🍿 10 curiosidades do filme "A PROFECIA" que você não sabia!

“A Profecia” de 1976, é aquele tipo de filme de terror que quando desliga a TV, você não consegue se desligar do filme.

É um clássico absoluto do terror e, como mexe com forças muito malígnas, acaba ficando mais assustador cada vez que você assiste.

Baseado no livro de David Seltzer, o filme conta a história de um embaixador americano e a esposa que querem muito ter filhos. Quando ela dá à luz um bebê morto e um padre sugere que adotem um recém-nascido saudável e órfão, ele aceita sem contar à mulher. O que ele não sabe é que o bebê é o anticristo.

Mas você sabia que o filme também ficou amaldiçoado também fora das câmeras, com mortes e acidentes muito misteriosos?

Vamos ver 10 curiosidades dessa obra incrível:

1 – O ROTEIRSTA SABIA QUE O FILME SERIA AMALDIÇOADO

Em 2005 foi feito um documentário chamado The Curse of "The Omen" (A Maldição de A Profecia, na tradução), onde o roteirista Bob Munger contava que avisou aos produtores que o filme teria problemas, por falar sobre o diabo, e torná-lo visível para milhares de pessoas.

Harvey Bernard, o produtor, no mesmo documentário, afirma que de início não acreditou em Bob Munger, mas depois que "as coisas foram piorando", sentiu tanto medo que sempre andava com um crucifixo.

2 – FILHO DO ATOR PRINCIPAL SE MATOU

Gregory Peck em "A Profecia" (1976)

Poucos dias depois de aceitar o papel, o filho de Gregory Peck (ator que faz o papel do pai de Damien), Jonathan Peck se matou com um tiro na cabeça.

Ele tinha apenas 30 anos de idade.

3 – VÁRIOS ACIDENTES AÉREOS

Mesmo com a perda de seu filho tão precocemente, Gregory Peck viajou para Inglaterra, para iniciar as filmagens. Durante a viagem, seu avião foi atingido por um raio, e quase caiu.

Outro voo, com o produtor Mace Neufeld também foi atingido por um raio. E um avião que havia sido alugado para levar membros da equipe de filmagens, foi emprestado para outro cliente, e caiu após a decolagem, matando todos os passageiros.

Outro desastre aéreo aconteceu durante a produção. Um avião que fazia tomadas aéreas para o filme perdeu o controle e acabou caindo em cima de um carro. Dentro do veículo estava a esposa do piloto e seus dois filhos. Todos morreram no acidente.

4 – O DIRETOR SOFREU UM ATENTADO TERRORISTA

Richard Donner, diretor do filme "A Profecia" (1976)

O hotel inglês onde o diretor Richard Donner estava hospedado sofreu um atentado a bomba do grupo terrorista IRA. E em 12 de novembro de 1975 o restaurante onde a equipe iria jantar, também sofreu um atentando minutos antes do horário marcado para o jantar. Aconteceu também um terceiro atentando, na estação de metrô em Green Park, a poucos metros de onde a equipe estava almoçando.

Richard Donner também foi atropelado por um carro enquanto atravessa a rua, a data: sexta-feira, 13.

5 – O ATOR PRINCIPAL FOI ATACADO POR UM CACHORRO RAIVOSO

Durante a cena que é atacado por um cachorro, Gregory Peck acabou ferido de verdade.

O animal era treinado, e a cena havia sido ensaiada algumas vezes sem nenhum problema. Mas durante a gravação o animal ficou descontrolado e atacou o ator de verdade.

Até sua roupa de proteção foi rasgada durante a cena, e Peck ficou realmente ferido.

Gregory Peck em "A Profecia" (1976)

6 – HOUVE ATÉ ATAQUE DE UM TIGRE!!!

Vários membros da equipe sofreram acidentes de carro durante as filmagens.

Um dublê chegou a ser hospitalizado, e um membro da equipe morreu após ser atacado (acredite se quiser) por um tigre!

7 – O FILME QUASE CAIU NO MAR ANTES DE SER EDITADO

O filme quase se perdeu no mar. Todo o material filmado, estava à bordo de um navio, para ser editado nos Estados Unidos.

Uma forte tempestade atingiu a embarcação, e o navio quase afundou.

8 – MORTE IGUAL A DO FILME NA VIDA REAL

John Richardson era o designer de efeitos especiais do filme e foi responsável por uma morte icônica do longa: quando um personagem tem a cabeça arrancada por um vidro!

Depois do sucesso do lançamento do filme, John sofreu um grave acidente de carro. Sua namorada Liz Moore morreu na hora. E como ela morreu? Decapitada!

Liz também havia trabalho na produção do filme, moldando algumas máscaras para a produção.

E mais: O velocímetro do carro indicada 66,6 km/h de velocidade na hora do acidente.

9 – DAMIEN NÃO QUIS SEGUIR CARREIRA DE ATOR

Harvey Spencer Stephens em "A Profecia" (1976)

Harvey Spencer Stephens (nosso “querido” Damien) nasceu na Inglaterra, em 12 de novembro de 1970. Com um rosto angelical e um olhar perturbador, estreou no filme “A Profecia” (1976), um dos filmes de terror mais bem sucedidos da década de 1970.

Harvey tinha apenas cinco anos de idade quando começou a atuar na produção, e roubou as cenas como o pequeno e diabólico Damien. Seus cabelos loiros foram pintados de preto para a produção.

O filme fez muito sucesso, e ele concorreu ao Globo de Ouro de Ator Revelação.

Mas após tantos acidentes terríveis na produção, os pais de Harvey não deixaram ele aparecer nas sequências do longa. Os novos filmes não foram bem sucedidos, e ao longo dos anos “A Profecia” ganhou status de filme amaldiçoado (e com razão!).

Harvey fez apenas mais um filme, “A Mente Selvagem” (1980). Após este trabalho Harvey disse aos pais que não queria mais atuar. Ele então voltou para a escola, e terminou seus estudos.

10 – NÃO ERA PARA DAMIEN SORRIR NO FINAL

Quando você fala de “A Profecia”, uma cena icônica vem na sua cabeça: O sorriso assustador que Damien lança para a câmera na última cena!

Mas o curioso é que o diretor não pediu que Harvey sorrisse, na verdade ele queria que o garoto ficasse bem sério.

Mas como o diretor demorou pra gritar “Corta”, o ator não segurou e sorriu olhando para a câmera.

O diretor amou a cena, pois ele afirmou que o garoto parecia estar rindo para o público e deixou que o filme terminasse desse jeito.

Cena final de "A Profecia" (1976)

“A Profecia” é um clássico do terror dos anos 70 que marcou a vida dos amantes da sétima arte!

E você? Também sente medo?

🍿 Luana Sabaini