🍿 10 curiosidades do filme "CORINGA" que você não sabia!

“Coringa” (2019) foi um grande marco no cinema.

O filme logo conquistou de cara fãs por todo o mundo, e mesmo quem nem é muito fã de quadrinhos do Batman, adorou o longa.

O filme não estreou na China, que é o maior mercado do cinema, é um filme de classificação 18 anos, ou seja, é limitada a entrada nos cinemas e era inicialmente um filme que ninguém acreditava, tanto que a Warner investiu somente 60 milhões de dólares para a sua produção.

Mas mesmo com todas essas ressalvas, o filme arrecadou mais de 1 bilhão de dólares de bilheteria e todo mundo torcia para que Joaquin Phoenix, ator que interpretou brilhantemente o protagonista (ou vilão) ganhasse um Oscar.

E isso realmente aconteceu: o filme ganhou Oscar de Melhor Ator e ainda levou a estatueta de Melhor Trilha Sonora (justíssimo)!

Vamos ver 10 curiosidades dessa obra prima do cinema moderno:

1 – JOAQUIM PHOENIX TEVE QUE EMAGRACER MUITO

Joaquin Phoenix é conhecido pela sua entrega aos personagens, como nos filmes “Ela” (2013), “Sinais” (2002) e “Gladiador” (2000).

Para dar vida ao Arthur Fleck não foi diferente, o ator perdeu 24 kg e chegou a abandonar o set no meio das gravações diversas vezes por conta da intensidade das cenas.

2 – BUSCANDO INSPIRAÇÕES

Para dar vida ao protagonista, Phoenix buscou várias inspirações, como em filmes, quadrinhos e também na vida real.

Ele assistiu a vídeos de pessoas com afeto pseudobulbar, um dos sintomas de patologias como lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas e AVC.

Essa condição faz o indivíduo perder tecido cerebral no córtex frontal, área responsável pelas emoções, causando um descontrole irreversível de crises de riso e choro, a exata condição que o Coringa sofre no filme.

3 – BASEADO EM UM PALHAÇO ASSASSINO DE VERDADE

O visual do Coringa foi inspirado num criminoso de verdade: John Wayne Gacy, um serial killer que foi condenado a 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte por 33 assassinatos entre 1972 e 1978.

John Wayne Gacy

Gacy fazia trabalhos de caridade em festas infantis se vestindo de palhaço com personagens que ele mesmo criou: Pogo e Patches.

A maquiagem que ele usava sempre foi evitada por palhaços em geral por ter ficado marcada com Gacy: formas triangulares e pontudas nos olhos e um enorme sorriso assustador e vermelho na boca.

4 – IMPROVISO

Uma das cenas que ficou mais famosa no filme é a dança que Arthur Fleck faz no banheiro. O diretor Todd Phillips revelou em entrevistas que aquele momento não estava no roteiro. A cena era simples, o ator escondia a arma e lavava o rosto para tirar a maquiagem.

Mas, Phillip e Phoenix se perguntaram: seria isso que o Coringa faria? E a resposta foi não, obviamente.

Foi com uma música do compositor islandês Hildur Guðnadóttir que Phoenix improvisou o momento que encaixou perfeitamente na cena e se tornou icônica no cinema.

5 – A ESCADA QUE CORINGA DANÇA NO FILME VIROU PONTO TURÍSTICO

A grande escadaria marca o momento em que Arthur Fleck completa sua transformação em Coringa.

A cena foi tão marcante que o local virou ponto turístico, agora conhecida como “JokerSteps” (“os degraus do Coringa”) ligam duas avenidas no Bronx, em Nova York, um local de grande visitação por fãs que buscam tirar fotos.

6 – OUTRO ATOR FAMOSO SERIA O CORINGA

A Warner tinha outros planos para o protagonista do filme.

Quem interpretaria o icônico palhaço de Gothan City seria Leonardo DiCaprio, mas ele estava no meio das gravações do filme “Era Uma Vez em Hollywood” do diretor Quentin Tarantino, que também é incrível e eu recomendo muito!

“Era Uma Vez em Hollywood” (2019)

7 – REFERÊNCIAS A FILMES FAMOSOS

A história como retratada no filme não veio de nenhum quadrinho em específico, para Phoenix, as referência vieram de grandes filmes como “O Rei da Comédia” (1982), “Taxi Driver” (1976), “O Operário” (2004) e o clássico filme de Charlie Chaplin: “Tempos Modernos” (1936) .

Charlie Chaplin em “Tempos Modernos” (1936)

Mesmo assim, alguns dos fatos e das cenas retratam situações conhecidas nasHQ’s, como por exemplo, a violência de Arthur Fleck depois de ele dizer que teve um dia ruim, referência a uma das frases mais conhecidas do vilão: “Só é preciso um dia ruim para reduzir o homem mais saudável à loucura. É o quão longe está o mundo de onde estou. Apenas um dia ruim.”, a carreira fracassada na comédia e o drama familiar.

8 – O ASILO

Outro local muito importante é o Arkham State Hospital, que para quem conhece a história dos quadrinhos, é a famosa prisão que abriga os vilões mais perigosos do Batman. Arthur vai até o local em busca de informações sobre sua mãe.

Inclusive, em uma cena dentro do elevador, notamos pintado na parede ao fundo um ponto de interrogação, remetendo a outro vilão muito importante no mundo do homem-morcego: o Charada.

9 – MAIS VILÕES ALÉM DE CORINGA

Charada não foi o único possível easter egg. No jornal de Gotham, uma reportagem avisa sobre uma praga incontrolável: os super ratos.

Com o problema relatado no filme, fica a possibilidade de origem outro personagem, pois nos quadrinhos, um homem chamado Otis Flannegan nasceu com a habilidade de se comunicar com os animais, atuando assim como o melhor caçador de ratos da cidade, mas ele vira mais um famoso criminoso: o Caça-Ratos.

10 – PHOENIX E LEDGER ERAM AMIGOS NA VIDA REAL

Joaquin Phoenix e Heath Ledger

Segundo o portal Comicbook, Phoenix e Ledger eram bons amigos na vida real. Os dois passaram a viver em Hollywood e conseguiram grande sucesso desde o início dos anos 2000.

Phoenix ganhou muito destaque ao interpretar Commodus no maravilhoso e comovente filme “Gladiador” (2000), enquanto Ledger recebeu elogios positivos por sua atuação na incrível comédia romântica “10 coisas que odeio em você” (1999).

Ledger também interpretou o palhaço do crime no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008) e também ganhou um Oscar pelo personagem.

“Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008)

Infelizmente foi um Oscar póstumo, pois o ator tirou a própria vida antes mesmo de ganhar o prêmio.

Phoenix e Ledger possuem um Oscar cada um por interpretar o mesmo personagem no cinema.

Joaquin Phoenix e Heath Ledger como Coringa

“Coringa” apareceu devagar e de repente se tornou um clássico moderno, que conquistou fãs pelo mundo todo.

E você? Também é fã desse filmaço?

🍿 Luana Sabaini