❓ 16 curiosidades novas e surpreendentes sobre alimentos que você não sabia!

Hoje daremos continuidade nos fatos sobre alimentos, no artigo vamos falar sobre alguns medos culinários, como também do alimento mais roubado e de vegetais usados como forma de pagamento.

Serão ao todo 16 fatos mais um fato extra, espero que vocês gostem do que vão ler hoje. Então chega de enrolação e vamos nos deliciar nos fatos a seguir.

1 - Medo de Cozinhar

Mageirofobia é o nome da pessoa que tem medo de cozinhar, algumas das possíveis causas desse pavor são: o medo da reprovação ou aprovação social, a precisão em relação as instruções com a receita, entre outras causas.

2 - O alimento mais roubado do mundo

O queijo é o alimento mais roubado do planeta, sendo que 4% de todo queijo existe acaba sendo “levado”. E o mais incrível disso é que existe um mercado negro dos queijos.

3 - Araquibutirofobia

Esse é o nome dado para pessoas que tem o medo irracional de que a pasta de amendoim ficar presa no céu na boca.

4 - A data de validade da água engarrafada não tem nada a ver com a água

Primeiramente a água não tem validade, mas a garrafa na qual está armazenada tem. A data de validade existe, pois quando vence a garrafa de plástico começa a vazar produtos químicos na água. Mas pode ficar tranquilo que eles não são prejudiciais, o que ocorre é que eles deixam a água com um sabor menos fresco.

5- O chocolate era usado como moeda nas civilizações antigas do Mexico e da América do sul

Um fato surpreendente sobre o chocolate, é que os Astecas adoravam as sementes de cacau que não podiam ser cultivadas na região da sua civilização. Eles negociavam os grãos do fruto com a Civilização Maia como um sistema de dinheiro.

6 - Vegetais como salário

No Egito antigo rabanetes, cebolas e alho eram dados aos trabalhadores como salário. Principalmente os rabanetes, pois ajudava para doenças infecciosas.

7 - Mel é vomito de abelha

Basicamente o mel é vomito de abelha, sendo que elas coletam o néctar o bebendo e mantém ele em seu estomago, quando elas chegam de volta a colmeia elas regurgitam o néctar nos favos.

8 - Ninguém sabe ao certo a origem dos Cookies

Existe teorias para quem criou os Cookies de chocolate, uma delas sugere que Ruth Wakefield que ficou sem nozes para fazer biscoito de sorvete, e que utilizou pedaços de chocolate no lugar. A outra teoria é que os pedaços de chocolate caíram acidentalmente na batedeira, porém essa história nunca foi confirmada.

9 - Há mais vitamina C em uma xícara de couve do que uma laranja

Todos sabemos que a laranja é rica em vitamina C, mas uma xícara de couve pode conter bem mais vitamina C do que o fruto.

10 - A banana que compramos no supermercado são clones da mesma banana

A banana Cavendish (conhecida popularmente com banana nanica) não possui sementes, sendo que a sua reprodução é feita de forma assexuada, que significa que na maioria das vezes os agricultores utilizam estacas de caules subterrâneos.

Como elas não são geneticamente diversas, existe uma preocupação dos cientistas que o fruto pode ser vulnerável a fungos e doenças.

11 - Espinafre não é muito rico em ferro

Você pode ter ouvido que o espinafre é extraordinariamente rico em ferro, embora ele não seja tão rico desse mineral como a reputação diz. Uma das histórias diz que um ponto decimal colocado na posição errada no ano de 1870, mostrava que o espinafre tinha 35 gramas de ferro invés de 3,5 gramas que o vegetal tinha na realidade. Uma outra história diz que o erro do cálculo da quantidade de ferro, foi ocasionado por um equipamento do laboratório que estava contaminado, fazendo assim a medição errada. Sendo que o espinafre contém a mesma quantidade de ferro do que outros vegetais folhosos.

12 - Você consegue prova o alho com a pele

O cheiro forte do alho vem de uma substância química chamada de alícina, ela é tão poderosa que pode ser absorvida através de sua pele pela corrente sanguínea, chegando em sua boca e nariz como você estivesse provando o alho.

13 - Os sinais de rádio e batatas

As batatas tem a capacidade de absorver e refletir sinais de onda de rádio, sendo que no ano de 2012 a Boeing quis testar o seu sinal sem fio em um novo avião, e foram utilizados enormes sacos de batatas nos assentos da aeronave.

14 - O que é essa parte branca do ovo

Quando você quebra um ovo você já reparou que dentro dele existe uma coisa branca que está grudada na gema, o nome disso é chalaza e é uma proteína que pode anexar a gema na casca, a protegendo e deixando ela no centro do ovo.

15 - Não é padrão comer lanche rápido como pipoca no cinema

Diferente daqui que o padrão é pedir pipocas como um lanche durante a seção de um filme, em outros países não é assim, por exemplo na colômbia as formigas secas é uma opção bastante popular, enquanto os coreanos gostam de consumir um saco de choco seco e na china eles adoram comer ameixas salgadas secas.

16 - Inicialmente a lagosta era comida da classe trabalhadora

Antigamente as lagostas eram consideradas insetos do mar, e que eram difíceis de vender. Sendo que quando pego o costume era de devolver para a água ou era dado para os servos, havia também até uma lei de quantas lagostas você poderia dar a um prisioneiro, pois era considerado muito cruel servir esse tipo de alimento.

17- FATO EXTRA - Pimenta preta era um luxo na idade média

Durante a idade média, a pimenta preta era considerada um luxo, sendo que o navegador português Vasco da Gama foi o primeiro a chegar nas Índias com a missão de pegar especiarias, com por exemplo a pimenta preta.

Chegamos ao final do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros textos dessa categoria, com também das outras.

Até a Próxima!

❓ Curiosidades - Antonio Filho