🍿 10 curiosidades do filme "O CHAMADO" que você não sabia!

“O Chamado” é um filme de terror/suspense que aterrorizou os amantes de cinema no início dos anos 2000.

O filme conta a história da jornalista Rachel Keller (Naomi Watts), que decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

O mais aterrorizante do filme é que você também assiste à fita, fazendo com que a curiosidade de ver como a protagonista se salva fique cada vez maior.

Mas você sabia que nem sempre foi Naomi Watts a primeira opção para interpretar Rachel? Antes dela, outras atrizes foram consideradas, entre elas Jennifer Connelly, Gwyneth Paltrow e Kate Beckinsale e todas recusaram o papel.

O filme foi um marco do cinema e ganhou mais duas continuações, uma em 2005 que não é tão legal, mas pelo menos não foge muito do conceito do original, e um terceiro filme em 2017, que esse sim é uma ofensa.

No terceiro filme o conceito de ser uma fita antiga e jogada some, pois eles conseguem colocar o vídeo amaldiçoado nos celulares de várias pessoas. O filme começa com várias pessoas morrendo ao assistir o vídeo em telas nas cadeiras de um avião.

Agora uma pergunta eu faço: se no primeiro filme vc se salvava quando fazia uma cópia, qual é a dificuldade de se salvar no terceiro filme? É só mandar o vídeo da Samara por whatsapp pros amigos e pronto... vc está salvo!

O terceiro filme conseguiu se pagar, mas foi um fracasso de bilheteria se comparado ao primeiro.

Enquanto o original fez mais de 250 milhões de bilheteria, este não conseguiu fazer nem 84 milhões, decepcionando os fãs da franquia.

Vamos ver 10 curiosidades do primeiro filme de 2002:

1 – OS DIREITOS FORAM COMPRADOS POR APENAS 1 MILHÃO DE DÓLARES

O filme japonês “Ringu” foi lançado em 1998, tendo sido baseado em um livro de Kôji Suzuki de 1991.

Cerca de três anos depois, em 2001, o produtor-executivo Roy Lee assistiu à produção e repassou a Mark Sourian, dos estúdios Dreamworks, que imediatamente adquiriu os direitos de adaptação para o mercado norte-americano por apenas 1 milhão de dólares.

O filme custou ao todo 48 milhões e arrecadou incríveis 250 milhões, raro para um filme de terror.

2 – O DIRETOR ASSISTIU O FILME EM UMA FITA VHS VELHA

Gore Verbinski, diretor do filme americano, assistiu o filme original em uma cópia em fita VHS com qualidade bastante baixa.

Levando em conta que a trama principal do filme gira em torno de uma fita VHS amaldiçoada, o clima criado foi ainda mais assustador.

3 – MUITAS DIFERENÇAS DA VERSÃO ORIGINAL COM A VERSÃO AMERICANA

"Ringu" (1998), versão original japonesa de "O Chamado" (2002)

O diretor Gore Verbinski acredita que 50% da produção original tenha sido alterada, deixando apenas a premissa básica da Samara e seus sete dias para buscar as vítimas.

4 – A CHUVA SEM PARAR NO FILME É REAL

O clima de suspense de “O Chamado” foi aumentado com as chuvas e o tempo nublado que dominaram as filmagens do longa-metragem, que ocorreram no estado norte-americano de Washington.

Ou seja, toda a chuva do filme é real e trouxe um ar mais misterioso para o longa.

5 – A “RIVALIDADE” DOS ATORES PRINCIPAIS

Naomi Watts e Martin Henderson

Sabe aquela guerrinha que existe entre o Brasil e a Argentina no futebol? Algo parecido ocorre entre a Austrália e a Nova Zelândia.

Isso ajudou a descontrair o clima das filmagens de “O Chamado”, já que Naomi Watts e Martin Henderson são, respectivamente, australiana e neozelandês.

Como no filme eles interpretam um casal separado, a rivalidade entre eles era “necessária”.

6 – NÃO HÁ SOMBRAS NO FILME

Choveu de verdade quase o tempo todo durante as filmagens.

Por conta disso, o diretor de fotografia Bojan Bazelli trabalhou para que nenhuma sombra dos atores aparecesse nas telas, para aumentar a sensação de isolamento dos personagens.

7 – CÍRCULO ESTÁ EM TODO LUGAR

A equipe de produção de “O Chamado”, que originalmente se chama “The Ring”, ou “O Anel” (mas também pode ser traduzido como “A Ligação”), pensou em inserir anéis e círculos em praticamente todas as cenas, como mensagens subliminares.

Você pode vê-los em padrões nos carpetes e nas paredes, nas gavetas da cozinha, na roupa do médico, no número do apartamento de Rachel e por aí vai.

8 – ATOR FAMOSO CORTADO DO FILME

Na primeira montagem do filme, o ator Chris Cooper, que já ganhou um Oscar, interpretava um assassino de crianças que aparecia em apenas duas cenas: no começo do filme e no final, recebendo a fita amaldiçoada.

É normal que a produção do filme faça chamadas “exibições-testes” antes do filme entrar nas salas de cinemas, com um público escolhido. E nessas exibições, as pessoas reclamaram da presença do ator em apenas duas cenas. Por conta disso, a produtora resolveu cortá-lo totalmente do filme.

Chris Cooper

9 – O FAROL REALMENTE EXISTE

O farol Moesko do longa-metragem realmente existe e se chama, na verdade, Yaquina Head.

Ele está localizado na foz do rio Yaquina, no estado norte-americano do Oregon.

10 – ATÉ SAMARA FICOU ASSUSTADA

Se você ficou com medo da Samara quando assistiu a “O Chamado”, saiba que você não foi o único.

Até mesmo a própria atriz que a interpretou, Daveigh Chase, ficou assustada quando se viu nas telonas – ela tinha 12 anos no lançamento do filme.

“O Chamado” marcou muitas pessoas que assistiram no cinema.

Eu me lembro de ficar semanas com medo de atender o telefone e escutar a voz de Samara: “Seven Days!”

E você? Também ficou aterrorizado?

🍿 Luana Sabaini