🍿 7 curiosidades do desenho "CAVALO DE FOGO" que você não sabia!

“Foi quando correndo eu vi um cavalo de fogo ali...”

Se você tem mais de trinta anos, com certeza leu o trecho acima cantando, igual a abertura do grande clássico que passava nas manhãs do SBT: “Cavalo de Fogo” de 1986.

O desenho é um típico conto de fadas: a princesa Sara, do planeta Dar-Shan, foi salva pelo Cavalo de Fogo quando ainda era um bebê das mãos da bruxa Lady Diabolyn. De lá, o animal a levou para um rancho em outra dimensão e a deixou na porta de um fazendeiro humilde, o Sr. John Cavanaugh.

Quando nossa heroína Sara completa 13 anos, ela percebe que seu medalhão começa a brilhar. Então Cavalo de Fogo aparece e conta à menina que ela é uma princesa filha do príncipe Kevin e da Rainha Sarana, e que precisa voltar para seu Planeta para salvar o lugar das garras da bruxa Diabolyn.

Para ajudar na missão, Sara conta com criaturas mágicas e os amigos Dorin, Brutos e Alvinar.

Sara então fica indo e voltando de seu reino em outra dimensão, sempre dividida qual é relamente seu lugar no mundo.

O desenho conquistou uma legião de fãs por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, e a miniatura do cavalo de fogo chegou a ser um dos brinquedos mais vendidos nos anos 80 e 90!

Vamos ver 7 curiosidades desse desenho que amamos tanto:

1 – ESTÚDIO FAMOSO

“Cavalo de Fogo”, no original americano “Wildfire” (“Fogo Selvagem” em português), foi uma série animada produzida pelos estúdios Hanna-Barbera, o mesmo que produziu outros clássicos da nossa infância como “Os Flinstones” (1960), “Os Jetsons" (1962) e "Scooby-Doo" (1969).

"Scooby-Doo" (1969)

2 – POUQUÍSSIMOS EPISÓDIOS

Acredite se quiser, mas "Cavalo de Fogo" só teve 13 episódios!

O primeiro, chamado "A Única Futura Rainha", mostrava Diabolyn usando o vestido de ouro feito por casulos dos bebês roubados.

Pra você que é mais jovem e assiste tudo de uma vez sua série na Netflix, deixa eu explicar: Nós só víamos quando passava na TV, no horário que a TV queria.

E eram tantos desenhos e tantos dias, que nem notávamos que ele possuía somente essa quantidade de episódios.

3 – UM EPISÓDIO ESPECIAL

Um dos episódios mais sombrios e emocionantes foi o quinto, chamado "Um Encontro no Passado", que poderia ter sido o último do desenho.

Nele, Sara cai no portal em que a leva para Dar-Shan anos antes de ter nascido e no dia em que sua mãe, a Rainha Sarana, iria se casar com o Príncipe Kevin, seu pai.

Várias revelações são mostradas nesse episódio, como o dia em que Sara conhece o Cavalo de Fogo, que a inveja que Diabolyn sentia da própria irmã (a mãe de Sara) era por não pertencer ao trono do reino e, por isso, lançou a maldição na família.

E, por fim, quando a princesa volta à Terra descobre que que seu pai adotivo, John Cavanough, é o Príncipe Kevin, seu pai verdadeiro que foi levado para a Terra para se livrar da maldição de Diabolyn (que plot twist!).

Apesar de ser o típico final feliz de uma história, o último episódio de verdade do desenho foi aquele em que Cavalo de Fogo se tornaria o rei do Santuário dos Cavalos, mas renunciou a coroa para se dedicar ao planeta de Sara.

4 – EPISÓDIO PERDIDO?

Entre os fãs do desenho, há uma teoria de que o primeiro episódio de "Cavalo de Fogo", era bem diferente do original.

Nele, Sara teria o mesmo rosto de Alvinar e lembrava um demônio, mesmo sendo do bem (Caramba). Nessa versão, o pai adotivo da garota conheceria a verdadeira identidade dela.

Reza a lenda que os estúdios Hanna-Barbera ficaram com medo de que o desenho poderia ser banido pela aparência da princesa, então recriaram a menina e também modificaram a história.

Por mais que essa história seja interessante, não há indícios concretos de que esse episódio "perdido" realmente tenha existido.

5 – DUBLADORES SUPER FAMOSOS

Miriam Ficher e Luiz Feier Motta são as vozes brasileiras de Sara e Cavalo de Fogo.

Luiz Feier Motta e Miriam Ficher, dubladores brasileiros do Cavalo de Fogo e da Sara

Miriam também dubla as atrizes Drew Barrymore, Angelina Jolie, Jodie Foster, Nicole Kidman, Uma Thurman, Winona Ryder, Juliette Lewis e Meg Ryan na maioria das versões brasileiras dos filmes em que elas atuaram.

Luiz é conhecido como o dublador de Silvester Stallone, Morgan Freeman, Steven Segal e narrador do desenho "Meninas Superpoderosas", entre outros trabalhos.

6 – AMADO POR TODAS AS CRIANÇAS

O público alvo da animação eram as meninas, mesmo assim, aqui no Brasil o desenho foi bem recebido por todas as crianças.

Sua primeira exibição nos Estados Unidos aconteceu em 13 de Setembro de 1986.

7 – A ABERTURA ICÔNICA

O tema de abertura do desenho (aquela música que todos sabemos a letra de trás pra frente), é famoso por ser desafinado.

Foi interpretado pela dubladora Maria da Penha Esteves, que dublava o cavalinho Brutus – sim, Brutus é dublado por uma mulher, o que não é incomum no mundo da dublagem. Sabia que até o Baby da “Família Dinossauro” foi dublado aqui no Brasil por Marisa Leal, uma mulher que tinha 30 anos na época?

Segundo a Miriam Ficher , que dava voz à Princesa Sara, a versão original da canção também tinha essa "desafinada" tão marcante.

“Cavalo de Fogo” é um desenho atemporal, que marcou a infância de muitas crianças e ainda marcará muitas gerações.

E você? Também amava essa pérola?

🍿 Luana Sabaini