🍿 10 curiosidades do filme "DUMBO" que você não sabia!

“Dumbo” de 1941 é uma daquelas obras unânimes entre os fãs.

Todos amam, todos curtem e todos choram bastante.

Ele não é somente um filme, é uma lição de vida, que nos ensina a amar a todos, não importa como são.

Ensina também que não importa a sua condição, você é capaz de vencer, ainda mais se tiver amigos leais ao seu lado.

Um filme relamente atemporal que continua conquistando fãs pelo mundo.

Vamos ver 10 curiosidades desse clássico lindo:

1 – A ORIGEM É UM MISTÉRIO

A origem de “Dumbo” (1941) é na verdade um mistério.

Acredita-se que ele é baseado em um “rool-a-book”, uma espécie de livro/caixa em que a pessoa gira um botão para ver os outros slides.

Dessa versão, que não se tem nenhuma cópia salva (infelizmente), um outro livro em formato tradicional foi escrito. Ele continha 36 páginas ilustradas sob o título de “Dumbo the Flying Elephant” (“Dumbo, o Elefante Voador”, em português).

Livro “Dumbo the Flying Elephant”

Ambas as versões são de autoria de Helen Aberson e Harold Pearl. Os originais são de 1939, e assim que Walt Disney teve conhecimento da obra, ele comprou os direitos autorais para produzir o filme que foi lançado em 1941.

2 – PRODUÇÃO PREJUDICADA PELA GUERRA

Por conta da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney foram pressionados a baratear os custos de produção do filme.

Apesar de ser apenas o quarto longa metragem de animação Disney, o “Dumbo” custou apenas US$ 814 mil dólares na época – pouco mais da metade do que “Branca de Neve e os Sete Anões”, o primeiro longa da Disney, lançado nos cinemas em 1937.

Percebe-se que muitos fundos são visivelmente menos trabalhados e até mesmo alguns personagens são bem mais simples que em outras animações do estúdio.

3 – DUMBO QUASE FOI CAPA DE REVISTA

A tradicional revista Time tinha planos de estampar uma de suas capas com o amado elefantinho voador.

Porém, com o ataque à base de Pearl Harbor (1941), eles decidiram adotar uma postura mais séria e deixaram a matéria sobre o “Mamífero do Ano” apenas como uma reportagem simples no meio do jornal.

4 – TIMÓTEO SERIA DIFERENTE

O carismático ratinho Timóteo que acompanha Dumbo no desenho não existia no livro.

Quem ajuda o elefantinho é um pássaro chamado Red e ambos terminam a história do livro indo para Hollywood trabalhar com cinema.

Ter colocado um ratinho pra ser amigo de Dumbo foi uma sacada muito boa, já que teorias dizem que elefantes têm medo de rato, mas para Dumbo e Timóteo, isso não é nenhum problema.

5 – DISNEY ZOMBOU DA GREVE DOS ANIMADORES

Uma intensa greve de animadores assombrou a Disney durante a produção de “Dumbo”.

Por conta disso, rolam boatos de o estúdio resolveu incluir a cena de palhaços do circo reclamando por um aumento de salário apenas como forma de ridicularizar a greve.

6 – QUASE TEVE UMA CONTINUAÇÃO

Outro fã declarado de “Dumbo” é John Lasseter, diretor de “Toy Story” (1995), “Vida de Inseto” (1998) e “Carros” (2006).

Quando ele foi nomeado Chefe de Criação da Disney e da Pixar em 2006, Lasseter cancelou um projeto que vinha rondando o estúdio: uma continuação para a clássica história do elefantinho de 1941.

Nela, Dumbo e seus amigos precisariam descobrir um caminho para fugir da cidade grande depois que o trem do circo acidentalmente os esqueceu por lá.

7 – O TERRÍVEL LIVE ACTION

Será que a continuação de Dumbo daria certo? Eu não sei, mas com certeza seria melhor do que o terrível Live Action do “Dumbo” (2019), dirigido pelo incrível Tim Burton, mas que aqui, errou a mão.

Lice Action "Dumbo" (2019)

O filme, que estava sendo aguardado com muita alegria pelos fãs, decepcionou crítica e público.

Com uma nota de 46% no Rotten Tomatoes, ele foi realmente massacrado.

“Que esse mesmo blockbuster se torne totalmente sem alma e o equivalente cinematográfico de uma produção cafona de Vandevere é uma ironia maravilhosamente satisfatória e certamente o elemento mais interessante de um remake insípido e sem inspiração.”, disse o crítico Kevin Maher da Revista Times do Reino Unido.

O maior problema desse filme é que ele retrata o desenho somente nos primeiros 30 minutos, e no restante do filme ele vira outra coisa absurdamente sem graça.

E mais sem graça são as crianças que aparecem, tirando e estrelato de Dumbo em seu próprio filme. Fora que o elefante voa o filme inteiro, e não somente no final, que acaba tirando toda a emoção de seu voo.

As únicas coisas boas são Danny Devito, que sempre está maravilhoso em qualquer papel que atua e os efeitos especiais, que são realmente impressionantes.

Danny Devito no Lice Action "Dumbo" (2019)

8 – VENCEDOR DE OSCAR

Quem nunca chorou com a cena de Dumbo indo ver a sua mamãe que estava presa, já está morto por dentro.

A canção que toca nessa belíssima cena em que a mãe de Dumbo o embala com a tromba através das grades de um trailer foi indicada ao Oscar, mas perdeu para uma obra do musical “Se Você Fosse Sincera”.

Ainda assim, “Dumbo” ganhou a estatueta de Melhor Trilha Sonora.

9 – O CLÁSSICO MAIS CURTO

Com apenas 64 minutos de duração, “Dumbo” é o clássico da Disney com menor duração já produzido pelo estúdio.

10 – ERA O FAVORITO DE WALT DISNEY

O próprio Walt Disney em pessoa declarou que “Dumbo” possuía um lugar especial em seu coração.

“Desde o início, ‘Dumbo’ foi um filme feliz”, disse o gênio, certa vez. “Não tivemos restrições nenhuma na história, assim pudemos deixar nossas imaginações viajarem”, continuou.

“Dumbo” é realmente aquela obra que mexe com nossos corações e nos ensina várias lições.

E você? Já chorou muito vendo esse clássico?

🍿 Luana Sabaini