đŸŽ„ 12 Curiosidades do filme “O SilĂȘncio dos Inocentes” (1991) que vocĂȘ nĂŁo sabia!

“O SilĂȘncio dos Inocentes” Ă© um clĂĄssico absoluto do cinema que, desde seu lançamento em 1991, continua a fascinar e aterrorizar pĂșblicos ao redor do mundo. Baseado no romance de Thomas Harris, o filme nĂŁo apenas ganhou o Oscar de Melhor Filme, como tambĂ©m consolidou seu lugar na histĂłria do suspense psicolĂłgico com uma trama intricada e personagens inesquecĂ­veis.


A narrativa gira em torno da jovem agente do FBI Clarice Starling, interpretada brilhantemente por Jodie Foster, e seu complexo relacionamento com o astuto e perturbador Dr. Hannibal Lecter, vivido por Anthony Hopkins. O filme mergulha profundamente na mente dos seus protagonistas, explorando temas de manipulação psicológica, a busca pela verdade e o que significa ser um predador.


Neste texto, vamos explorar algumas curiosidades fascinantes sobre a produção e os bastidores desse icĂŽnico thriller que continua a influenciar o gĂȘnero atĂ© hoje.”

1 – INSPIRADO EM UM SERIAL KILLER REAL


Muito da trama de “O SilĂȘncio dos Inocentes” foi inspirada na relação real entre o professor de criminologia Robert Keppel, da Universidade de Washington, e o notĂłrio serial killer Ted Bundy. Semelhante Ă  dinĂąmica entre Hannibal Lecter e Clarice Starling, Bundy colaborou com Keppel na investigação dos assassinatos em sĂ©rie conhecidos como “assassinatos de Green River” em Washington.


Bundy foi executado em 24 de janeiro de 1989, mas os casos de Green River sĂł foram solucionados em 2001, quando Gary Ridgway foi capturado. Em 5 de novembro de 2003, Ridgway admitiu sua culpa em um tribunal de Seattle, confessando 48 crimes de homicĂ­dio em primeiro grau.

2 – SEAN CONNERY QUASE FEZ O PAPEL PRINCIPAL


Infelizmente, nunca saberemos como teria sido. Connery leu o roteiro e o considerou “repugnante”. Daniel Day-Lewis e Derek Jacobi tambĂ©m foram cogitados para o papel, que acabou sendo brilhantemente interpretado por Anthony Hopkins.

3 – ACHOU QUE SERIA UM FILME INFANTIL


Quando o agente de Anthony Hopkins o contatou em Londres para informar que estava enviando um roteiro intitulado O SilĂȘncio dos Inocentes, Hopkins imediatamente assumiu que estava sendo considerado para um filme voltado para o pĂșblico infantil.

4 – UM HOMEM BOM?


Quando Anthony Hopkins soube que havia sido escolhido para interpretar Hannibal Lecter devido Ă  sua atuação como Dr. Frederick Treves em “O Homem Elefante” (1980), ele questionou Jonathan Demme, dizendo: “Mas o Dr. Treves era um homem bom.” Demme respondeu: “Bem, Lecter tambĂ©m Ă© um bom homem. Ele apenas estĂĄ preso em uma mente perturbada.”

5 – CONTRUINDO O PERSONAGEM


Anthony Hopkins nĂŁo baseou sua interpretação de Hannibal Lecter em uma Ășnica pessoa, mas combinou elementos de Truman Capote, Katharine Hepburn e o computador HAL de “2001: Uma OdissĂ©ia no Espaço”. Essa combinação criou um retrato complexo do mal que Thomas Harris investigou durante sua pesquisa.
John Douglas, especialista em perfis do FBI e pioneiro na anĂĄlise de criminosos e assassinos, comentou: “Felizmente, nĂŁo hĂĄ ninguĂ©m como ele”.


Douglas, que chefiou uma das unidades de investigação do FBI e inspirou o personagem Jack Crawford (interpretado por Scott Glenn), conseguiu que Glenn visitasse a Unidade de CiĂȘncia Comportamental do FBI em Quantico, VirgĂ­nia. ApĂłs ouvir gravaçÔes de Lawrence Bittaker e Roy Norris — que violentaram e maltrataram uma jovem de 16 anos —, Glenn, em lĂĄgrimas, declarou ter mudado sua posição para “a favor da pena de morte”.


Ele tambĂ©m assistiu a gravaçÔes de tortura e assassinato de mulheres, e decidiu nĂŁo reprisar seu papel na sequĂȘncia, afirmando que as imagens o assombram atĂ© hoje.

6 – ANTHONY HOPKINS PESQUISOU SOBRE SERIAL KILLERS


ApĂłs a transferĂȘncia de Lecter de Baltimore, o plano inicial era vesti-lo com um macacĂŁo amarelo ou laranja. Anthony Hopkins conseguiu convencer Jonathan Demme e a figurinista Colleen Atwood de que um traje totalmente branco faria o personagem parecer mais clĂ­nico e, portanto, mais perturbador. Hopkins revelou que essa escolha foi inspirada pelo seu prĂłprio medo de dentistas.


Para se preparar para o papel, Anthony Hopkins pesquisou arquivos de serial killers, visitou prisĂ”es e participou de audiĂȘncias judiciais sobre crimes em sĂ©rie. AlĂ©m disso, ele se inspirou em um amigo de Londres que nunca piscava, o que causava desconforto nas pessoas ao seu redor.

7 – SOTAQUE


Jodie Foster revela que, durante a primeira cena entre Lecter e Starling, Anthony Hopkins fez uma imitação do seu sotaque sulista e improvisou de forma inesperada. A reação assustada de Foster foi autĂȘntica; ela se sentiu pessoalmente ofendida. Mais tarde, ela expressou sua gratidĂŁo a Hopkins por provocar uma reação tĂŁo genuĂ­na.


Jonathan Demme também havia criticado o sotaque de Foster em Acusados, apesar de ela ter ganhado um Oscar por seu desempenho. No entanto, depois de trabalhar com ela novamente, Demme parece ter reconsiderado sua opinião.

8 – A INSPIRAÇÃO PARA BUFFALO BILL


Ed Gein, conhecido por despelar suas vĂ­timas; Ted Bundy, que usou seu charme para atrair mulheres para sua van e colaborou com o FBI em investigaçÔes apĂłs sua prisĂŁo; e Gary Heidnick, que mantinha mulheres sequestradas em um buraco no seu porĂŁo, sĂŁo alguns dos casos que inspiraram Thomas Harris. O autor dos livros originais participou de alguns dos julgamentos de Bundy e lhe enviou uma cĂłpia de “DragĂŁo Vermelho”.

9 – AS COSTAS DAS “MARIPOSAS” NA CAPA DO FILME


O padrĂŁo nas costas da mariposa nos cartazes do filme nĂŁo Ă© o padrĂŁo natural da espĂ©cie Tobacco Horn Worm. O desenho, na verdade, Ă© “In Voluptas Mors”, de Salvador DalĂ­, uma imagem de sete mulheres nuas posicionadas para parecer um crĂąnio humano. O cartaz foi inspirado por um esboço de DalĂ­ e tirado pelo fotĂłgrafo Philippe Halsman.


Mas isso nĂŁo quer dizer que as mariposas Tobacco usadas em todo o filme nĂŁo tenham recebido tratamento de celebridade. Elas voaram de primeira classe para o set em uma transportadora especial, tinham alojamentos especiais (quartos com umidade e calor controlados) e estavam vestidas com roupinhas cuidadosamente projetadas (escudos de corpo com caveira e ossos cruzados pintados).

10 – “QUE DIABOS FOI ISSO?”


Quando Clarice visita o Dr. Hannibal Lecter em sua nova clĂ­nica, Lecter insiste que ela continue falando sobre sua infĂąncia como parte do acordo. Relutantemente, Jodie Foster prossegue com sua narrativa sobre a fuga. No meio de suas confissĂ”es, ela menciona ter um cordeiro com ela. Se ouvir com atenção, apĂłs ela dizer: “Eu pensei que se eu pudesse salvar apenas um
”, Ă© possĂ­vel ouvir um som distante de algo caindo no chĂŁo.


Um membro da equipe deixou cair uma chave durante as filmagens. O diretor Jonathan Demme ficou alarmado, temendo que isso comprometesse a cena. No entanto, Foster permaneceu no personagem e continuou com sua histĂłria, o que levou Demme a decidir continuar filmando. Quando o “Corta” foi dado, Foster se voltou para a equipe e exclamou: “Que diabos foi isso!”.

11 – APENAS 16 MINUTOS?


Embora tenha recebido um Oscar por sua atuação em O SilĂȘncio dos Inocentes, Anthony Hopkins aparece na tela por apenas 16 minutos.

12 “BIG FIVE” DO OSCAR


O termo “Big Five” refere-se ao prĂȘmio mĂĄximo do Oscar, quando um filme conquista as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro (seja adaptado ou original).


O primeiro filme a alcançar essa façanha foi Aconteceu Naquela Noite, em 1935, com Clark Gable e Claudette Colbert ganhando nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz, respectivamente. O prĂłximo a conseguir esse feito foi Um Estranho no Ninho, em 1976, com Jack Nicholson e Louise Fletcher recebendo os prĂȘmios de Melhor Ator e Melhor Atriz.


Em 1991, Anthony Hopkins e Jodie Foster também conquistaram as estatuetas, completando a lista dos vencedores do Big Five.


“O SilĂȘncio dos Inocentes” continua sendo uma conquista monumental na histĂłria do cinema, misturando intriga psicolĂłgica com atuaçÔes assustadoras. O sucesso do filme estĂĄ enraizado em sua abordagem inovadora ao gĂȘnero de thriller, apresentando personagens complexos e uma atmosfera inquietante.


As imagens icĂŽnicas do filme, desde a borboleta no cartaz atĂ© o diĂĄlogo perturbador, continuam a cativar o pĂșblico e influenciar o gĂȘnero. Seu legado estĂĄ consolidado por sua notĂĄvel capacidade de provocar reflexĂŁo e evocar emoçÔes, tornando-o um clĂĄssico atemporal no mundo dos thrillers psicolĂłgicos.

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