🍿 10 curiosidades do filme "A HISTÓRIA SEM FIM" que você não sabia!

“A História sem Fim” é um clássico dos anos 80 que marcou a infância de crianças pelo mundo todo.

Ele conta a história do garoto Bastian, que encontra um livro que fala sobre uma terra chamada Fantasia, um lugar onde a escuridão destrói tudo. Este lugar Fantasia aguarda pela salvação, que virá de um humano exatamente igual a ele.

Mas você sabia que o autor do livro não queria uma adaptação para um filme? Que o filme é Alemão e não Americano? Ou que na época em que ele estreou nos cinemas foi um fracasso de bilheteria nos EUA?

Vamos ver essas e mais outras curiosidades desse clássico absoluto:

1 – O AUTOR DO LIVRO NÃO QUERIA QUE O FILME FOSSE FEITO

“A História sem Fim” é baseado na obra de Michael Ende, publicado em setembro de 1979, que tem uma característica interessante na narração: cada capítulo inicia com uma letra diferente do alfabeto, de A a Z.

Ao contrário do que se pensa, o autor não aprovou a adaptação de sua obra para o cinema e recusou ter seu nome nos créditos.

Ele pediu aos produtores que alterassem o título do filme e, como não foi atendido, abriu uma ação contra o estúdio, mas perdeu a causa.

2 – O LIVRO GANHOU UMA EDIÇÃO ESPECIAL ILUSTRADA

Best-seller mundial e clássico da literatura, o livro ganhou uma edição especial ilustrada – a primeira que utiliza imagens coloridas, pintadas pelo artista Sebastian Meschenmoser.

O formato é maior que o original para melhor apreciação das 50 pinturas a óleo do artista, além de mais de 100 ilustrações presentes no livro.

3 – O FILME MAIS CARO DA ALEMANHA

O filme foi a produção mais cara da Alemanha na época. Não apenas isso: foi o filme mais caro produzido fora dos Estados Unidos e União Soviética (atual Rússia).

Mas com certeza ninguém se arrependeu do investimento, pois custou 27 milhões de dólares e arrecadou mais de 100 milhões mundialmente!

O sucesso garantiu a criação do parque de diversões Bavaria Filmstadt, na Alemanha (semelhante à Universal Studios, nos EUA) onde possui vários itens relacionados ao filme e até mesmo “voar” nas costas de Falcor, o dragão da história.

4 – FRACASSO DE BILHETERIA NOS EUA

Na época o filme foi um grande sucesso na Alemanha, mas nos EUA foi um tremendo fracasso de bilheteria, ficando em 5º. lugar na semana de estreia e perdendo várias posições nas semanas seguintes.

Por incrível que pareça, outro facasso foi a maravilhosa música tema do filme, Never Ending Story, interpretada por Limahl.

Ela só se tornou famosa um ano após o lançamento do filme, quando chegou em VHS nas locadoras e depois das transmissões na TV aberta.

5 – TEVE MAIS DUAS CONTINUAÇÕES

A história cobre apenas a primeira metade do livro escrito por Michael Ende. A segunda metade foi apresentada na sequência, "A História sem Fim II – O Próximo Capítulo" (1990).

"A História sem Fim II – O Próximo Capítulo" (1990)

A continuação deveria ser filmada no ano seguinte do primeiro filme, mas o processo movido pelo autor atrasou em seis anos a produção.

Talvez você não saiba (eu também não sabia) que existe uma terceira parte – "A História Sem Fim III" (1994) – que é praticamente esquecido e nem foi lançado em DVD no Brasil.

"A História Sem Fim III" (1994)

Cada continuação ganhou novos atores nos papéis principais: Bastian é interpretado por Jonathan Brandis (que morreu muito jovem em 2003) na segunda parte e Jason James Richter na terceira.

O mesmo acontece com a Imperatriz e Atreyu (que não aparece na parte III).

6 – A DUBLAGEM BRASILEIRA

O ator Alan Oppenheimer dublou personagens em “A História sem Fim”, mas também emprestou sua voz para “He-Man”, “Rambo”,” Superman” e o clássico dos clássicos: “O Mágico de Oz”!

Ele fazia as vozes do Esqueleto, Pacato e Mentor em “He-Man e Os Defensores do Universo” (1983-1985), foi o Coronel Trautman na animação de “Rambo” (1986), fez o pai do “Superman”, Jonathan Kent, na animação produzida pelos estúdios Ruby-Spears (1988) e foi o próprio Mago, na série animada “O Mágico de Oz” (1990).

Em “A História sem Fim”, Oppenheimer dublou três personagens: Falkor, o dragão, o simpático Come-Pedra e o macabro Gmork.

7 – ATREYU SERIA VERDE

Atreyu

O personagem Atreyu deveria ser verde, como no livro. No entanto, seu intérprete achou que ficou “parecendo um fungo” e preferiram deixá-lo ao natural.

8 – SUPERGIRL ATRAPALHOU SUA ESTREIA NOS CINEMAS AMERICANOS

“A História sem Fim” deveria ter estreado no final do ano, nos Estados Unidos. No entanto, quando a Warner Bros. divulgou o lançamento de “Supergirl”, que era o principal lançamento naquele ano, o estúdio antecipou a estreia para não perder público.

"Supergirl" (1984)

9 – O FILME RENDEU UMA SÉRIE ANIMADA

Pouca gente se lembra, mas o filme rendeu uma série animada entre 1995 e 1996, com 26 episódios.

A série mostrava Bastian voltando a Fantasia para ajudar a Imperatriz a combater o Nada, que voltou para ameaçar o reino.

Além dos personagens memoráveis Atreyu, Come-Pedra, Falkor, Urgl e Morla, a tartaruga gigante, o garoto encontra novas criaturas e ganha novos amigos.

10 – O ATOR PRINCIPAL QUASE MORREU DURANTE AS FILMAGENS

O ator Noah Hathaway, intérprete do guerreiro Atreyu, sofreu muito durante as filmagens.

Enquanto aprendia a cavalgar, o cavalo Artax jogou o garoto no chão e chegou a pisar nele. Na cena do Pântano da Tristeza, sua perna ficou presa no elevador que afundava o cavalo e ele foi arrastado para baixo d’água, perdendo os sentidos.

Por fim, quando luta contra o lobo Gmork, uma das patas da criatura atingiu o rosto do ator, quase fazendo com que perdesse o olho.

Noah, hoje atua como tatuador, também já foi Harry Potter, muito antes do bruxinho ter sido criado por J. K. Rowling. Esse era o nome do seu personagem no filme "Troll – O Mundo do Espanto" (1986).

Noah Hathaway como Harry Potter em "Troll – O Mundo do Espanto" (1986)

“A História sem Fim” é um clássico absoluto e amado até hoje!

O filme ensina sobre amizade, superação e força de vontade de uma maneira cativante e linda para as crianças!

E você? Também ama esse clássico?

🍿 Luana Sabaini