Lançada em 11 de fevereiro de 2013, “Mirrors” é o segundo single do álbum “The 20/20 Experience”, terceiro álbum de estúdio de Justin Timberlake.
Mesmo com um vasto currículo musical, podemos dizer que “Mirrors” é um dos maiores hits de Timberlake, se não o maior.
Justin usa a história de amor de seus avós, William (que morreu em 2012) e Sadie, como inspiração e tema central da canção.
“Mirrors” conta a triste história de um amor já saturado de um casal que não se ama mais.
O confuso clipe de “Mirrors”
Com direção de Floria Sigismondi (que já produziu “Try”, de P!nk, e “Fighter”, de Christina Aguilera), o clipe de “Mirrors” possui 8 minutos de duração e conta uma história. Porém, esta história é repleta de idas e vindas temporais fragmentadas ao longo do vídeo, o que torna a compreensão da obra um grande desafio. Contanto, concentrando-se e assistindo a produção com mais preciosismo, a interpretação começa a ficar mais clara.
Em resumo, “Mirrors” conta a história completa de um casal. Desde o dia em que se conheceram ao dia em que a morte os separou. Como já dito no início deste artigo, o casal em questão são os avós de Justin.
Nas primeiras cenas, podemos ver como o casal se conheceu, em um bar nos anos 50. Em seguida, as cenas mostram os mesmos se reencontrando em um parque, depois se casando e esperando um filho.
Por fim, a mulher, agora idosa, já é viúva. E o antigo quarto do casal é o ponto em comum que une todas as cenas do clipe, que transitam ao longo de décadas.
Justin só aparece nos dois últimos minutos de clipe, em um cenário diferente de todas as outras cenas da produção.
O cantor e outras quatro dançarinas dançam entre espelhos e as suas imagens se multiplicam pelos reflexos dos nichos. Ao fim, Justin e uma das dançarinas aparecem de frente um ao outro, como se fossem reflexos. Até que, por fim, a mulher desaparece em fade, e Justin, vê a si mesmo no espelho.
Especula-se que o clipe passa a mensagem de que todas as pessoas estão procurando pelo seu amor, que no caso, seriam as suas próprias características em outras pessoas.
Assista ao clipe de “Mirrors”: