đŸŽ„ 10 Curiosidades do filme “O Exorcista” (1973) que vocĂȘ nĂŁo sabia!

Desde seu lançamento em 1973, “O Exorcista” tem se firmado como um marco no gĂȘnero do horror, transcendendo geraçÔes e deixando um legado duradouro no cinema. Dirigido por William Friedkin e baseado no romance de William Peter Blatty, o filme conta a histĂłria assustadora de uma menina possuĂ­da pelo demĂŽnio e os esforços desesperados de um padre para salvĂĄ-la atravĂ©s de um ritual de exorcismo. No entanto, por trĂĄs das cenas icĂŽnicas e do terror que permeia a narrativa, hĂĄ uma sĂ©rie de curiosidades fascinantes que cercam a produção deste clĂĄssico do cinema.


Nesta anĂĄlise, exploraremos algumas dessas curiosidades, desde os eventos sobrenaturais no set de filmagem atĂ© os desafios enfrentados pelos atores e equipe tĂ©cnica, revelando os segredos por trĂĄs da criação deste filme que continua a aterrorizar e intrigar o pĂșblico atĂ© os dias de hoje.

1 – INCÊNDIO


Durante as filmagens, um incĂȘndio irrompeu no cenĂĄrio interno da casa dos MacNeil, resultando em atrasos significativos na produção do filme. Surpreendentemente, o fogo consumiu grande parte do set, exceto pelo quarto de Regan MacNeil, onde muitas das cenas mais intensas da possessĂŁo ocorreram, permanecendo inexplicavelmente ileso pelas chamas.

2 – MORTES NO ELENCO


Durante as filmagens de “O Exorcista”, uma sĂ©rie sinistra de mortes envolvendo pessoas ligadas ao filme ou seus familiares ocorreu. Um total de nove indivĂ­duos, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avĂŽ de Linda Blair, um membro da equipe de segurança no set e um especialista em efeitos especiais, faleceram durante esse perĂ­odo, gerando um clima de inquietante mistĂ©rio nos bastidores da produção.

3 – SET AMALDIÇOADO


Diante dos acontecimentos perturbadores, a equipe de produção de “O Exorcista” suspeitava que o set estava envolto em uma espĂ©cie de maldição. Enquanto alguns viam esses incidentes como parte de uma estratĂ©gia de marketing para promover o filme, outros acreditavam que forças sobrenaturais estavam influenciando a produção. Seja considerado uma artimanha maligna ou nĂŁo, “O Exorcista” foi um sucesso estrondoso nas bilheterias e alcançou um feito notĂĄvel ao se tornar o primeiro filme de terror a receber indicaçÔes ao Oscar, conquistando vitĂłrias nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som em 1974.

4 – A CENA DE REGAN VIRANDO A CABEÇA QUASE NÃO ACONTECEU


William Peter Blatty solicitou a exclusĂŁo da cena do filme, no entanto, William Friedkin optou por mantĂȘ-la. A sequĂȘncia em que Regan MacNeil, possuĂ­da, gira sua cabeça para trĂĄs do tronco tornou-se uma das cenas mais emblemĂĄticas do cinema, certamente evocando gritos de terror do pĂșblico.

5 – A ATRIZ ELLEN BURSTYN SE MACHUCOU DE VERDADE


O grito de agonia ouvido quando Ellen Burstyn (Chris MacNeil) cai no chĂŁo Ă© genuĂ­no. A atriz sofreu uma lesĂŁo na coluna vertebral durante a filmagem da cena em que Ă© violentamente arremessada no chĂŁo, uma lesĂŁo que acabou sendo permanente.

6 – O DEMÔNIO PAZUZU


Embora o nome não seja mencionado no filme, o demÎnio que aflige a jovem Regan é conhecido como Pazuzu, uma das muitas designaçÔes atribuídas a entidades malignas. Pazuzu é reconhecido como o rei dos demÎnios na mitologia assíria e babilÎnica, sendo temido e invocado pelo povo daquela época em momentos de adversidade.

7 – O TRAILER FOI CONSIDERADO “ATERRORIZANTE DEMAIS”


O trailer apresentava trechos do filme em preto e branco, mesclados com imagens de demĂŽnios e o rosto de Regan MacNeil possuĂ­da, tudo acompanhado por uma trilha sonora genuinamente arrepiante. Um verdadeiro Ă­cone do gĂȘnero de terror. AlĂ©m disso, Ă© digno de nota que algumas salas de cinema nos Estados Unidos forneceram sacos de vĂŽmito em suas cadeiras para os espectadores mais suscetĂ­veis.

8 – ATOR, QUE FAZ UMA PONTA NO FILME, PODE TER COMETIDO UM CRIME


O ator Paul Bateson era tĂ©cnico de raio-x no NYU Medical Center e fez uma “ponta” no filme. Anos depois, Bateson foi condenado por tirar a vida de Addison Verrill. A polĂ­cia tambĂ©m acredita que ele foi responsĂĄvel por tirar a vida de mais seis outras pessoas.

9 – UM PADRE SEMPRE IA BENZER OS SETS DE GRAVAÇÃO


O temor da equipe de produção e os incidentes catastrĂłficos ocorridos durante as gravaçÔes do filme levaram Ă  convocação de um padre jesuĂ­ta, que abençoou o cenĂĄrio do filme de terror. É crucial estar pronto para despertar os espĂ­ritos malignos!

10 – A VOZ DO DEMÔNIO


Os sons sinistros de Regan MacNeil durante o filme foram produzidos pela combinação de grunhidos de porcos. O grito emitido por Regan quando o demÎnio é finalmente exorcizado veio do som dos porcos durante o abate. Enquanto isso, a voz do demÎnio que possuía a jovem Regan foi fornecida pela atriz Mercedes McCambridge, uma das maiores personalidades do rådio naquela época.


Em suma, as peculiaridades por trĂĄs da produção do filme “O Exorcista” de 1973 nĂŁo apenas acrescentam uma camada adicional de mistĂ©rio e fascĂ­nio Ă  sua histĂłria, mas tambĂ©m destacam o meticuloso trabalho de criação de atmosfera e suspense por trĂĄs das cĂąmeras. Desde a escolha de sons peculiares para os gemidos de Regan atĂ© a voz impressionante de Mercedes McCambridge dando vida ao demĂŽnio, cada detalhe contribuiu para transformar este clĂĄssico do cinema em uma experiĂȘncia verdadeiramente arrepiante e inesquecĂ­vel para os espectadores. Ao mergulhar nos bastidores do filme, somos lembrados do talento e da criatividade que moldaram uma obra-prima do terror que continua a ecoar atravĂ©s das dĂ©cadas.

Veja também:

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *