🍿 10 curiosidades do filme "BATMAN – O RETORNO" que vocĂȘ nĂŁo sabia!

O personagem Batman da DC jå passou por vårias mudanças no cinema.

Na dĂ©cada de 60 ganhou uma sĂ©rie “pastelona” com o ator Adam West que fez bastante sucesso.

Batman de Adam West na década de 60

Mas em 1989, um diretor não tão famoso na época chamado Tim Burton, teve uma ideia para um Batman super sombrio e ganhou o coração de vårios fãs.

Clao que com isso, a DC logo quis uma continuação, com o mesmo ator principal e o mesmo diretor. EntĂŁo em 1992 chega aos cinemas “Batman – O Retorno”, um filme que tambĂ©m fez uma Ăłtima bilheteria, mas que foi difĂ­cil vender bonequinhos, jĂĄ que era bem mais sombrio que o primeiro filme.

Vamos ver 10 curiosidades dessa sequĂȘncia inesquecĂ­vel:

1 – O HOMEM QUE ASSUSTAVA ATÉ TIM BURTON

Christopher Walken

De acordo com a diretora de elenco, Marion Dougherty, Tim Burton estava desconfortĂĄvel com a escolha de Christopher Walken como Max Shreck.

Quando ela perguntou a ele o motivo, ele disse “Porque aquele homem me assusta mais que o inferno.”

Pra vocĂȘ assustar o TIM BURTON, tem que ser horripilante mesmo!

2 – MICHELLE PFEIFFER SOFRIA NA ROUPA DE MULHER GATO

Michelle Pfeiffer

Michelle Pfeiffer disse que sua roupa de Mulher-Gato era selada a vĂĄcuo para ficar totalmente colada para as cenas, entĂŁo ela tinha um pequeno perĂ­odo de tempo para atuar antes de ter que abrir a roupa ou ela acabava desmaiando de tĂŁo apertada que era a fantasia.

Pfeiffer ficou tĂŁo traumatizada que disse nunca mais querer chegar perto da roupa apĂłs as filmagens.

Ela também disse que quando estava aprendendo a usar o chicote, cortou o rosto do treinador, porém ele foi muito educado e continuou a treinå-la.

3 – GRAVARAM UMA CENA FINAL EXTRA

A Ășltima cena do filme, na qual a Mulher-Gato aparece olhando o Bat-sinal, foi colocada como uma “ideia adicional”, semanas antes do filme estrear.

A cena foi filmada em um final de semana, menos de um dia apĂłs sua concepção, com uma dublĂȘ da Michelle Pfeiffer (a atriz nĂŁo queria de jeito nenhum voltar pra uma regravação e colocar aquela fantasia desconfortĂĄvel de novo).

A Ășnica cena custou 250 mil dĂłlares e foi colocada no filme para deixar claro que a Mulher-Gato havia sobrevivido, caso resolvessem traze-la para uma nova sequĂȘncia.

4 – OS PINGUINS DO FILME ERAM REAIS

A produção queria usar Pinguins-Rei para as filmagens, porĂ©m os Ășnicos em cativeiro estavam na Inglaterra.

Em uma época em que se fazer os animais totalmente em computação gråfica estava fora de cogitação, os påssaros reais foram levados de avião para os Estados Unido em uma parte refrigerada de um avião, receberam um trailer refrigerado com uma piscina e tinham toneladas de gelo frescos todos os dias, junto de peixes frescos vindos direto das docas.

A temperatura externa, algumas vezes, chegando a mais de 35Âș CĂ©lsius, todo o set era refrigerado para uma temperatura de quase zero graus.

Os pinguins tinham um guarda-costas 24h por dia e durante as filmagens a maioria deles se acasalou e teve ovos.

5 – REESCREVENDO O ROTEIRO

Bruce Wayne briga com Alfred, perguntando “Quem deixou Vicki Vale entrar na Batcaverna?” isso Ă© uma forma que o roteirista Sam Hamm encontrou de insultar levemente os escritores que reescreveram o roteiro do primeiro filme.

No roteiro original de Hamm, não havia nenhuma cena em que Alfred levava Vicki até a caverna e quando a trama foi reescrita durante a produção, Hamm achou que esse foi algo bem desleixado de se fazer.

6 – TERIA O DUAS CARAS?

O personagem Max Shreck foi reescrito em cima de Harvey Dent que estaria originalmente no filme, contudo, o personagem foi cortado e nas suas cenas foi colocado Shreck. Tanto que elas fazendo muito mais sentido se ele fosse um promotor do que um homem de negĂłcios corrupto.

Assim como a cena da morte de Shreck seria a cena em que Dent se torna o Duas-Caras.

7 – O ROBIN QUASE APARECEU NESTE FILME

Marlon Wayans, ator que ficou eternizado em “As Branquelas” (2004), estava contratado para ser o Robin neste filme e em “Batman Eternamente” (1995), mas isso causou uma grande controvĂ©rsia pelo ator ser negro e comediante.

Marlon Wayans

Ele atĂ© mesmo experimentou as roupas do Robin, porĂ©m devido as revisĂ”es do roteiro, ele acabou sendo retirado do projeto e substituĂ­do por Chris O’Donnell na sequĂȘncia.

Wayans, ainda assim, foi pago por ambos os filmes, mesmo nĂŁo tendo participado.

8 – INFERNO

No apartamento de Selina hĂĄ uma placa de neon que diz: “Hello There” (algo como apenas um ‘OlĂĄ’), porĂ©m, apĂłs ela destruir seu apartamento, ela derruba o O e o T, o que faz com que seja lido “Hell Here” (Inferno Aqui, em tradução literal).

9 – SÓ VOLTO SE O SALÁRIO AUMENTAR MUITO

Nem Tim Burton ou Michael Keaton tinham assinado um contrato para uma sequĂȘncia em 1989; Burton decidiu dirigir o filme apenas apĂłs o roteiro estar dentro de suas exigĂȘncias (acredita que ele nĂŁo gostou do primeiro Batman?), enquanto Keaton apenas aceitou voltar para o segundo filme com um grande aumento no seu salĂĄrio.

Diretor Tim Burton e ator Michael Keaton

10 – DANNY DEVITTO QUASE RECUSOU O FILME

Danny DeVitto

Danny DeVitto foi orientado por seu amigo Jack Nicholson a aceitar o papel de Pinguim e o motivo foi bem simples: Nicholson disse que ele havia ganho muito, mas muuuuito bem no primeiro filme de Batman.

Na verdade Nicholson ganhou tão bem assim pois no seu caso ele também ganhou porcentagem nas bilheterias. Como o primeiro filme faturou mais de 400 milhÔes de dólares, då pra imaginar que o cofre do ator ficou bem cheio mesmo.

Jack Nicholson como Coringa em "Batman" (1989)

“Batman – O Retorno” Ă© um clĂĄssico atemporal pra quem curte este personagem icĂŽnico!

E vocĂȘ? TambĂ©m curte este filmaço?

🍿 Luana Sabaini