e Apollo

Antes de filmar a luta entre Rocky e Apollo, Avildsen, diretor do longa, decidiu que as cenas precisavam ser filmadas de uma maneira única, para que ficasse bastante realista.

Ele, Weathers (ator que interpreta o Apollo) e Stallone foram a um ringue e começaram a bloquear os movimentos, mas não estava funcionando, e a luta estava encenada demais e sem emoção.

O diretor então disse para Stallone ir para casa e escrever literalmente a sequência.

No dia seguinte, Stallone retornou com 32 páginas de instruções específicas para a luta, que ele e Weathers aprenderam como um balé durante algumas semanas.

No final, Stallone e Weathers ensaiaram por mais de 35 horas.

Rocky e Adrian

“Rocky: Um Lutador” é um filme sensacional, que conquistou o mundo, ensinou várias lições importantes e ganhou um Oscar de Melhor Filme em 1977.

E você? Também ama este filme?

🍿 Luana Sabaini