🍿 15 curiosidades do filme "2001: ODISSEIA NO ESPAÇO" que você não sabia!

“2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968) é um dos maiores clássicos de ficção científica da história do cinema.

O filme conta a história do Dr. Dave Bowman e outros astronautas que são enviados para uma misteriosa missão e os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina resultando em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

Apesar de ser considerado um filme extremamente difícil de entender (e essa era a intenção do roteirista), é visto com muito carinho pelos fãs que conquistou no mundo inteiro.

Vamos ver 15 curiosidades desse clássico do cinema:

1 – O LIVRO E O FILME FORAM ESCRITOS AO MESMO TEMPO

Diretor Stanley Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke

Um dos maiores diretores de todos os tempos Stanley Kubrick e o brilhante escritor Arthur C. Clarke, desenvolveram simultaneamente a história de “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968). Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando ideias e opiniões durante o trabalho.

Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Kubrick como co-autor da história, mas, não se sabe o motivo, o diretor não autorizou a utilização de seu nome.

2 – O FILME QUASE TEVE OUTRO NOME

Durante as filmagens, o filme era chamado de "Voyage Beyond the Star" ("Viagem Além das Estrelas" em português).

Mas depois do filme "Viagem Fantástica" ("Fantastic Voyage") ser lançado em 1966, Kubrick quis que o seu filme não lembrasse em nada esse outro, já que ele o considerava péssimo.

"Viagem Fantástica" (1966)

3 – O HOMEM NA LUA FOI DIRIGIDO POR KUBRICK?

As conspirações em cima deste filme são enormes até hoje. Dizem que os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, da Apollo 11, jamais pisaram na Lua e que toda a grande Viagem do Homem à Lua, foi um grande filme dirigido pelo Kubrick.

O primeiro pouso lunar ocorreu em 1969 (um ano depois do filme estrear nos cinemas) e, logo, os conspiratórios começaram a dizer que as famosas imagens dos astronautas na Lua não passavam de montagens feitas por Kubrick usando sobras de cenas de 2001.

4 – MÍMICOS VESTIDOS DE MACACOS

Parte do filme que mostra a evolução humana tem macacos atuando. Desde o lançamento há a crença de que se tratavam de reais chimpanzés – mas a verdade é que, exceto dois filhotes, todos os demais eram humanos travestidos de macacos ou meros bonecos.

Podemos ver isso com mais clareza hoje, com as imagens do filme numa alta resolução, em blu-ray.

E todos esses “macacos” foram interpretados por mímicos. Kubrick até fez testes com atores, dançarinos e comediantes, mas foram os mímicos que mais o impressionaram.

5 – OS MACACOS QUASE FORAM HUMANOS

Antes de optar por mostrar atores vestidos de macacos, Kubrick quase representou o homem primitivo de uma forma muito mais humana.

Porém, isso exigiria nudez e acabaria deixando a classificação etária mais elevada, dificultando nas bilheterias do filme.

6 – COMPUTADOR HAL

O nome do computador HAL é uma referência indireta a IBM, gigante do ramo de computação. Cada uma das letras da sigla HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.

7 – PINK FLOYD

A banda Pink Floyd quase ficou responsável da trilha sonora do filme, mas acabou desistindo devido a agenda estar muito cheia.

Pink Floyd

8 – O MONÓLITO

O monólito icônico do filme foi feito de madeira pintada com tinta na cor grafite.

9 – REFERÊNCIAS

Alguns historiadores do cinema acreditam que o filme "Road to the Stars" de 1957 do documentarista russo Pavel Klushantsev influenciou fortemente a cinematografia e efeitos de “2001: Uma Odisseia no Espaço” já que ele é considerado o primeiro filme com efeitos especiais para retratar a vida no espaço.

10 – SE INSPIROU NUM DOCUMENÁRIO

O documentário animado “The Universe”, feito no Canadá em 1960, foi a maior inspiração de Kubrick, que quase chamou o filme de “2001” de “Universe”.

O diretor inclusive contratou o narrador do filme canadense para fazer a voz do HAL 9000!

O curta canadense de 28 minutos foi indicado ao Oscar.

11 – EXTRETERRESTRES NA TERRA ANTES DO FILME?

O autor do livro Arthur C. Clarke disse que o diretor Stanley Kubrick tentou conseguir – sem sucesso – uma apólice de seguro para o caso de a vida extraterrestre inteligente ser descoberta antes de ele lançar o filme (oi?).

12 – TRABALHO NA EDIÇÃO

O filme já é longo, com 2 horas e meia de duração. Fora que 1 hora e vinte minutos do longa não possui diálogo nenhum!

Mas o material total das filmagens tem duração 200 vezes maior!

Imagina o trabalho pra editar tudo isso?

13 – DIFERENTE DE STAR WARS

Nas cenas espaciais, só se ouve a trilha sonora e nada mais.

O motivo? Bem, diferente do diretor George Lucas de “Star Wars”, Kubrick se lembrou que o som não se propaga no espaço.

14 – SUCESSO DE BILHETERIA

Com custo de 12 milhões de dólares, o filme arrecadou 56 milhões somente nos EUA, mas demorou a engrenas nas bilheterias: o fenômeno boca a boca, principalmente entre os jovens, ajudou a fazer o filme se popularizar.

Muitos adolescentes foram ao cinema para apreciar o filme sobre efeitos de alucinógenos.

15 – AS PESSOAS NÃO ENTENDIAM O FILME... QUE BOM!

Na primeira sessão do filme, mais de 240 pessoas se levantaram e saíram do cinema, incluindo o astro Rock Hudson que reclamou de não entender a produção.

Arthur C. Clarke, escritor do livro, respondeu com: "Se você entende ‘2001’, então nós falhamos completamente".

“2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968) é um filme incrível e nos fascina até hoje com seus efeitos especiais, em uma época que não havia tanta tecnologia para gravação de um filme de ficção científica.

E você? Também nunca entendeu, mas mesmo assim, ama este filme?

🍿 Luana Sabaini