🍿 10 curiosidades do filme "BATMAN" de 1989 que você não sabia!

Batman é um dos melhores heróis de quadrinhos e o preferido de milhões de pessoas.

Seu primeiro quadrinho surgiu em 1939 e desde então, muitas histórias foram contadas.

Claro que o cinema e a TV iriam também mostrar o homem morcego para o mundo, e na década de 60 uma série chegou na TV americana, com o ator Adam West no papel principal.

Adam West, Batman da série dos anos 60

Foi um tremendo sucesso, mas o Batman era bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Era uma série estilo “pastelão”, com muitas piadas e um herói nada sombrio.

Esse Batman sério que conhecemos hoje, se deve ao diretor Tim Burton e sua visão incrível para o herói. Em 1989 foi lançado o filme, com o nome simplesmente “Batman” e foi revolucionário.

Finalmente um Batman sério, sombrio, que fez mais pessoas se tornarem fãs do homem-morcego.

Batman foi protagonizado por Michael Keaton, que apesar de ser famoso, não foi muito aceito na época (até o filme estrear e as pessoas virem sua atuação incrível), Kim Basinger interpretou Vicki, que seria o par romântico dele, e claro que não podíamos esquecer do Coringa, interpretado brilhantemente por Jack Nicholson.

Jack Nicholson como Coringa

Veja algumas curiosidades desse clássico absoluto:

1 – ROBIN WILLIAMS QUASE INTERPRETOU O CORINGA

Robin Williams

Jack Nicholson rejeitou o papel no início, e Robin Williams estava sendo cogitado na época. Williams já tinha aceitado fazer o papel, mas os produtores falaram para Nicholson que o Coringa seria feito por outro ator, então ele logo tratou de voltar atrás e aceitar o desafio.

Williams ficou chateado de ser usado como “isca” e não apenas se recusou a ser o Charada em “Batman Eternamente” (que mais tarde foi interpretado por Jim Carrey, mas com outro diretor), como também não fez parte de nenhuma produção da Warner Bros. até que o estúdio tivesse se desculpado.

2 – FÃS FICARAM REVOLTADOS COM A ESCOLHA DE MICHAEL KEATON

Michael Keaton

Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman causou uma grande revolta entre os fãs de quadrinhos. 50 mil cartas de protesto foram enviadas para os estúdios da Warner Bros.

Isso porque um ano antes ele interpretou o personagem Beetlejuice do clássico “Os Fantasmas Se Divertem”, filme dirigido por Tim Burton, o mesmo diretor de Batman.

Michael Keaton como Beetlejuice em “Os Fantasmas Se Divertem” (1988)

Beetlejuice era um cara todo errado, “doido” como costumavam dizer, e ninguém conseguia ver Keaton interpretando um personagem tão icônico como Batman. Além disso, ele tem 1,75m de altura, considerado baixo para um super herói.

Mas quando o filme estreou, foi um sucesso tão grande, que todos amaram sua interpretação.

3 – DIFICULDADES COM A FANTASIA

Michael Keaton não conseguia ouvir quando estava usando o uniforme de Batman.

Ele também disse que sua claustrofobia o ajudou a conseguir o humor ideal do personagem.

Ficando ainda mais introvertido, já que ele queria que o personagem fosse afastado e fechado, bem diferente do seriado dos anos 60.

4 – TRAILER QUE CONQUISTOU OS FÃS LOGO DE CARA

Para combater as críticas e rumores negativos quanto a produção, um trailer de 90 segundos foi feito e liberado em um cinema da Califórnia sem nenhum aviso.

Ao final do trailer todos aplaudiram de pé e isso acabaria se tornando comum no universo dos filmes de histórias em quadrinhos.

5 – O CRIADOR DE BATMAN IRIA APARECER NO FILME

Bob Kane, criador dos quadrinhos do Batman

O criador do Batman, Bob Kane, iria fazer uma aparição no filme (semelhante as de Stan Lee nos filmes da Marvel) porém ficou doente e a cena não foi pôde ser realizada. Kane, contudo, teve uma breve aparição em “Batman: Eternamente”, de 1995.

6 – MICHAEL KEATON TEVE UMA ENORME CONCORRÊNCIA

Harrison Ford quase interpretou Batman

Alec Baldwin, Matthew Broderick, Kevin Costner, Tom Cruise, Michael J. Fox, Harrison Ford, Robert Downey Jr., Kevin Spacey, Patrick Swayze, Bill Murray, Tom Hanks e até Arnold Schwarzenegger foram considerados para o papel de Batman/Bruce Wayne.

No fim, o papel foi para Michael Keaton.

Curioso que Schwarzenegger acabou fazendo um vilão do Batman, no terrível filme “Batman e Robin”, de 1997.

Arnold Schwarzenegger como Mr. Freeze em "Batman e Robin" (1997)

7 – JACK NICHOLSON QUERIA REPETIR SEU PAPEL EM “O ILUMINADO”

Um dos papéis mais famosos da carreira de Jack Nicholson é o de Jack Torrance, protagonista do clássico “O Iluminado” (1980), do diretor Stanley Kubrick.

Jack Nicholson como Jack Torrance em "O Iluminado" (1980)

Nicholson queria retratar o Coringa como um psicopata em Batman, justamente para fazer os fãs se esquecerem da versão cômica de Cesar Romero, ator que fez o Corinha de forma muito engraçada na série dos anos 60.

Cesar Romero como Coringa na série Batman dos anos 60

Aqueles que trabalharam no set de filmagens do filme notaram que Nicholson trouxe alguns dos trejeitos do próprio Jack Torrance para viver o Coringa.

8 – MUDANÇAS NO ROTEIRO

Originalmente, o Coringa iria matar Vicki Vale, namorada de Batman, fazendo com que o herói ficasse vingativo.

kim Basinger como Vicki Vale

Jon Peter reescreveu o final sem dizer a Tim Burton e pediu para o designer de produção criar um modelo de uma catedral de 12 metros.

Isso custou cem mil dólares a mais do que o limite da produção.

9 – TIM BURTON MUDOU A ORIGEM DO ASSASSINATO DOS PAIS DE BATMAN

Nos filmes, o assassino dos Waynes é Jack Napier, que mais tarde, se tornaria o Coringa; nos quadrinhos o assassino deles é Joe Chill.

Apesar de mudar os assassinos, o método do assassinato e os traumas que o evento causou na vida de Bruce são os mesmos nos quadrinhos e no filme.

O cenário envolvendo Joe Chill seria utilizado no cinema em “Batman Begins” de 2005.

10 – O DIRETOR FOI BANIDO EM EVENTOS DE QUADRINHOS DO BATMAN

Tim Burton, diretor do longa, recebeu um banimento de todos os eventos de quadrinhos após a liberação do filme, devido a ele ter mudanças fundamentais no filme.

Antigamente era considerado um “crime cinematográfico” ficar mudando tantos eventos dos quadrinhos, bem diferente nos dias de hoje.

As mudanças pelas quais mais foi criticado foi a decisão de colocar o Coringa como assassino dos Waynes e, estranhamente, o fato de Vicki Vale ter entrando na Batcaverna.

Curiosamente, Burton nega ser o responsável por essas decisões.

Tim Burton, diretor do filme

“Batman” de 1989 é um marco na história do cinema, e mesmo depois de tantos anos, continua sendo um filme incrível, bem escrito, bem atuado e claro, muito bem dirigido.

E para você? “Batman” também marcou a sua infância?

🍿 Luana Sabaini