🍿 12 curiosidades do filme "O PODEROSO CHEFÃO" que você não sabia!

“O Poderoso Chefão” (1972) é, sem dúvida alguma, um dos maiores clássicos da história do cinema.

Com um elenco magistral e uma direção impecável de Francis Ford Coppola, o filme conta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua superioridade nos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial. Mas uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado, e força os filhos Michael e Sonny a assumirem os negócios.

Com um orçamento de apenas 6,5 milhões, faturou incríveis 245 milhões de dólares e fez a carreira de atores consagrados, como o jovem (na época) Al Pacino.

Vamos conhecer 12 curiosidades dessa obra-prima:

1 – QUEM É O VERDADEIRO “CHEFÃO”?

Todo mundo acredita que o “chefão” do título (em português pelo menos, pois em inglês o filme se chama “The Godfather”, O Padrinho na tradução), seja Don Corleone, interpretado por Marlon Brando.

Mas muitos fãs apostam que não! Se pararmos para pensar, o filho dele, Michael, é quem é o verdadeiro chefão!

Pois foi Michael que exterminou todos aqueles que traziam problemas à sua família (incluindo um chefe de polícia corrupto), um traficante que tramou contra a vida de seu pai, todos os rivais mafiosos e até o seu cunhado traidor.

É muito mais se formos comparar ao velho Don, que teve uma série de problemas, via a filha sendo espancada pelo genro, perdeu o filho mais velho em um atentado, foi desafiado por outros mafiosos e acaba sendo morto com um tiro ainda no meio do filme.

2 – INSPIRAÇÕES EM MAFIOSOS DE VERDADE

"O Poderoso Chefão" é um filme baseado em várias histórias diferentes, comparadas às trajetórias de muitos mafiosos italianos que enriqueceram nos Estados Unidos.

Muitos fãs acreditam que, o personagem de Vito Corleone, por exemplo, foi inspirado em mais de um criminoso, como o siciliano Lucky Luciano, o chefe mais respeitado da "comissão" dos mafiosos, e Joe Bonanno, conhecido por sua calma e respeito às tradições.

3 – LARANJAS ASSASSINAS?

Uma detalhe bem curioso dos três filmes de "O Poderoso Chefão" é que, sempre que aparecem laranjas em uma cena, significa que alguém irá morrer ou uma tragédia acontecerá com aquele personagem.

Você já havia reparado nisso?

No primeiro filme da saga, ao menos três vezes isso ocorre: Primeiro: antes de o cineasta Jack Woltz acordar com a cabeça ensaguentada de seu cavalo em sua cama; Segundo: quando Vito Corleone é baleado e Terceiro: quando Vito Corleone sofre um infarto e morre enquanto brinca com o neto.

4 – TRAUMA REAL!

O ator John Marley, que interpreta um diretor de cinema, é ameaçado pelos Corleone.

Em uma cena inesquecível (para o ator também), o personagem acorda e vê a cabeça de seu cavalo predileto cortada e jogada em sua cama!

O grito de susto de Marley foi extremamente real na cena, isso porque o diretor decidiu usar uma cabeça de verdade na filmagem (oi???), bem diferente dos ensaios com cabeças falsas.

A cabeça do pobre animal foi obtida em uma fábrica de alimentos para cães.

Meu Deus!!!

5 – O GATINHO FAMOSO!

Outro animal que fez história, foi o gato que Vito Corleone acaricia no início do filme.

O bichano não estava no roteiro, mas quando Brando o viu, logo pegou o gatinho e o trouxe para a cena.

Um detalhe a mais!

6 – COPOLLA FEZ QUESTÃO DE MARLON BRANDO

Francis Ford Coppola acreditava que apenas dois atores no mundo poderiam interpretar Vito Corleone: Laurence Olivier e Marlon Brando.

Coppola chegava a chamar o segundo de "meu herói", para total desespero da Paramount, que acreditava (com muita razão) que o ator poderia causar problemas durante as filmagens.

7 – MARLON BRANDO NÃO DECORAVA SUAS FALAS

Como o estúdio havia previsto, Marlon Brando causou problemas demais no set de filmagem e simplesmente não decorava suas falas.

O ator teve a brilhante ideia de espalhar cartazes por todos os lados com o texto que deveria interpretar.

Se um personagem atuava de costas para as câmeras, o ator acabava servindo como encosto para sua “cola”!

Além disso, apesar do grande talento, ele era preguiçoso, excêntrico e pouco profissional.

8 – ALGODÕES NA BOCA

Marlon Brando colocava algodões nos cantos da boca para ficar com a aparência de um cachorro "buldogue".

Uma dentadura especial também era usada para dar mais veracidade para sua aparência.

9 – PALAVRAS QUE NÃO PODERIAM SER USADAS

Apesar de retratar o cotidiano de famílias mafiosas de Nova York, as palavras "máfia" e "Cosa Nostra" não são ditas durante todo filme.

Tudo isso porque uma entidade de direitos civis dos ítalo-americanos fez um acordo com o estúdio, pedindo para que os termos não fossem usados, pois poderia desonrar a imagem dos italianos.

O próprio Joseph Colombo, um notório mafioso da época, teve participação nesse acordo.

Joseph Colombo

10 – O VERDADEIRO MOMENTO EM QUE MICHAEL SE TORNA O SUCESSOR

Michael se torna o sucessor do poderoso Corleone, após uma breve conversa com Vito no pátio de casa.

Apesar disso, é possível dizer que ele só se torna de fato o verdadeiro "chefão" em uma das últimas cenas, quando batiza seu sobrinho, ao mesmo tempo em que todos os rivais da família são aniquilados a mando dele.

11 – AL PACINO BOCOITOU O OSCAR

Al Pacino foi indicado ao Oscar, mas ao invés de ficar super feliz, o jovem ator ficou revoltadíssimo: ele foi indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto Marlon Brando, que apareceu menos tempo em cena, foi indicado a Melhor Ator.

Al Pacino boicotou a cerimônia do Oscar em sinal de protesto.

12 – MARLON BRANDO NEM SEQUER FOI RECEBER SEU OSCAR

Enquanto Al Pacino bocoitava o Oscar, Marlon Brando, que ganhou a estatueta que Pacino tanto queria, também nem se deu o trabalho de aparecer na cerimônia.

O ator não foi buscar seu prêmio em protesto à forma como índios americanos eram tratados nos Estados Unidos, incluindo na TV e no cinema, sem papéis de destaque.

Brando enviou a índia ativista e atriz Sacheen Littlefeather para rejeitar oficialmente a estatueta e ainda ler um discurso na cerimônia.

Sacheen Littlefeather na cerimônia do Oscar em 1973

Foi um tremendo escândalo, e o que era pra ser um momento de destaque na carreira da atriz Sacheen, foi na verdade a sua ruína.

Ela foi massacrada pela mídia, enquanto Brando, que bocoitou seu próprio prêmio, só levou elogios.

“O Poderoso Chefão” é aquele tipo de filme que quanto mais você assiste, mais você aprecia.

E você? Também é fã da família Corleone?

🍿 Luana Sabaini