❓ 20 Curiosidades surpreendentes sobre o Espaço

Hoje vamos falar sobre o espaço e como ele é fascinante, sendo composto por um número incalculável de planetas e estrelas para a mente humana.

No artigo de hoje vamos falar sobre 20 curiosidades sobre o espaço, espero que gostem do que vão ler hoje. Então chega de enrolação e prepare-se para a decolagem.

1 - Os dois planetas do sistema solar que não possuem luas

Em nosso sistema solar existem cerca de 176 luas orbitando os planetas, com exceção de Mercúrio e Vênus. Um outro fato interessante sobre isto é que algumas luas são maiores que o planeta mercúrio.

2 - O que é um ano-luz

Basicamente um ano-luz é a distância que a luz percorre durante um ano, sendo que a luz se move em uma velocidade aproximada de 300.000 quilômetros por segundo, assim um ano-luz equivale a cerca de 9.460.536.068 quilômetros.

3 - O pôr do sol em Marte tem a coloração azul

O nosso vizinho vermelho diferente do entardecer do nosso planeta, possui o seu pôr do sol na coloração azulada. A explicação é que a atmosfera de Marte possui partículas finas que permite que a luz azul entre na sua atmosfera com mais eficiência, do que as cores vermelho, amarelo e laranja.

4 - O planeta mais quente

Muitos acham que mercúrio é o planeta mais quente do sistema solar devido a sua proximidade do sol. Entretanto quem leva esse título é Vênus, aonde esse planeta possui muitos gases na sua atmosfera criando um efeito estufa, fazendo com que a temperatura do planeta chegue a 462 graus celsius na sua superfície.

5 - Pegadas da lua nunca desapareceram

6 - Tamanho da via Láctea

A Via Láctea possui cerca de 105.700 anos anos-luz de comprimento, se você fosse utilizar a nossa espaçonave mais moderna, demoraria cerca de 450.000.000 de anos para chegar somente ao centro da nossa galáxia.

7 - O planeta com mais luas

Júpiter é o planeta com mais luas no nosso sistema solar, com ao todo de 79 luas. Um outro fato interessante é que uma das luas de Júpiter, chamada de Ganimedes, possui um diâmetro maior que o planeta Mercúrio.

8 - Lixo espacial

O nosso espaço também possui lixo, o lixo espacial é constituído por peças de foguetes ou satélites que não são mais utilizados, esses objetos orbitam o nosso planeta numa velocidade 10 vezes maior do que uma bala de arma de alta velocidade.

Esse lixo é perigoso no espaço, pois uma colisão pode gerar uma reação em cadeia de objetos de chocando um contra os outros, que se resulta numa espessa nuvem de detritos que tornaria a viagem espacial perigosa.

9 - Quanto tempo dá para viver sem um traje espacial?

Uma pessoa não duraria cerca de 15 segundos no espaço sem o traje espacial, pois como não há pressão no espaço o ar irá se expandir. Que significa que o ar dos seus pulmões se expandiria e rasgaria os tecidos dos órgãos, e o seu corpo utilizaria todo o oxigênio do seu sangue em cerca de 15 segundos.

Outras consequências de não ter o traje são a perda do controle do intestino, o sangue iria ferver e inchaço.

10 - A estação espacial Internacional é do tamanho de um campo de futebol americano

A Estação Espacial Internacional possui cerca de 357 pés (108,81 metros) de comprimento, sendo apenas três pés menor que um campo de futebol americano.

11 - A lua é menos larga que a Austrália

A Austrália é cerca de 600 quilômetros mais larga do que o diâmetro da lua.

12 - Quanto tempo leva para pôr um traje espacial?

Leva cerca de 45 minutos para colocar o traje espacial, este processo é longo para garantir a máxima segurança do astronauta, aonde qualquer erro pode ser fatal.

13 - As fezes dos astronautas devem voltar para Terra através das naves espaciais

Como os astronautas não podem fazer um movimento intestinal regular na gravida zero. As suas fezes são sugadas por uma máquina, aonde são reunidas e depois enviadas para o nosso planeta para o descarte, onde as fezes queimarão na atmosfera.

13 - As fezes dos astronautas devem voltar para Terra através das naves espaciais

Como os astronautas não podem fazer um movimento intestinal regular na gravida zero. As suas fezes são sugadas por uma máquina, aonde são reunidas e depois enviadas para o nosso planeta para o descarte, onde as fezes queimarão na atmosfera.

14 - O planeta mais rápido do sistema solar

Mercúrio é o planeta mais rápido, sendo que ele orbita a cerca de 65.000 quilômetros mais rápidos que a Terra. Um ano no planeta dura apenas 88 dias terrestres.

15 - Sempre vemos o mesmo lado da lua

Nós sempre vemos o mesmo lado da lua, pois o satélite natural da terra gira o seu eixo ao mesmo tempo que orbita a terra.

16 - Chove ácido e neva metal em Vênus

O planeta está cheio de ácido sulfúrico, que faz com os metais do planeta se tornem líquidos, gasosos e sólidos, em sua atmosfera antes de chover no planeta.

17 - A Lua se afasta da terra todos os anos

O nosso satélite natural se distancia do nosso planeta cerca de 4 cm por ano, sendo que os cientistas estimam que a Lua sairá do campo gravitacional da Terra daqui um bilhão de anos.

18 - Urano rotaciona de lado

O planeta Urano é o único do sistema solar que gira de lado em seu eixo. Os cientistas especulam que uma colisão fez o planeta girar dessa forma.

19 - Não se sabe quantas estrelas tem o universo

Dado o tamanho colossal do espaço se torna impossível saber com precisão quantas estrelas temos. Sendo que os cientistas só estimam quantas estrelas tem na nossa galáxia a Via Láctea, aonde é estimado que existem pelo menos entre 200 – 400 bilhões de estrela.

20 - Pode existir um planeta feito só de diamante

Segundo pesquisadores sugere que um planeta rochoso chamado de 55 Cancri, possui o dobro do tamanho do nosso planeta, e que pode ter a sua superfície composta por grafite e diamante. Este planeta está a cerca de 40 anos luz de distância, porém ele é visível a olho nu e se localiza na constelação de Câncer.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também dos outros.

Até a próxima!

❓ Curiosidades - Antonio Filho