🍿 12 curiosidades do filme "GHOST - DO OUTRO LADO DA VIDA" que você não sabia!

“Ghost – Do Outro Lado da Vida” é um dos maiores filmes de romance de todos os tempos.

Quem não se desmancha de tanto chorar no final, já está morto por dentro.

O filme ganhou dois Oscar: Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante para Whoopi Goldberg e faturou nas bilheterias 505 milhões de dólares com um orçamento de 22 milhões.

Vamos ver 12 curiosidades desse clássico absoluto:

1 – A ESCOLHA DA DEMI MOORE

Meg Ryan recusou a oferta do personagem Molly. As atrizes Molly Ringwald e Nicole Kidman chegaram a fazer testes para o papel, mas ele acabou nas mãos de Demi Moore.

Uma das razões que fez com que Demi Moore ganhasse o papel de Molly Jensen, foi sua capacidade de chorar com os olhos abertos.

2 – SEM APOIO DO MARIDO

O ator Bruce Willis também fez teste para ser o Sam, mas não passou.

Ele era casado com Demi Moore, que foi aceita para fazer o papel de Molly, mas tentou desencorajar a esposa, dizendo que o filme jamais daria certo.

Que idiota!

3 – PATRICK SWAYZE FOI INDICADO PELO ROTEIRISTA

Na hora de selecionar o elenco, o roteirista Bruce Joel Rubin indicou Patrick Swayze para o papel de Sam Wheat.

A sugestão do nome veio depois dele ter assistido uma entrevista do ator, onde ele chorava quando falava sobre o pai.

Rubin disse que se um cara estilo machão pode chorar por um ente querido, ele é perfeito para "Ghost - Do Outro Lado da Vida".

E realmente ele foi mais que perfeito!

O diretor considerou a sugestão, mas mesmo assim fez testes com vários atores como Tom Hanks, Tom Cruise, Nicolas Cage, Johnny Depp, entre outros igualmente famosos. Com o resultado que não lhe agradou tanto, o cineasta decidiu dar uma chance para Swayze, ainda apostando que daria errado.

O teste foi o melhor de todos e o ator foi contratado na hora.

Patrick Swayze assumiu que Sam Wheat foi o personagem mais difícil de sua carreira porque ele observava mais do que agia.

4 – WHOOPI GOLDBERG QUASE FICOU SEM O PAPEL

O papel de Oda Mae Brown não tinha sido escrito para Whoopi Goldberg, mas Patrick Swayze a admirava muito e convenceu os produtores de que ela seria a escolha certa para o personagem.

Um pouco antes de as filmagens começarem, Whoopi Goldberg não tinha certeza se conseguiria ter tempo para as gravações.

Então o papel da meduim Oda Mae foi oferecido a Jackee Harry, que o aceitou, mas em cima da hora Goldberg voltou aos sets e Harry perdeu a chance.

Esse foi o maior acerto da carreira de Whoopi, já que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por este filme.

Por coincidência, a Oda Mae Brown encontra com duas freiras, e nos proporciona uma das cenas mais engraçadas da história do cinema: Quando ela ri e chora ao mesmo tempo entregando o cheque de 4 milhões de dólares.

A grande coincidência aqui é que Whoopi Goldberg interpretou uma freira nos filmes "Mudança de Hábito" (1992) e "Mudança de Hábito 2" (1993).

O cheque já era pra ajudar nos custos do filme?

5 – NINGUÉM ACREDITAVA NO DIRETOR

O diretor do filme se chama Jerry Zucker, e ninguém acreditava que ele conseguiria dirigir este filme sozinho. Não porque ele era novato, pelo contrário, mas porque a especialidade dele eram comédias pastelonas, como os clássicos “Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu!” (1980), a trilogia de “Corra Que a Polícia Vem Aí” e “Por Favor Matem a Minha Mulher” (1986).

“Corra Que a Polícia Vem Aí”

Hoje sabemos que ele mandou muito bem, tanto que depois ele dirigiu mais filmes de romance, como “Minha Vida” (1993) e “Caminhando Nas Nuvens” (1995).

6 – A PRIMEIRA CENA A SER GRAVADA

Para se gravar um filme, na maioria das vezes não se é linear, ou seja, o filme pode começar a ser gravado no final e no último dia gravar a cena inicial.

E com “Ghost – Do Outro Lado da Vida” não foi diferente.

A cena do personagem Molly na delegacia, contando que acredita que Sam esteja querendo falar com ela, foi a primeira a ser filmada.

7 – MÚSICAS TOTALMENTE DIFERENTES

Se você já assistiu este clássico na lingua original e na versão dublada em português, pode ter notado uma diferença na música que Sam canta para Oda Mae, na tentativa de atentá-la pra conseguir que ela fale com a Molly.

Em inglês a música que o Sam canta é "Henry the 8th, I Am". Em determinada parte da letra é dito "She wouldn't have a Willie or a Sam", que são dois nomes presentes no filme: Sam e seu assassino Willie.

Em português a equipe de dublagem optou pela música “Um elefante incomoda muita gente”, o que ficou incrível e super engraçada.

8 – A ESTAÇÃO DE METRÔ

As cenas do metrô, com o fantasma que ensina Sam a tocar nos objetos, foram filmadas num nível abandonado pela companhia na estação da Rua 42.

Os trens, por sinal, trafegam em sentido contrário ao que acontecia quando estavam em operação.

9 – OS FANTASMAS

O roteirista Bruce Joel Rubin não gostou da ideia dos espíritos da escuridão terem rostos e mãos. Para ele, o ideal seria algo como sombras sem forma humanas, o que ficou bem mais horripilante.

E mais uma curiosidade: O som emitido pelos espíritos das trevas, na verdade, eram gravações de ruídos de bebês em alta rotação.

Uau!!!

10 – UM MAL ENTENDIDO

Quando Sam segue Willie até seu apartamento descobre que seu sobrenome é Lopez por causa da etiqueta no interfone e passa a informação para Oda Mae.

Só que o nome, na verdade, está escrito numa fita por cima do verdadeiro nome do ocupante do apartamento.

Isso explica porque quando Molly informa para a polícia, não existe registro identificando Willie Lopez.

11 – REFERÊNCIAS A WILLIAM SHAKESPEARE

Em um diálogo entre Molly e Sam, ela diz que ele tem uma "vida encantada".

Essa expressão está contida em Macbeth de William Shakespeare, quando o personagem é morto logo após falar sobre isso.

No filme, Sam é morto exatamente depois de assistir uma produção de Macbeth.

12 – LENÇOS PARA CHORAR

Nas exibições de “Ghost - Do Outro Lado da Vida” ocorridas em um cinema de Monterrey, no México, as mulheres recebiam um envelope ao entrar onde se lia "Solo para mujeres" e, dentro dele, tinha um pequeno lenço.

Eles tinham certeza que as mulheres iriam chorar... e estavam certos!

“Ghost – Do Outro Lado da Vida” é um marco do cinema, das nossas vidas e da Sessão da Tarde – sabia que é ele o filme que mais reprisou nas nossas tardes e não “A Lagoa Azul” de 1980?

E você? Também se derrete de chorar com este filme lindo?

🍿 Luana Sabaini