❓ 16 curiosidades surpreendentes sobre Cães

No artigo de hoje vamos falar dos nossos melhores amigos do reino animal, os cães, que são animais bastante companheiros e falaremos deles hoje aqui.

Hoje falaremos sobre 16 curiosidades mais um fato extra sobre os cães, espero que gostem muito do que vão ler. Então chega de enrolação pegue seu cão se tiver e vamos ler os fatos a seguir!

1 - Nos filmes da franquia Star Wars os Ewoks foram baseados em um cachorro

Se você é fã dos filmes Star Wars vai adorar esse fato, os Ewoks que aparecem no Episódio VI da franquia são baseados no cachorro da família segundo George Lucas.

2 - A música dos Beatles que tem uma frequência que só os cachorros podem ouvir

Em uma das músicas do Beatles ‘A Day in the Life’ segundo Paul McCartney em uma entrevista em 2013, ele acrescentou no final dessa música uma frequência que somente os cachorros podem ouvir.

3 - No naufrágio do Titanic sobreviveram três cães

Segundo o site Vetstreet afirma que três cães que estavam no Titanic conseguiram sobreviver ao naufrágio do navio, ambos os três estavam na primeira classe do navio. Um deles eram um filhote da raça Pomerânia no qual o seu dono enrolou um cobertor, e onde todos pensavam ser um bebê, além de outros dois um também da raça Pomerânia e um Pequinês que conseguiram fugir do trágico naufrágio do navio.

4 - O cachorro mais alto do mundo

O cão mais alto do mundo foi um Dogue Alemão chamado de Zeus, ele media cerca de 44 polegadas (cerca de 111 centímetros) de altura, sendo que entrou para o Livro de Recordes Mundiais do Guinness.

5 - A raça Galgo Inglês corre mais rápido do um Guepardo em uma corrida de Longa Distância

Em uma corrida de longa distância um Galgo Inglês venceria um Guepardo, essa raça de cão é de excelentes corredores em longas distancias, aonde eles podem manter uma velocidade média de 56 quilômetros por hora por cerca de 11 quilômetros.

Enquanto um guepardo consegue correr cerca de 120 quilômetros por hora, entretanto numa distância de 180 até 270 metros de distância, ou seja, o guepardo pode ficar na frente no início da corrida, mas logo seria superado pelo Galgo Inglês.

6 - Os seus focinhos são molhados para ajudar a sentir os cheiros

Os narizes dos cachorros estão sempre molhados para ajuda-los a absorver melhor os produtos químicos do cheiro, aonde o seu nariz libera um muco especial que o ajuda a absorver esses produtos, sendo que em seguida eles lambem o seu focinho para prova-los assim ajudando entender que cheiro é esse.

7 - Eles possuem um paladar menos desenvolvido que dos humanos

Os cães tem somente um sexto das papilas gustativas que os humanos possuem, enquanto os humanos possuem 9.000 papilas os cachorros tem somente 1.700 papilas, sendo que por isso que os cães são menos seletivos para a sua alimentação.

8 - Eles sonham como os humanos

Pesquisadores descobriram que os cães possuem padrões de sono e de atividade cerebral bem parecidos com os dos humanos, sendo que as raças pequenas sonham mais do que as raças grandes. O site Psychology Today diz que os cães estão sonhando por atividades como brincar no ar livre ou de perseguir o rabo.

9 - Eles suam pelas patas

Os cães somente possuem glândulas sudoríparas em suas patas, sendo que para se resfriarem é usada a sua respiração ofegante.

10 - Cada nariz de um cão é único

Um nariz de cão é equivalente igual a uma impressão digital humana, sendo que cada focinho tem um padrão único de vincos e cristas.

11 - Eles não enxergam só em preto e branco

Contrariando a crença popular que os cães só enxergam em tons de preto e branco, eles conseguem sim ver espectros de cores. Entretanto eles possuem dificuldade de diferenciar tons de verde e vermelho, aonde a maioria das vezes aparecem apenas como cinzas ou nas cores marrons, enquanto nos tons amarelos e azuis eles são modernamente claros para eles.

12 - Eles possuem três pálpebras

Os cães possuem ao todo três pálpebras, sendo uma superior, uma inferior, e uma para o interior conhecida como pálpebra nictitante, aonde ela serve para proteger a córnea de um clima severo, para a produção de lágrimas, e como um tecido linfoide que está relacionado a função imunológica.

13 - O bocejo de um cão não é igual de um humano

Quando um cão boceja pensamos que significa a mesma coisa de quando nós fazemos isso, que o animal está com sono. Sim é um sinal de cansaço, mas pode significar outras coisas também, eles utilizam para se acalmarem, os bocejos repetidos por filhotes podem significar também que o seu filhote está ansioso ou estressado. Então deve sempre avaliar o contexto da situação que pode ajudar a descobrir o que está ocorrendo.

14 - Eles têm mais músculos na orelha do que os humanos

Os cães tem cerca de 18 músculos em suas orelhas contra apenas 6 dos humanos, que significa que eles podem movê-los em diversas direções e ouvir sons diferentes com cada ouvido.

15 - Os filhotes nascem surdos e cego

Os filhotes de cães ainda estão se desenvolvendo quando recém nascidos, seguindo o site Psychology Today os seus canais auditivos e olhos estão ainda fechados. Sendo que a maioria dos filhotes responde ruídos ou abre os olhos depois de duas semanas depois de nascidos.

15 - Os filhotes nascem surdos e cegos

Os filhotes de cães ainda estão se desenvolvendo quando recém nascidos, seguindo o site Psychology Today os seus canais auditivos e olhos estão ainda fechados. Sendo que a maioria dos filhotes responde ruídos ou abre os olhos depois de duas semanas depois de nascidos.

16 - Eles respiram de maneira diferente do que os humanos

Os seres humanos inspiram e expiram da mesma forma, entretanto os cães inspiram pelas suas narinas e expiram pelas fendas laterais do nariz. Essa forma de respirar do cão faz com que ele esteja sempre recebendo novos cheiros.

17 – FATO EXTRA - Raças de cães que se dão bem com gatos

Caso você é um dono de um gato e procura ter um cão que não vai lutar com o felino, procure pelas seguintes raças: Queixo japonês, Golden retriever, Labrador retriever, Beagles e Papillon. Mas lembrando que cada cachorro tem a sua personalidade, então pode ocorrer que ambos não sejam grandes amigos.

Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também das outras.

Até a próxima!

❓ Curiosidades - Antonio Filho