🍿 10 curiosidades do filme "KARATÊ KID – A HORA DA VERDADE" que você não sabia!

“Karatê Kid - A Hora da Verdade” é sem dúvidas um dos maiores clássicos do cinema.

Um filme extremamente divertido, que fala sobre superação, romance, amizade e relação entre um pai e filho, mesmo que não seja de sangue.

Quem não tinha uma queda pelo Daniel na época atire a primeira pedra! Quem nunca quis fazer uma aula de caratê depois do filme, com certeza tá mentindo!

Vamos ver 10 curiosidades desse clássico absoluto:

1 – A ESCOLHA DE RALH MACCHIO

Antes de Ralph Macchio ser escalado como Daniel LaRusso, o produtor Jerry Weintraub ofereceu o papel Sean Penn e Charlie Sheen, mas ninguém sabe ao certo porque eles recusaram.

Além disso, o filho de Clint Eastwood, Kyle Eastwood, fez um teste para o papel.

Quando o filho do herói do velho oeste não conseguiu o papel, Clint Eastwood proibiu todos os produtos da Coca-Cola de aparecerem em seus filmes, já que na época a Coca-Cola era dona da distribuidora de Karate Kid, a Columbia Pictures.

E aliás, acredite ou não, Ralph Macchio já tinha 22 anos quando interpretou Daniel LaRusso, um garoto de 15.

Uau!!!

2 – SENHOR MIYAGI QUASE FOI MAIS SÉRIO

Antes de escalar Pat Morita para o papel de Miyagi, dois outros venerados atores japoneses estavam sendo considerados: Toshiro Mifune, astro de vários filmes de Akira Kurosawa, fez uma ótima audição como Senhor Miyagi, mas ele foi considerado um pouco sério demais para o papel.

Mais tarde, o ator japonês Mako Iwamatsu fez o teste, mas ele já estava comprometido em fazer “Conan, o Bárbaro” de 1982 com o incrível Arnold Schwarzenegger.

Embora os produtores ainda fossem contrários à ideia de escalar um comediante para o papel, Pat Morita acabou fazendo um ótimo teste e ganhando o trabalho.

3 – JOHNNY ERA VALENTÃO NA VIDA REAL

William Zabka, o valentão Johnny Lawrence, conseguiu o papel graças um método extremo de atuação.

Quando estava tentando o papel pela primeira vez, Zabka ficou tão dentro do personagem que acabou agarrando o diretor John G. Avildsen pela camisa, o que não é uma ideia muito inteligente quando você está tentando impressionar o diretor.

Mas, neste caso, parece que a ousadia de Zabka valeu a pena porque ele foi chamado de volta para vários outros testes.

Durante uma dessas audições, Zabka ficou um pouco empolgado demais em mostrar suas habilidades nas artes marciais e acabou abrindo um buraco na parede!

Claro que toda essa dedicação valeu a pena, e Zabka deu vida a Johnny Lawrence, um dos mais icônicos antagonistas dos anos 80.

4 – KREESE FICOU PISTOLA COM O DIRETOR

De acordo com o ator Martin Kove, ele recebeu uma ligação do diretor John G. Avildsen informando que eles queriam que ele fizesse um teste para Kreese, mas que ainda precisava esperar. Kove queria tanto o papel que recusou outros projetos para ficar livre para o teste.

Mas quando a “espera” demorou muitas semanas, Kove foi ficando irritado conforme continuava a recusar outros papéis (imagina a aflição!).

Finalmente, quando Avildsen chamou Kove para uma audição, o ator estava tão irritado com o diretor que direcionou toda essa raiva para uma audição intensa.

No final das contas, essa intensidade deu a ele o papel.

5 – KARATÊ KID É DA DC?

Karate Kid era o nome de um personagem da “Legião dos Super-Heróis”, uma equipe dos quadrinhos da DC, e portanto a empresa era proprietária do nome.

Mas felizmente a DC deu permissão especial para o título a ser usado pelo filme. Um agradecimento especial à DC aparece nos créditos finais.

Isso pode ter confundindo muita gente, pois muitos fãs falavam com convicção que “Karate Kid é da DC”, o que sabemos agora que não é verdade.

6 – O ÁRBITRO

O árbitro do torneio no final do filme é interpretado pelo artista marcial da vida real Pat E. Johnson. Além de ser um especialista em caratê, Johnson foi ex-aluno do incrível e único Chuck Norris!

Além de aparecer na tela, Johnson também serviu como o principal consultor de luta e coreógrafo de combate para a produção do filme.

Havia rumores de que o papel do sensei do Cobra Kai, John Kreese, havia sido oferecido a Chuck Norris, mas o ator afirma que isso é apenas um mito.

Será?

7 – A CENA DO OSCAR

Antes do lançamento do filme, os executivos do estúdio Columbia queriam que Avildsen cortasse a cena em que um Sr. Miyagi bêbado lamenta a morte de sua esposa no aniversário de casamento.

Avildsen não ouviu e chegou a brigar com o estúdio para que a cena se mantivesse no longa.

Avildsen disse mais tarde em uma entrevista que a cena emocionante é o que finalmente rendeu a Pat Morita uma indicação ao Oscar por seu papel como Senhor Miyagi.

O próprio Morita sempre se referiu a essa cena como “a minha cena da indicação ao Oscar”.

8 – ROCKY BALBOA

Uma das cenas mais memoráveis do filme ocorre quando a canção de Joe Esposito, “You’re The Best“, toca junto com a montagem do torneio de caratê.

No entanto, a música foi escrita para outro filme: “Rocky III” de 1982.

Mas os produtores de “Rocky III” recusaram a música em favor da agora icônica “Eye of the Tiger” do Survivor.

“Rocky III” (1982)

As duas franquias de filmes também compartilham outra conexão – o diretor John G. Avildsen também dirigiu o primeiro Rocky.

9 – O CARRO CLÁSSICO DE DANIEL

O clássico carro amarelo que o Senhor Miyagi dá a Daniel-San em seu aniversário de 16 anos é um Ford Super Deluxe 1948 (um sonho pra todo adolescente que viu esse filmaço na época!).

Ralph Macchio revelou em uma entrevista que, assim que a produção foi encerrada, o produtor Jerry Weintraub deu a ele o carro para guardar como uma lembrança e um símbolo de gratidão.

Ralph Macchio ainda possui o veículo até hoje e até concordou em permitir que ele fosse reutilizado na série “Cobra Kai”, que está na plataforma da Netflix.

10 – O GOLPE FINAL FOI ILEGAL?

Nas competições de caratê da vida real, a segurança é uma prioridade. Portanto, técnicas e golpes que usem a força total de um lutador não são permitidos.

Sempre teve um debate entre os fãs a respeito do Chute da Garça, a técnica que Daniel LaRusso usa no final do filme para derrotar Johnny Lawrence.

O Chute do Garça usa toda a força da parte inferior do corpo do lutador. Isso pode ser mortal.

Em uma competição na vida real, LaRusso teria sido desclassificado e Johnny Lawrence teria vencido.

Se “Karatê Kid” fosse baseado em uma história real, seu final seria bem trágico.

“Karatê Kid” é um clássico absoluto entre os jovens dos anos 80 e 90 e continua conquistando várias gerações.

E você? Sempre quis fazer aulas de caratê depois de assistir ao filme?

🍿 Luana Sabaini