🍿 10 curiosidades do filme "LARANJA MECÂNICA" que você não sabia!

“Laranja Mecânica” de 1971 é aquele tipo de filme que nos marca pra sempre. Ele pega você de surpresa em vários momentos, e você se vê mudando de sentimentos por vários personagens ao longo do filme.

No início você sente nojo do protagonista, logo depois você quer acompanhar sua jornada com muita atenção, para no final, você sentir ódio, por ele não pagar nada pelo que ele fez. E mais: além de não pagar por nada, ele é recompensado por seus atos terríveis.

Isso nos faz pensar no mundo real: quantas pessoas realmente pagam pelos crimes que cometeram?

Um dos filmes com maior bilheteria de 1971, seu ano de estreia, "Laranja Mecânica" atravessou gerações e conquista fãs até hoje.

Baseado no livro homônimo de Anthony Burgess e dirigido pelo excelente Stanley Kubrick, o filme gerou polêmica e comoção ao ser lançado.

Vamos conferir 10 curiosidades sobre esta obra icônica da sétima arte:

1 – A CENSURA PROIBIU O FILME EM VÁRIOS PAÍSES

Ao contrário do que muitos acham, Laranja Mecânica nunca foi banido no Reino Unido.

Originalmente, o filme recebeu censura “X” no país em 1971. Mas em 1973, o próprio diretor, Stanley Kubrick, encerrou a distribuição do filme, removendo-o do mercado.

Um dos motivos que o levou a retirar o filme de circulação foi a enorme quantidade de ameaças de morte que ele e a família receberam após o lançamento.

Nos anos 80 e 90, em um mundo sem internet e facilidades que temos hoje em dia, quem quisesse assistir ao longa, tinha que comprar em lojas de outros países, como a França.

O filme só foi relançado no Reino Unido em 2000, quase 30 anos depois, após a morte de Kubrick, e recebeu censura de 18 anos.

No Brasil, o filme ficou na lista de obras proibidas pela censura.

Para assistir ao longa era preciso ir a países vizinhos, como o Uruguai.

Anos mais tarde, o filme foi exibido com tarjas pretas nas cenas de nudez, com censura 18 anos.

Claro que hoje em dia, você consegue ver o filme sem nenhuma censura.

2 – UMA BANDA DE ROCK NO FILME?

Anthony Burgess, autor do livro homônimo ao qual o filme foi baseado, inicialmente vendeu os direitos do filme para, acreditem se quiser, Mick Jagger!

The Rolling Stones

E por apenas 500 míseros dólares.

A ideia do cantor era que sua banda, The Rolling Stones, atuasse como os droogs, mas logo depois ele revendeu os direitos por um valor muito mais alto.

3 – CANTANDO NA CHUVA

A cena em que Alex DeLarge canta a famosa “Singin' in the Rain” enquanto ataca o escritor e violenta sexualmente sua esposa, não estava no roteiro.

Stanley Kubrick passou quatro dias fazendo testes e ensaios com essa cena. Finalmente, ele abordou Malcolm McDowell, ator protagonista do longa, e perguntou se ele sabia dançar.

Quando tentaram a cena novamente, McDowell estava dançando e cantando a única música que ele lembrava.

A cena agradou a Kubrick e ele teve que comprar os direitos de “Singing in the Rain”, depois da cena pronta e aprovada, por 10 mil dólares.

McDowell conheceu Gene Kelly, cantor de “Singin' in the Rain”, e protagonista do clássico “Cantando na Chuva” (1952) anos depois.

Durante esse encontro, Kelly o ignorou e foi embora enojado. Ele ficou extremamente chateado pelo jeito como sua música icônica havia sido retratada em "Laranja Mecânica".

Gene Kelly no filme "Cantando na Chuva" (1952)

4 – A COBRA BASIL

A cobra Basil, foi introduzida no longa por Stanley Kubrick, quando ele descobriu que o ator Malcolm McDowell, tinha medo de répteis.

A intenção do diretor era fazer o personagem de McDowell parecer mais intimidador e claro, era uma piada interna.

5 – O FILME QUASE TEVE 4 HORAS DE DURAÇÃO

O primeiro corte feito pelo diretor Stanley Kubrick tinha quatro horas.

O ator Malcolm McDowell e o diretor Stanley Kubrick

Depois disso, ele resolveu contratar diversos editores assistentes e chegou aos seus 136 minutos finais.

Todo o material não usado no filme foi, infelizmente, destruído por Kubrick e seu assistente.

Poxa, por que isso Kubrick?

6 – O IDIOMA NADSAT

O idioma falado por Alex e seus droogs, Nadsat, foi inventada pelo autor do livro, Anthony Burgess, e é uma mistura de inglês, russo e gírias.

Inicialmente, Kubrick ficou com medo de que tivessem usado muito da língua e o filme se tornasse inacessível.

A edição original do livro sofreu críticas similares, e um glossário (que é um dicionário de palavras de sentido obscuro ou pouco conhecido) da língua Nadsat, foi adicionado em edições seguintes.

7 – MUITAS REGRAVAÇÕES

A cena final foi feita após 74 takes.

O diretor Stanley Kubrick era conhecido por fazer seus atores gravarem repetidas vezes a mesma fala, até que ele achasse perfeita.

Ele também fez isso em “O Iluminado” (1980), quando fez os atores principais repetirem a mesma cena mais de 100 vezes!

“O Iluminado” (1980)

8 – CENA ACELERADA

De acordo com McDowell, em comentário no DVD lançado em 2007, a cena acelerada de sexo foi originalmente filmada em apenas um take, que durou 28 minutos.

9 – A CENA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

A cena da violência sexual foi uma das mais difíceis, especialmente por que a atriz que, inicialmente tinha sido escolhida, largou o projeto por conta da pressão.

Quem conseguiu o papel então foi a atriz Adrienne Corri.

E antes de gravar a cena, a atriz foi até McDowell, o ator que gravaria a cena com ela, e disse: “Bom, Malcolm, hoje você vai descobrir que eu realmente sou ruiva”.

10 – O ATOR FICOU CEGO POR UM TEMPO DURANTE AS FILMAGENS

Durante as cenas em que Alex, personagem de McDowell, é submetido ao tratamento Ludovico, os olhos do ator estavam anestesiados para que ele conseguisse gravar por longos períodos de tempo sem sentir muito desconforto.

Mas mesmo assim, as suas córneas foram arranhadas repetidas vezes pelos pequenos ganchos e o ator ficou sem enxergar por um tempo.

“Laranja Mecânica” é um dos filmes mais clássicos e perturbadores da história do cinema.

Ninguém está realmente preparado para assistir suas cenas grotescas, mas mesmo assim, sua bilheteria foi monstruosa, arrecadando 114 milhões de dólares, de um orçamento de apenas 3 milhões.

E você? Também ficou perturbado assistindo esse filme?

🍿 Luana Sabaini