🌎 15 Fatos surpreendentes sobre Nova York que você não sabia!

Vista de panorâmica de Manhattan em Nova York

Conhecida como “Big Apple” a cidade de Nova York, além de ser o coração financeiro dos Estados Unidos, ela também é um grande centro cultural onde diversas nacionalidades se encontram. Mas o que sabemos de fato sobre a cidade? No artigo de hoje vamos ver e nos surpreender sobre os fatos da cidade. Vamos lá conferir!

1 - Significado do apelido de Big Apple

Sabia que Nova York tem o apelido de The Big Apple, essa denominação se deriva de uma coluna de jornal sobre corridas de cavalos nos anos 1920, quando um jornalista ouviu de cuidadores de cavalos de Nova Orleans chamarem a cidade de tal apelido, tal expressão era utilizada como alusão a Big Money (muito dinheiro) em relação ao prêmio das corridas de cavalos mais popular da cidade.

2 – O Empire State Building possui o seu próprio código postal

Um dos maiores e mais icônicos edifícios de Nova York, o Empire State Building dada a sua magnitude possui o seu próprio código postal, caso queira enviar algo endereçado ao edifício o seu CEP é o 10118.

3 - O que é aquela fumaça que sai dos bueiros

Comum de se ver em séries e filmes que se passam na cidade, vemos uma fumaça que sai dos bueiros, mas o que seria essa fumaça?

É nada mais que o vapor d’agua gerado pelas “steam stations” que são maquinários para fornecer aquecimento e refrigeração no subsolo da cidade, para 1700 edifícios de Manhattan. Os vazamentos a vapor são frequentes, pois esse sistema foi concebido no século XIX, sendo que aqueles lugares que tenham grandes vazamentos, são isolados e postos nos bueiros tubos de borracha para direcionar o vapor acima do trânsito, evitando que esse vapor atrapalhe os motoristas.

4 - Cidade de várias línguas e povos

Cerca de 37% das pessoas que vivem na cidade são de outras nacionalidades, por causa dessa população diversa estudiosos afirmam que na cidade é falado mais de 800 idiomas, entretanto outros afirmam que na realidade um pouco mais de 200 idiomas.

Nela também se localiza a maior comunidade de origem hispânica do que qualquer outra cidade americana, a maior população judaica fora de Israel e a maior comunidade chinesa fora da Ásia. Só assim tendo a dimensão de como a cidade é multicultural e diversa.

Mesmo com a discussão do número exato de línguas faladas na cidade, ela continua sendo a cidade com a maior diversidade linguística do mundo.

5 – O bairro Brasileiro

Um dos diversos bairros que Nova York possui, o bairro de Astoria se destaca por ter uma considerável comunidade de brasileiros estabelecida por lá, localizada no distrito do Queens sendo a uma das maiores comunidade brasileiras no exterior.

6 - Central Park é maior que um país

Localizado em Manhattan, o Central Park é maior que um país! O parque possui cerca de 843 acres (3,41 km²) contra os 520 acres (2,10 km²) de Mônaco.

7 - O primeiro nome da cidade era Nova Amsterdã

Inicialmente Nova York tinha esse nome pois foi fundada pelos holandeses, sendo fundada em 1626 tinha como função ser um entreposto comercial do que um centro urbano, a região de fato não era uma colônia, mas sim pertencente a Companhia Holandesa das índias Ocidentais.

Como a região não era lucrativa aos Holandeses, e ao mesmo tempo o Império Britânico tinha planos de colonizar a região, a Companhia Holandesa das índias Ocidentais cedeu a região em troca do atual Suriname, e o local conhecido com Nova Amsterdã foi rebatizada de Nova York em 1664 agora sob domínio britânico.

8 - A Estátua da Liberdade foi um presente dado pelos franceses

Um dos monumentos mais famosos de Nova York e do mundo, foi um presente dado pela França para os Estados Unidos em 1886 em comemoração pelo centenário da Independência do país. A estátua foi enviada em 350 peças dentro de 214 caixas, sendo que levou cerca de 4 meses para a sua montagem.

Uma curiosidade relacionada a estátua foi a participação de Gustave Eiffel que participou na concepção de seu design, para quem não sabe Eiffel foi o mesmo criador da torre Eiffel.

A estátua se localiza na Ilha da Liberdade

9 - Peidar dentro de uma igreja é considerado uma contravenção

Uma lei que a cidade possui e que os Nova Iorquinos devem obedecer, é de que evitar de fazer barulhos dentro de um raio de cem pés dentro de um templo religioso, que atrapalhe ou que perturbe alguma celebração, enterros ou memoriais. Ou seja, caso você peide pode ser indiciado por contraversão por perturbação.

10 – Cowboys faziam patrulhas em Manhattan

Até o ano de 1941 os Cowboys eram responsáveis por fazer patrulhamento no lado oeste do distrito de Manhattan, eles tinham como função de evitar possíveis acidentes com a entrada dos trens de carga, retirando até a força as pessoas que estivessem no caminho dos trens.

11 – Se Brooklyn fosse uma cidade

Brooklyn é um dos cinco distritos que compõem a cidade, sendo o mais populoso da cidade. Para ter uma dimensão se o Brooklyn fosse uma cidade ela seria a quarta maior dos Estados Unidos, estando atrás da própria Nova York, de Los Angeles e Chicago.

12 – Sede das Nações Unidas

Na cidade se localiza a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) desde o ano de 1952, a sede é considerada território internacional, nela estão os principais órgãos e também aonde é realizado a assembleia geral.

A sede da ONU se localiza no distrito de Manhattan

13 – Lar da terceira Maior Biblioteca do Mundo

Na cidade de Nova York se localiza a terceira maior biblioteca do mundo e a segunda maior dos Estados Unidos, nela se encontra cerca de 50 milhões de livros.

14 – Time Square

Localizada em Manhattan a Time Square é famosa por seus letreiros luminosos, são tantos painéis que a eletricidade consumida por esses letreiros consome o equivalente à de uma cidade de 1 milhão de habitantes, tal luminosidade é tão intensa que pode ser vista no espaço.

15 – Nela ocorreu o primeiro atentado de terrorismo doméstico

Quando se fala em terrorismo e Nova York todos se lembram do atentado do dia 11 de setembro, mas infelizmente a cidade também foi o palco do primeiro atentado terrorista doméstico, isso ocorreu em 1920 quando uma carruagem puxada por cavalos parou em Wall Street, nela possuía explosivos que foram detonados e que mataram 30 pessoas após a sua detonação. Entretanto ninguém foi pego ou responsabilizado.

🌎 Mundo - Antonio Filho