🍿 20 curiosidades do filme "CLUBE DOS CINCO" que você não sabia!

“O Clube dos Cinco” é um clássico dos anos 80 que marcou muitos jovens na época, e até hoje é lembrado com muito carinho pelos fãs.

O filme conta a história de cinco jovens totalmente diferentes: um nerd, uma patricinha, uma introvertida, um jogador e um valentão, que precisam passar um sábado inteiro juntos, para pagarem uma detenção na escola.

E, neste longo dia, ele descobrem que possuem várias coisas em comum, como por exemplo, sérios problemas em casa com seus pais.

Com um orçamento de 1 milhão, faturou mais de 50 milhões de dólares, e conquistou muitos jovens que se identificaram com os personagens.

Mas você sabia que no mesmo ano em que Ally Sheedy (Allison), Judd Nelson (Bender) e Emilio Estevez (Andrew) interpretaram alunos do ensino médio em “O Clube dos Cinco”, também interpretaram universitários no filme “O Primeiro Ano Do Resto De Nossas Vidas”?

Ou que ficava tão quente no andar de cima do set, que o elenco e equipe muitas vezes caíam no sono ou desmaiavam?

Vamos ver mais 20 curiosidades desse clássico incrível:

1 – O GRANDE JOHN HUGHES

Diretor e Roteirista John Hughes

O roteirista e diretor do filme é John Hughes. Talvez por nome você não se lembre dele, mas se você foi uma criança nos anos 80 e 90, com certeza ele fez parte de sua infância.

Hughes criou clássicos como “Curtindo a Vida Adoidado” (1986), “Esqueceram de Mim” (1990), “Dennis, o Pimentinha” (1993), dentre outros.

“Curtindo a Vida Adoidado” (1986)

O roteiro de “O Clube dos Cinco” (1985) foi escrito em apenas dois dias: de 4 a 5 de julho de 1982.

2 – COMO FOI FEITO O CENÁRIO

A biblioteca usada como cenário para o castigo, foi construída pela equipe do filme no ginásio de uma escola desativada na cidade de Rosemont.

3 – QUAIS FORAM AS DETENÇÕES?

Você sabe quais foram os motivos que levaram cada um a cumprir detenção no sábado?

Bender: acionou um falso alarme de incêndio;

Brian: guardou um lança chamas em seu armário;

Andrew: colou com fita adesiva as metades da bunda de um cara no vestiário;

Claire: matou aula para fazer compras;

Allison: foi a única que não fez nada, mas estava lá cumprindo a detenção, pois não tinha nada melhor para fazer num sábado.

4 – PROTAGONISTAS NÃO ERAM TÃO ADOLESCENTES ASSIM

Dos cincos protagonistas, apenas Hall, que interpreta Brian e Ringwald, que interpreta Claire, eram adolescentes na época. Ambos com 17 anos.

Estevez, o esportista Andrew, e Sheedy, a quietinha Allison, tinham 23 e Nelson, o arrogante Bender, já tinha 26 anos na época do filme.

5 – O TÍTULO FOI BASEADO EM UMA DETENÇÃO REAL

O título “Clube dos Cinco” (que no original se chama “The Breakfast Club“, “O clube do café da manhã” em português), foi herdado do nome usado na detenção da escola, onde uma amiga de John trabalhava.

O diretor seguiu o conselho de sua amiga e resolveu usar este nome.

6 – FAMÍLIA NO ELENCO

A mãe e a irmã mais nova de Anthony Michael Hall, ator que fez o personagem nerd Brian, na vida real fizeram os papéis de mãe e irmã do personagem do ator.

7 – QUASE UMA TROCA DE PAPÉIS

Molly Ringwald, que interpreta a patricinha Claire, faria o papel de “Allison”, a menina quietinha e introvertida do grupo.

Mas Molly achou que ficaria mais a vontade interpretando “Claire”, e acertou em cheio.

8 – CITAÇÃO DA MÚSICA DE DAVID BOWIE

Ally Sheedy, atriz que interpreta a introvertida Allison, sugeriu a citação de David Bowie no começo do filme à John Hughes. Confira:

“E essas crianças nas quais você cospe

Enquanto tentam mudar seus mundos

São imunes às suas consultas

Elas estão bem cientes do que estão passando.”

Frase perfeita para o filme, não?

David Bowie

9 – PERSONAGEM QUASE FOI DEMITIDO

Judd Nelson, que faz o personagem valentão e insuportável Bender, quase foi demitido do projeto por ficar zoando Molly Ringwald nos bastidores.

Mas os outros atores o defenderam, alegando que ele estava apenas tentando não fugir do personagem.

10 – A PLACA DO CARRO

A placa do carro de Brian Johnson é “EMC2“, que é a famosa fórmula de transformação da massa, do brilhante cientista Albert Einstein.

11 – O CANIVETE DE BENDER

O canivete usado por Judd Nelson realmente pertencia ao ator, arma branca que ele usava para proteção própria.

O cara era valentão na vida real!

12 – O FIGURINO DE CLAIRE

John Hughes rejeitou o traje original da personagem Claire. A produção do filme teve que comprar um conjunto inteiro na única loja Ralph Lauren em Chicago na época.

A justificativa de John, era que o traje original não era sofisticado o suficiente para seu personagem.

13 – O FUGURNO DE ALLISON

Outro caso parecido foi com o figurino de Allison: a produção teve que fazer o figuro à mão, pois a atriz queria usar uma roupa totalmente preta e a década de 80 foi considerada a “década mais colorida de todos os tempos”.

14 – CENAS IMPROVISADAS

Mais de 60 mil metros de filme foram usados para rodar o longa, tudo isso por conta das muitas cenas improvisadas e também das colaborações entre os atores e o diretor.

15 – O FILME FOI GRAVADO EM SEQUÊNCIA

Quando um filme é gravado, na maioria das vezes as cenas não são gravadas em sequência.

Para aproveitar cenários e aluguéis de locações em algumas cidades, muitas vezes se grava o final do filme primeiro. Isso é bastante comum e difícil para os atores darem a emoção necessária.

No caso de “O Clube dos Cinco”, como o longa foi gravado em um único cenário, as cenas foram gravadas em sequência, e isso deu a oportunidade dos atores viverem realmente seus personagens.

16 – A MÚSICA ICÔNICA

Antes de virar sucesso com a banda Simple Minds, a sensacional música que encerra o filme “Don’t You (Forget about Me)” (uma das minhas preferidas da vida), foi oferecida primeiramente ao Billy Idol, mas o cantor recusou o pedido.

Que mancada, heim?

17 – O DIRETOR APARECE NO FILME

No final do filme, o nerd Brian Johnson, é buscado na escola pelo seu pai, interpretado por John Hughes, roteirista e diretor do filme.

18 – TERIA UMA SEQUÊNCIA A CADA DEZ ANOS

Depois do grande sucesso que o filme obteve em todo o mundo, foram pensadas várias possibilidades de realizar sequências do longa a cada dez anos, com o reencontro de todo o elenco.

Mas isso nunca chegou a acontecer por causa da péssima relação entre John Hughs e Nelson Judd, o valentão da vida real, que interpretou John Bender.

19 – CENA POLÊMICA DELETADA A PEDIDO DA ATRIZ

Em um artigo de 2018, Molly Ringwald, que interpreta Claire, disse que vistos hoje, alguns filmes e cenas de Hughes podem ser considerados machistas, já seus longas foram gravados em outra época.

Ela admitiu, inclusive, que conseguiu que uma cena que a professora de ginástica nadava nua, fosse retirada de “O Clube dos Cinco”.

20 – A CENA MAIS DRAMÁTICA

A cena mais clássica e dramática do filme, em que os personagens sentam em círculo no chão da biblioteca e contam as razões de seus castigos, não tinha falas no roteiro e o diretor autorizou os atores a falarem o que quisessem.

“O Clube dos Cinco” é um dos maiores clássicos da sessão da tarde.

Pode não ter envelhecido muito bem, por algumas falas extremamentes fortes do personagem Bender, mas ainda sim, é um filme que vale muito a pena ver e rever.

🍿 Luana Sabaini