Famosos, recordes, muro divisor e pandemia do corona vírus, vamos relembrar o inesquecível Big Brother Brasil 20.
No ano de 2020 o reality show Big Brother Brasil completou 20 temporadas e foi exibido entre os dias 20 de janeiro e 27 de abril de 2020, com 98 episódios foi a temporada mais longa até então e o programa que mais trouxe novidades para o público. Foi apresentado por Tiago Leifert e teve a direção de Boninho e Rodrigo Dourado.
Confira 16 curiosidades sobre a temporada.
1 – Escolha dos participantes
Pela primeira vez, metade dos participantes escolhidos não precisaram fazer a inscrição e passar pelas entrevistas.
Tratava-se de pessoas famosas, já conhecidas pelos seus trabalhos na TV ou internet, que foram convidadas para participar do programa.
2 – Muro Divisor
Um muro dividia a casa em duas partes, de um lado os participantes famosos, chamado de camarote, no outro lado estavam os anônimos, chamados de pipoca.
Eles só se comunicavam por voz e na estreia do programa fizeram uma prova valendo a imunidade para todos do grupo, onde o grupo pipoca foi o vencedor.
O muro foi derrubado no segundo dia e todos puderam se conhecer.
3 – Participantes
Grupo Camarote:
Alexandre da Silva Santana (Babu Santana) – Ator
Bianca Andrade da Silva (Boca Rosa) – Empresária e influenciadora digital
Gabriela Piedade Martins (Gabi Martins) – Cantora
Jaime Young-Lae Cho (Pyong Lee) – Hipnólogo e youtuber
Lucas Yan Cabral Azeredo Chianca (Lucas Chumbo) – Surfista
Mariana Decânio Gonzalez (Mari Gonzalez) – Influenciadora
Manoela Latini Gavassi Francisco (Manu Gavassi) – Atriz e cantora
Petrix Stevan Aguiar Barbosa – Ginasta
Rafaella Freitas Ferreira de Castro (Rafa Kalimann) – Influenciadora
Grupo Pipoca:
Daniel Xavier Lenhardt – Modelo e ator
Flayslane Raiane Pereira da Silva – Cantora
Felipe Antoniazzi Prior – Arquiteto
Gizelly Bicalho Abreu – Advogada criminalista
Guilherme Napolitano Camargo Mariotto Pieroni – Modelo e jornalista
Hadson da Silva Nery – Ex-jogador de futebol
Ivy Moraes Barbosa – Modelo
Lucas Becker Gallina – Fisioterapeuta
Marcela Olmedo McGowan – Ginecologista e obstetra
Thelma Regina Maria dos Santos Assis -Médica anestesista
Victor Hugo Silva Teixeira – Psicólogo
4 – Teste de fidelidade
Alguns dos homens da casa resolveram colocar as mulheres em uma situação complicada perante seus maridos ou namorados.
O plano era seduzir as meninas comprometidas para que a imagem delas fosse prejudicada com o público e elas fossem eliminadas.
Marcela e Gizelly descobrem o plano e contam para Mari, um dos principais alvos dos meninos, a sister chora copiosamente ao descobrir que a queriam prejudicar.
O restante das mulheres da casa foram confrontar os homens envolvidos, que negaram a história, e a partir daí iniciou-se uma grande briga entre mulheres e homens, e o combate ao machismo foi a pauta principal do programa.
5 – Casa de Vidro
No primeiro dia de programa, o apresentador Tiago Leifert informou ao público que a Casa de Vidro voltaria ao programa.
A Casa de Vidro foi montada no Shopping Via Parque no Rio de Janeiro com quatro pessoas disputando duas vagas.
Ivy Moraes e Daniel foram os escolhidos pelo público e entraram na casa, fazendo parte do grupo pipoca.
6 – Covid-19
Com a chegada da pandemia ao Brasil, e o número de casos aumentando a cada dia, várias medidas precisaram ser adotadas para garantir a segurança dos participantes e funcionários da emissora.
Pela primeira vez na história do programa, o apresentador do programa passou informações externas para dentro da casa, levou um médico infectologista para esclarecer possíveis dúvidas e informou aos participantes o estado de saúde de seus familiares.
Os shows passaram a ser remotos e exibidos em um telão, o programa não tinha mais plateia nas eliminações e o número de funcionários que tinham acesso a casa foi reduzido.
7 – Cat BBB
Foi também em 2020 que tivemos o humorista Rafael Portugal apresentando o quadro CAT BBB, onde ele atendia ligações de telespectadores e fazia piada com os acontecimentos do programa.
8 – Punição
Daniel, que entrou no programa graças a Casa de Vidro foi o recordista de punições na casa. O rapaz levou inúmeras punições, a maioria delas pelo não uso do microfone, chegando a fazer com que a casa toda perdesse estalecas pelo seu descuido. Um dos momentos mais inesquecíveis dessa edição, foi Felipe Prior perdendo estalecas propositalmente para se “igualar” a Daniel, para Prior a casa estava passando a mão na cabeça de Daniel, pois todos eram prejudicados com as punições e ninguém reclamava com Daniel.
9 – Água potável
A cantora Flayslane deu o que falar em uma festa, a sister estava embriagada e Hadson insistia para que ela fosse beber água para se hidratar. Foi aí que Flay protagonizou uma das cenas mais estranhas da edição, ela foi se hidratar como haviam pedido, mas bebeu água da piscina.
10 – Bate e Volta
A partir do Big Brother Brasil 20 foi incluída a Prova Bate e Volta, dando a chance dos participantes indicados para a berlinda se salvar vencendo uma prova. O indicado do líder não poderia participar, apenas os indicados pela casa, pelo big fone, contra-golpe ou através de alguma dinâmica.
11 – Contragolpe
Outra novidade inserida nessa temporada foi o Contragolpe, que dá o poder a um participante indicado ao paredão de escolher alguém para enfrentar a berlinda.
12 – Vip e Xepa
Foi também em 2020 que a casa foi dividida em dois grupos, Xepa e Vip, e a escolha de quem ficaria em cada grupo era do líder da semana.
Os escolhidos para o Vip recebiam 1000 estalecas cada para fazer suas compras e tinham uma variedade maior de alimentos para escolher, já a Xepa tinham menos estalecas e o valor dos itens era mais caro, e com pouquíssimas opções de escolha.
As cozinhas também eram separadas.
13 – Recordista de paredão
Babu participou de 10 paredões, sendo eliminado no último paredão da temporada, faltando 2 dias para a final do programa.
O brother foi o participante que mais vezes foi para a berlinda, em todas as 20 temporadas do reality show.
14 – Quarto branco
O Quarto Branco, que já foi considerado polêmico em outras edições, volta nessa temporada como Castigo do Monstro.
Ivy venceu a Prova do Anjo e indicou Felipe Prior para o castigo, ele precisou escolher duas pessoas para o acompanhar, e escolheu Giselly e Manu Gavassi.
Eles foram enviados para o quarto na sexta-feira e ficariam até no domingo, e já estariam no paredão. Os três sairiam antes caso alguém apertasse o botão, e a pessoa a apertar iria para o paredão sozinha, salvando os outros dois.
Após 7 horas de prova, Manu apertou o botão e o castigo foi encerrado.
15 – Guiness World Records
1.532.944.337, foi com esse número que o Big Brother Brasil 20 entrou para o famoso livro dos recordes.
O paredão disputado por Felipe Prior, Manu e Mari registrou a maior quantidade de votos em um programa de televisão no mundo.
Felipe foi eliminado com 56,73% dos votos.
16 – Final feminina
Em uma temporada marcada pela rivalidade entre homens e mulheres, foi formada uma final feminina, onde Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Thelma Assis disputavam a preferência do público e o prêmio de R$ 1,5 milhão.
Os milhões de seguidores que as famosas tinham nas redes sociais não foram suficientes para garantir a vitória, e a participante do grupo pipoca Thelma foi a campeã do Big Brother Brasil 20 com 44,10% dos votos.