🍿 10 curiosidades do filme "RAMBO – PROGRAMADO PARA MATAR" que você não sabia!

“Rambo – Programado Para Matar” de 1982 é o início de uma franquia sensacional.

Sylvester Stallone na sua melhor forma física, conta a história de um soldado que sofre transtorno pós traumático depois de voltar da Guerra do Vietnã.

Toda essa história é muito interessante, pois filmes de Guerra há inúmeros, mas e filmes contando sobre o sofrimento dos soldados que sobreviveram?

John Rambo vai atrás de um amigo do exército, mas descobre que ele faleceu há alguns anos. Sem ter aonde ir, o soldado passa pela cidade fictícia de Hope (Que significa “esperança” em inglês), em Washington, quando é parado pela polícia, onde tudo começa. O xerife da cidade, Will Teasle, prende o andarilho por vadiagem, resistência à prisão e por porte de arma branca -- uma faca gigantesca. Rambo é torturando pelos policiais da cidade, vigiados pelo vice-xerife Art Galt. Depois de reviver situações humilhantes e torturas que passou no Vietnã, o exército de um homem só consegue escapar.

Este clássico é baseado no romance "First Blood", de 1972, escrito por David Morrell, mas que tornou-se célebre pelos filmes protagonizados por Sylvester Stallone

Mas você sabia que este filme é baseado na história no soldado Audie Murphy, um herói de guerra de verdade?

Soldado Audie Murphy

Ou que o personagem do Rambo ficou tão famoso que ganhou um desenho animado?

Ou que no livro o personagem morre no final, mas os produtores do filme decidiram nao matá-lo? (Ainda bem!)

Vamos conhecer mais 10 curiosidades do primeiro filme de John Rambo:

1 SYLVERTER STALLONE TREINOU MAIS PESADO QUE NUNCA

Sylvester Stallone treinou pesado por 8 meses antes de iniciar as gravações. Seu dia se iniciava com um treino de cerca de três horas, em seguida vinham 10 horas de filmagem e depois ainda mais um treino com duração entre duas e três horas!

Haja folêgo!!!

2 – STALLONE AJUDOU A ESCREVER O ROTEIRO

Uns falam que foram 26 roteiros até Stallone decidir que ele ia escrever a versão final do filme, já que ele mesmo tinha escrito o roteiro de “Rocky – Um Lutador”, em 1976.

Outra versão diz que 8 roteiros foram preparados. De qualquer forma, deu trabalho para a produção definir qual seria a história definitiva de " Rambo – Programado Para Matar" e, no final, Stallone fez a maior parte.

3 – O FILME CUSTOU MAIS CARO QUE O PLANEJADO

Inicialmente o filme custaria 11 milhões de dólares, mas as filmagens acabaram atrasando muitos meses e acabou custando 17 milhões!

Claro que no final ninguém se arrependeu, pois o filme faturou mais de 125 milhões de dólares nas bilheterias pelo mundo!

4 – STALLONE DEU PORRADA DE VERDADE

Enquanto tentava fugir da prisão, Stallone deu uma cotovelada no nariz do ator Alf Humphreys (que interpreta o policial Lester), por isso ele é visto usando um band-aid pelo resto do filme.

5 – IMPROVISO QUE DEU MUITO CERTO

A lona podre encontrada no meio da mata pelo herói não estava programada no roteiro, ela era realmente um pedaço de tecido usado pela produção durante as filmagens.

Como tinha apenas uma, a peça virou um tesouro do filme e, claro, Stallone guardou a lona depois das gravações como recordação.

6 – STALLONE QUASE DESTRUIU O FILME

Acreditem se quiser, mas Stallone não gostou da edição do primeiro filme de Rambo!

Ele até tentou comprar o longa de volta e destruir as gravações! Stallone é conhecido por ser muito perfeccionista tanto na hora de escrever o roteiro, de atuar e de se preparar fisicamente para um papel!

Por fim, tanto reclamou que a produção decidiu cortar o filme pela metade -- a versão original tinha mais de 3h!

7 – MUITO MAIS QUE ROCKY BALBOA

"Rambo" também foi o primeiro filme que fez sucesso de Stallone, tirando o "Rocky", claro!

"Rocky - Um Lutador" (1976)

Mas ele já estava ficando associado à imagem lutador, o que fez muita gente da indústria acreditar que ele seria ator de apenas um filme (ou uma franquia).

Os críticos não poderiam estar mais errados!

8 – A FACA ICÔNICA

A faca de combate icônica do soldado foi feita pelo famoso construtor Jimmy Lile, que criou a arma após pedido especial do próprio Stallone.

O objetivo era que a faca servisse em situações extremas de sobrevivência. Foram feitas seis peças para a produção.

9 – STALLONE NÃO FOI A PRIMEIRA OPÇÃO

Foram muitos nomes que quase levaram o papel do soldado, entre eles Jeff Bridges, Robert De Niro, Michael Douglas, Paul Newman, Nick Nolte, Ryan O'Neal, John Travolta e Al Pacino.

Entre os diretores, George Miller ("Mad Max"), Mike Nichols ("A Primeira Noite de Um Homem") e Sydney Pollack ("Tootsie") foram cogitados.

10 – RECORDE NO FRAMBOESA DE OURO

E mais: em 1990 Stallone foi considerado o Pior Ator da Década nos anos 80, principalmente por conta da franquia Rambo!

O chamado “Framboesa de Ouro” que, diferente do Oscar, premia os “piores” filmes e artistas do ano, “presenteou” Stallone com mais de 30 premiações de piores!

Eu não sei mas... acho que o Framboesa de Ouro não vai muito com a cara do Stallone!

“Rambo – Programado Para Matar” é conhecido por ser um dos melhores filmes de ação da década de 80. Mas além disso, ele é um filme psicológico e uma homenagem aos vetereanos de Guerra, que não sabiam mais o que fazer da vida depois das batalhas.

E isso fica muito claro na cena final, onde Stallone chorando diz que na Guerra ele pilotava aviões de milhões de dólares e na “vida real” não conseguia nenhum emprego.

É uma discussão válida até os dias de hoje.

E você? Também ama esse filme?

🍿 Luana Sabaini