🍿 10 curiosidades do filme "E.T. - O EXTRATERRESTRE" que você não sabia!

“E.T. O Extraterrestre” é um dos maiores clássicos do cinema e marcou a infância de muitas gerações.

Quem não tem registrado na memória a cena na qual o ET faz a bicicleta voar pela primeira vez mostrando a lua no fundo, dando origem a uma das cenas clássicas do cinema ?

Um filme que fala de amizade, confiança, inocência e que até hoje é o filme preferido de muitas pessoas no mundo inteiro.

Ele conta a história do garoto Elliott, que faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta.

“E.T. O Extraterrestre” já estava predestinado ao sucesso antes mesmo de ir para o cinema: Quando ele foi exibido no Festival de Cannes, apenas como um teste, todos os presentes aplaudiram de pé, já adiantando o sucesso que o filme faria.

Clássico atemporal de Steven Spielberg, aqui vão 10 curiosidades desse filme lindo:

1 – A INSPIRAÇÃO

O filme foi baseado em um amigo imaginário de Spielberg, que criou essa ideia após o divórcio de seus pais, em 1960.

A ideia inicial do diretor era fazer um filme chamado “Night Skies”, no qual aliens aterrorizavam uma família, mas ele mudou de ideia enquanto escrevia e pensou em focar na amizade de uma criança com um ET.

2 – MAIOR BILHETERIA POR MAIS DE UMA DÉCADA

Durante 11 anos, ET foi o filme de maior bilheteria da história.

Só foi superado em 1993 por “Jurassic Park”, também dirigido por Spielberg.

3 – SPIELBERG NÃO TEVE DÚVIDAS SOBRE O ATOR PRINCIPAL

Intérprete do menino Elliot, Henry Thomas Jr., lembrou do seu cãozinho nos testes para o filme, que havia morrido há pouco tempo, e fez cenas de muita emoção, sendo escolhido para o papel.

A audição do ator foi tão incrível que logo após a sua performace chorando e mostrando toda sua emoção, Spielberg falou rapidamente: “Ok garoto, o papel é seu”, dando a entender que não tinha dúvidas que ele era o menino perfeito para interpretar Elliot.

4 – SPIELBERG PAIZÃO

Por trabalhar com crianças no filme, Steven Spielberg ficou com muita vontade de ser pai. Hoje, ele tem sete filhos.

5 – OS ATORES QUE INTERPRETARAM O ET

Dois atores com nanismo, Tamara De Treaux e Pat Bilon, além de Matthew DeMeritt, que na época tinha 12 anos, e nasceu sem as pernas, se revezaram vestindo a fantasia do extraterrestre.

Tamara De Treaux, Pat Bilon e Matthew DeMeritt que interpretaram o personagem ET

6 – A DUBLAGEM

A voz do ET foi feita pela atriz Pat Welsh, que fumava dois maços de cigarro por dia e com isso tinha uma voz rouca.

Além disso, o criador de efeitos sonoros também utilizou, para produzir os sons emitidos pelo ET, o próprio Spielberg, a atriz Debra Winger, a sua esposa enquanto estava dormindo e resfriada, o arroto de um de seus professores da USC, guaxinins, lontras e cavalos.

7 – UMA CONTINUAÇÃO?

Depois do mega sucesso que o filme fez nos cinemas, Spielberg e Melissa Mathison sentaram e decidiram escrever a sequência que logo foi descartada.

Nessa continuação, Elliot e seus amigos são abduzidos por alienígenas e precisam da ajuda de Zreck para salvá-los e traze-los de volta a Terra.

Quando leram o roteiro, eles decidiram engavetar o projeto.

8 – SPIELBERG GRITOU COM DREW BARRYMORE NAS GRAVAÇÕES

Drew Barrymore, que fez o papel de Gertie, teve um momento nas gravações em que ela não conseguia se lembrar de nenhuma fala, chegando a irritar Spielberg que acabou por gritar com ela. Porém, ele descobriu que ela estava doente e com muita febre.

Arrependido, ele a abraçou e pediu desculpas enquanto ela chorava. Depois disso, deram uma pausa para que ela pudesse ir pra casa descansar.

9 – TRILHA SONORA PERFEITA

Como estava muito difícil de fazer com que a trilha sonora de John Williams correspondesse perfeitamente à edição feita das cenas finais do filme, Spielberg pediu que Williams apenas conduzisse a orquestra da maneira que achasse melhor, como se estivesse num concerto.

Com isso, o final do filme foi editado com base na trilha sonora e não o contrário, como é comum.

O resultado foi o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original para John Williams pelo filme ET.

10 – O FRACASSO NOS VÍDEO GAMES

“E.T. O Extraterrestre” no vídeo game Atari 2600

Devido ao enorme sucesso de público, crítica e bilheteria de “E.T. O Extraterrestre”, os produtores já queriam logo desenvolver um jogo para o Atari 2600.

O filme estreou nas férias de julho de 1982, e os desenvolvedores queriam um jogo para o natal daquele mesmo ano!

Então contrataram Howard Scott Warshaw, um famoso desenvolvedor de jogos, que teve apenas 5 semanas para inventar, desenhar e reproduzir um jogo do personagem mais famoso da época.

Ao invés de fazer um jogo simples, como sugeriu o próprio Spielberg, ele fez um jogo confuso, chato e que dava erros o tempo todo.

Mesmo sendo horroroso, eles acreditavam tanto que iria “vender igual água no deserto”, que mandaram fazer 5 milhões de fitas para o Natal. Mas foi um tremendo fracasso.

Conseguiram vender “apenas” 1,5 milhão de cópias, e muitas pessoas ainda devolviam o jogo por achar que ele estava com defeito, já que dava erros constantes.

O que fazer com mais de 3 milhões de fitas encalhadas nas lojas? Simples: Enterrar no deserto!

Por muitos anos, achavam que isso seria uma lenda. Como assim, eles enterrariam fitas de video game no deserto?

Mas em 2014, uma escavação achou as fitas e comprovou que a lenda era verdadeira!!!

“E.T. O Extraterrestre” é um dos maiores clássicos do cinema e, apesar do jogo de video game ser terrível (sim eu joguei e aguentei só 10 minutos), marcou a infância do mundo inteiro!

E você? Também ama este filme???

🍿 Luana Sabaini