🎥 Joscelyn Savanna: Conheça o caso da criança que nasceu dentro do Big Brother!

Saiba mais sobre o polêmico Big Brother Holandês 2005

No ano de 1999 surgiu na Holanda o reality show Big Brother, o programa foi criado pelo executivo bilionário holandês John de Mol, um dos sócios da empresa Endemol, que é uma produtora de TV especializada em reality shows.

Em 24 de agosto do ano de 2005, após uma pausa de 3 anos sem nenhuma edição do reality show, o criador do programa decidiu voltar a exibir o programa, e um fato nunca antes visto chamou muita atenção dos telespectadores e amantes do reality show, não somente naquele país europeu, mas praticamente em todo o mundo.

Confira a grande polêmica envolvendo essa edição:

Participante Grávida

O que chamou a atenção e chocou é que entre os 13 participantes estava Tanja Slangenberg, de 27 anos, e a moça estava grávida de 7 meses. Tanja disse que “desejava partilhar o momento do parto com a Nação”. Esse desejo de Tanja poderia não ser realizado caso ela fosse eliminada do reality show antes de entrar em trabalho de parto. Devido a curiosidade do público e toda a expectativa envolvendo o assunto, tal fato não aconteceu e Tanja permaneceu na casa enquanto outros 3 participantes foram sendo eliminados, segundo informações do site Wikipedia Holanda.

Parto

Em 18 de outubro de 2005, o tão esperado momento chegou. Tanja entrou em trabalho de parto dentro do Big Brother e teve o nascimento de sua filha realizado dentro do programa, em frente a dezenas de câmeras e sem a privacidade adequada para o momento.

O parto foi humanizado, mas gerou controvérsias entre os especialistas, que alegaram que poderiam ter tido mais cuidado com o momento do nascimento.

As autoridades do país não autorizaram a exibição do parto ao vivo, e o programa exibiu um especial com momentos do pré-natal até o dia do parto, no dia em que a criança nasceu.

Nascimento

Joscelyn Savanna foi a única criança a nascer dentro de um Big Brother, um quarto especial foi preparado e decorado para o nascimento, Tanja contou com o apoio de sua mãe e de uma parteira. A menina nasceu saudável, pesando 2.980 gramas e medindo 47cm.

Ausência de médico

Nenhum médico ou qualquer outro profissional de saúde acompanhou o nascimento da criança. Após o nascimento, enfermeiras fizeram visitas diárias para ver o estado de saúde da mãe e da filha.

Aplausos

Quando Tanja voltou para a sala da casa, foi aplaudida pelos outros participantes, que diziam estar orgulhosos dela.

Interesse do público

Segundo dados da SKO, que é o Instituto de Audiência Holandesa, quase 1 milhão de telespectadores assistiram o programa no dia do parto da criança. Devido ao alto número de pessoas que se interessaram em assistir o episódio, a emissora reprisou por várias vezes o dia desse acontecimento inédito.

Palavras do diretor

Um dos fundadores do Big Brother, Paul Romer, diretor da Endemol Netherlands, disse: “Este foi um dos momentos mais emocionantes que alguma vez tivemos no Big Brother”.

Comemoração

No dia do nascimento de Joscelyn Savanna, a emissora distribuiu champanhe para todos os participantes que ainda estavam na casa.

Permanência da criança na casa

As autoridades do país autorizaram a permanência da criança no programa, desde que, ela ficasse em um quarto sem câmeras, adaptado e separado do restante dos participantes, e uma pessoa foi autorizada a entrar no programa para ajudar a mãe nos cuidados com a recém-nascida. A criança estava autorizada a ser entregue aos familiares para que Tanja concluísse o programa. A entrada dos avós na casa também foi permitida, para que eles pudessem ter contato com a recém-nascida mais famosa do país.

Trabalho Infantil

A Holanda possui regras rígidas para trabalho em shows, teatro ou TV realizado com crianças pequenas. De acordo com as leis da Inspetoria do Trabalho Holandesa, o caso foi enquadrado como um trabalho de um ator mirim, sendo permitido a filmagem da pequena Joscelyn no período de máximo 2 horas por dia, e não poderia exceder o limite de 8 dias de filmagem.

Tabagismo

Uma grande polêmica apareceu com essa situação, que foi o fato da mãe fumar durante a gestação, por inúmeras vezes, via-se Tanja com um cigarro aceso nas mãos, e isso acabou chamando atenção da comunidade médica, do público e das autoridades de saúde para o alerta sobre o tabagismo durante a gravidez. Segundo a BBC foi iniciado um debate sobre o assunto.

Discussão Nacional

O Partido Governista dos Democratas Cristãos criticou a participação da criança no reality e iniciou-se uma discussão em todo o país sobre esse caso. Tanja Slangenberg, por outro lado, se defendeu e disse ao jornal The Teelegraaf: “ Acho que meu filho terá orgulho disso depois”.

Tudo pela audiência

O canal de TV Talpa, propriedade do criador do Big Brother, John de Mol, é a estação de TV que transmitiu o reality show e foi acusado de exploração para aumentar a audiência, já que fotos da mãe e da criança foram publicadas no site oficial do programa.

Pai da criança

Outro assunto muito falado na mídia foi sobre o pai da criança, que gostava da fama que estava recebendo, mas não queria responsabilidade com a filha. O nome do rapaz não foi divulgado.

Desistência

Mesmo com a grande audiência e com as adaptações na casa para acolher a mãe e a criança, Tanja Slangenberg abdicou da chance de ganhar o prêmio, e para o bem de sua filha, tomou a melhor atitude que poderia ter tomado como mãe e decidiu deixar a casa do Big Brother.

No 65ª dia de confinamento, poucos dias após o parto, Tanja comunicou sua decisão, e saiu da casa mais vigiada da Holanda, para cuidar melhor de sua filha, terem mais privacidade e mais tempo juntas.

Outro fator que contribuiu para essa decisão, é que, segundo Tanja ela estava sendo criticada e maltratada pelos outros participantes do reality show holandês.

Fim do programa

No dia 22 de dezembro, após 121 dias, o programa acabou. O campeão foi o bancário Joost Hoebink, na época com 21 anos, que levou para casa o prêmio de US$ 491 mil.

🎥 Lorena - Reality Show