🍿 10 curiosidades do filme "HORA DO PESADELO - PARTE 1" que você não sabia!

“A Hora do Pesadelo” de 1984, nos apresenta um dos maiores vilões da história do cinema: Freddy Krueger!

Em filmes de terror, principalmente em filmes trash dos anos 80, era comum ter um assassino a solta, como Jason, Michael Myers, ou até um boneco, como Chucky.

Mas no caso de Freddy, ele te atacava em seus sonhos. Ou seja: Para a pobre alma que iria assistir o filme no cinema, e queria chegar em casa e dormir um pouco para esquecer, era quase impossível: Como tentar dormir se o vilão te aterroriza justamente em seus pesadelos?

A ideia foi muito “fora da caixa”, e Wes Craven, diretor do filme e criador do personagem, teve essa ideia depois de ler notícias sobre assassinatos em um jornal. Nessas matérias, as vítimas, antes de morrer, relataram terem tido pesadelos. Outra curiosidade é que todas haviam morrido enquanto dormiam.

Craven disse que também teve seu roteiro negado em vários estúdios, como a Disney (Já imaginou um Freddy da Disney?), que queria um filme para toda família, o que Craven recusou na hora.

Depois de apenas 30 dias de gravação e com um orçamento de 1,8 milhão de dólares, “A Hora do Pesadelo” estreou nos cinemas em 1984 e foi um grande sucesso, arrecadando mais de 25 milhões e fazendo fãs em todo o mundo!

Vamos ver mais curiosidades sobre esse filme icônico:

1 – FREDDY KRUEGER SERIA BEM DIFERENTE

Freddy Krueger foi criado para ser mais um serial killer silencioso, no estilo de Jason Voorhess e Michael Myers.

A ideia original do personagem era muito repugnante, tinha os dentes sobressaídos da mandíbula, saía pus da cabeça quando se queixava de dor e parte de seu crânio era visível através da cabeça.

David B. Miller, maquiador do filme na época, afirmou que seria muito complicado maquiar um ator dessa forma, e utilizando uma marionete seria difícil gravar com atores reais. Então aquelas ideias acabaram sendo modificadas.

2 – O FILME QUASE NÃO FOI FINALIZADO

Quando as filmagens estavam em sua metade, a New Line Cinema, produtora do filme, teve o contrato de distribuição do filme rompido.

Sem dinheiro, o estúdio ficou duas semanas sem o elenco e a equipe de produção, até um novo acordo de distribuição ser fechado.

Durante este período, as filmagens ocorreram normalmente, com nenhum integrante tendo abandonado a produção.

No final, o sucesso de “A Hora do Pesadelo” nos cinemas evitou a falência da New Line Cinema.

3 – A PREPARAÇÃO PARA O PERSONAGEM

Robert Englund

O ator Robert Englund passava cerca de quatro horas diárias sentado numa cadeira enquanto era preparado por diversos maquiadores.

A maquiagem completa era realizada com 11 peças separadas aplicadas ao rosto e colo de Englund e o acabamento precisava ser minucioso para parecer real e ainda mais assustador.

Outro acessório importante de Freddy são as roupas: as cores clássicas da camisa são cientificamente assustadoras.

A revista americana Scientific American revelou que o olho humano tem dificuldade em reconhecer esses tons de verde e vermelho quando colocados lado a lado e Wes Craven desenhou a clássica camisa após ler essa reportagem.

4 – FOI A ESTREIA DE JOHNNY DEPP NO CINEMA

Johnny Depp

Durante a procura pelo elenco, o jovem Johnny Depp, com apenas 21 anos, e outro ator disputaram o papel para interpretar Glen.

O diretor Wes Craven, então, perguntou para sua filha adolescente qual ator ele deveria escolher para interpretar o galã — ela escolheu Depp.

5 – ROBERT ENGLAND SE INSPIROU UM OUTRA LENDA PARA CRIAR O PERSONAGEM

O ator Robert England, que deu vida ao Freddy Krueger, se inspirou em outra lenda do terror chamado Klaus Kinski, que no remake de 1979, foi Nosferatu, no filme de mesmo nome, e no trabalho do ator James Cagney.

Nosferatu

6 – A RUA E A CASA SÃO REAIS

A rua Elm Street existe e foi onde o Presidente dos EUA, John F. Kennedy, foi assassinado em 1963 com um tiro na cabeça.

A casa usada nas gravações existe até hoje e foi vendida por US$ 1,5 milhão de dólares.

7 – PARCERIA COM O DIRETOR DE “SEXTA-FEIRA 13”

Sean S. Cunningham, diretor de "Sexta-Feira 13" de 1980

Wes Craven ajudou o diretor Sean S. Cunningham a filmar algumas cenas de “Sexta-Feira 13” em 1980, por isso, perto do final do filme “A Hora do Pesadelo”, Craven deixou que Cunningham dirigisse uma cena sem diálogos.

8 – KRUEGER SERIA AINDA MAIS CRUEL

Freddy Krueger era para ser um personagem abusador de menores, mas Craven decidiu transformá-lo em um assassino de crianças, pois na época da produção do filme, ocorreram uma série de casos de abuso sexual na Califórnia, que foram muito divulgados e causaram comoção na população.

Isso poderia polemizar e prejudicar a trama do filme.

9 – WES CRAVEN NÃO CONCORDOU COM TUDO

Wes Craven, diretor de "A Hora do Pesadelo" de 1984

Wes Craven não queria que o filme virasse uma franquia, mas foi um sucesso tão enorme que Freddy teve 6 filmes e mais um crossover com Jason, no filme “Freddy vc Jason” de 2003.

E uma coisa que Craven sempre dizia era que não havia gostado do final do filme.

10 – KRUEGER CAUSOU INFARTO EM UM HOMEM... NA VIDA REAL!

Segundo uma entrevista com Robert Englund, ele disse que no meio da filmagem, foi com Johnny Depp a um restaurante.

Robert estava maquiado e vestido como o personagem, exceto pelas garras.

Quando o funcionário foi atender os atores, Robert virou seu rosto e o funcionário teve um infarto.

Desde então, ele nunca voltou a comer em um restaurante em meio a filmagem (Ufa!).

Freddy Krueger é um personagem icônico e inesquecícel.

Um vilão diferente e que assombra os fãs de terror pelo mundo desde os anos 80.

E você? Também sente medo do Freddy?

🍿 Luana Sabaini