🍿 7 curiosidades do filme "OS VINGADORES" que você não sabia!

“Os Vingadores” de 2012 é sem dúvida um marco para o cinema de super-heróis do mundo.

Todo fã diz que existe o cinema antes e depois desse filme, pois foi depois dele que a Marvel conseguiu estabelecer seu Universo Compartilhado (ato que até hoje nenhuma empresa conseguiu repetir, e olha que muitas tentaram) e trazer heróis que ninguém (tirando os nerds que possuem coleções de quadrinhos) conheciam, como Homem de Ferro ou Viúva Negra.

O filme teve um orçamento de 220 milhões e fez uma bilheteria de incríveis 1,5 bilhão de dólares!

Vamos conhecer 7 curiosidades desse filme que fez história:

1 – O FILME TERIA MAIS DE TRÊS HORAS

O Sentinela da Liberdade parece ser quem mais sofreu com cortes no filme.

De acordo com Joss Whedon, diretor do longa, o filme teria inicialmente mais de três horas de duração, e boa parte da trama serviria para mostrar o Capitão América se ajustando ao presente, após anos congelado durante o final de “Capitão América: O Primeiro Vingador” de 2011.

Mais de trinta minutos foram removidos desse enredo, e boa parte encontra-se no Blu-Ray do filme, incluindo um começo alternativo que mostraria a agente Maria Hill sendo interrogada após a Batalha de Manhattan.

2 – DIRETOR FEZ QUESTÃO DE MARK RUFFALO PARA HULK

No filme “O Incrível Hulk” de 2008 (filme que eu particularmente odeio), a Marvel já queria Mark Ruffalo para interpretar o herói verde, mas o estúdio optou por Edward Norton, que se provou uma pedra no sapato para a equipe durante as gravações do filme, por fazer constantes mudanças no roteiro e ter tretas com o diretor do filme, Louis Leterrier.

Sabendo que a situação não poderia continuar desse jeito, Joss Whedon acabou escalando o próprio Ruffalo para interpretar o Hulk em “Os Vingadores” de 2013, embora tenham rumores de que Joaquin Phoenix estava em negociações para interpretar o personagem.

3 – O CARISMA ÚNICO DE LOKI

Apresentado como antagonista principal de Thor, Loki foi escolhido para bancar o vilão da continuação, devido ao carisma único de Tom Hiddleston - bem como a ligação do Deus da Trapaça com a formação dos Vingadores, nos quadrinhos.

Mas como Loki sozinho não era o suficiente para conduzir a importância da trama, a Marvel Studios também optou por inserir os Chitauri, uma raça alienígena nascida no Universo Ultimate, mais conhecidos como Skrulls.

Embora muitos achassem que isso significava a presença da raça no filme, Joss Whedon se negou, dizendo que era "cedo demais" para inserir uma raça inteira capaz de mudar sua forma física.

4 – VÁRIAS TROCAS DE HERÓIS

Joss Whedon queria trazer a versão original da equipe para os cinemas, inserindo o Homem-Formiga e a Vespa logo no primeiro filme. A única pessoa "de fora" da equipe original seria o Capitão América.

Homem Formiga e a Vespa

Mas a Marvel não topou inserir o Homem-Formiga antes que ele próprio ganhasse seu filme solo - o que só aconteceu três anos depois.

A Vespa ainda ficou no roteiro original, mas por pouco tempo, pois não faria sentido introduzi-la sem o Homem-Formiga, então ela acabou sendo substituída pela Viúva Negra, que já havia sido estabelecida em “Homem de Ferro 2” de 2010.

Além dela, entrou para a trama o Gavião Arqueiro, que tinha feito apenas uma breve participação no filme solo do “Thor” de 2011.

5 – RECLAMOU DO PRÓPRIO PERSONAGEM

O Gavião Arqueiro pode ser uma peça importante para o primeiro filme da equipe, mas nem todos os fãs ficaram satisfeitos com sua apresentação, e certamente o próprio Jeremy Renner, que interpreta o herói nos cinemas, foi um deles.

Nós conheceríamos bastante do passado do personagem, mas isso teve que ser cortado para que o filme não ficasse muito longo.

Além disso, o próprio ator reclamou do fato que o Gavião Arqueiro passa quase a metade do filme ao lado do vilão, e não tem tanta interação com outros heróis além da Viúva Negra e de Nick Fury.

Isso fez com que Joss Whedon inserisse mais tramas para o personagem na continuação, onde descobrimos toda a vida secreta do herói.

6 – THANOS

O filme marca a primeira participação de Thanos em todo o Universo Cinematográfico da Marvel.

Em “Vingadores Ultimato” de 2019 o vilão é interpretado graças à captura de movimentos e pelo ator Josh Brolin, mas na época, quem viveu o antagonista foi o ator e dublê Damion Poitier. No filme, ele foi criado principalmente com próteses e maquiagem, devido à sua breve aparição.

A ideia de inserir o vilão no filme veio do próprio diretor Joss Whedon, já que a franquia estava começando a lidar com as Joias do Infinito e ele considerava o Titã Louco a maior ameaça a ser enfrentada pelos Vingadores.

7 – STAN LEE APARECERIA DUAS VEZES

Muita coisa gravada para o filme foi deixada de fora e isso é muito comum em Hollywood.

Um exemplo disso está na participação especial de Stan Lee, o famoso criador de quadrinhos da Marvel Comics, que adora aparecer em filmes de super-heróis da editora.

O lendário quadrinista teria não apenas uma, mas duas cenas nas quais apareceria no filme.

A que vemos no cinema é justamente dele em uma televisão, falando alguma frase irônica sobre a existência de super-heróis em Nova York.

Mas ele deveria aparecer bem antes, em uma cena com o Capitão América, no qual ele dá alguns conselhos amorosos para Steve Rogers, enquanto o soldado flerta com uma garçonete em um restaurante.

“Os Vingadores” é realmente um marco e querido por muitos fãs da Marvel e seus heróis.

E você? Também adora este filmaço?

🍿 Luana Sabaini