đ„ 10 Curiosidades do filme “O Exorcista” (1973) que vocĂȘ nĂŁo sabia!
Desde seu lançamento em 1973, “O Exorcista” tem se firmado como um marco no gĂȘnero do horror, transcendendo geraçÔes e deixando um legado duradouro no cinema. Dirigido por William Friedkin e baseado no romance de William Peter Blatty, o filme conta a histĂłria assustadora de uma menina possuĂda pelo demĂŽnio e os esforços desesperados de um padre para salvĂĄ-la atravĂ©s de um ritual de exorcismo. No entanto, por trĂĄs das cenas icĂŽnicas e do terror que permeia a narrativa, hĂĄ uma sĂ©rie de curiosidades fascinantes que cercam a produção deste clĂĄssico do cinema.
Nesta anĂĄlise, exploraremos algumas dessas curiosidades, desde os eventos sobrenaturais no set de filmagem atĂ© os desafios enfrentados pelos atores e equipe tĂ©cnica, revelando os segredos por trĂĄs da criação deste filme que continua a aterrorizar e intrigar o pĂșblico atĂ© os dias de hoje.
1 â INCĂNDIO
Durante as filmagens, um incĂȘndio irrompeu no cenĂĄrio interno da casa dos MacNeil, resultando em atrasos significativos na produção do filme. Surpreendentemente, o fogo consumiu grande parte do set, exceto pelo quarto de Regan MacNeil, onde muitas das cenas mais intensas da possessĂŁo ocorreram, permanecendo inexplicavelmente ileso pelas chamas.
2 – MORTES NO ELENCO
Durante as filmagens de “O Exorcista”, uma sĂ©rie sinistra de mortes envolvendo pessoas ligadas ao filme ou seus familiares ocorreu. Um total de nove indivĂduos, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avĂŽ de Linda Blair, um membro da equipe de segurança no set e um especialista em efeitos especiais, faleceram durante esse perĂodo, gerando um clima de inquietante mistĂ©rio nos bastidores da produção.
3 – SET AMALDIĂOADO
Diante dos acontecimentos perturbadores, a equipe de produção de “O Exorcista” suspeitava que o set estava envolto em uma espĂ©cie de maldição. Enquanto alguns viam esses incidentes como parte de uma estratĂ©gia de marketing para promover o filme, outros acreditavam que forças sobrenaturais estavam influenciando a produção. Seja considerado uma artimanha maligna ou nĂŁo, “O Exorcista” foi um sucesso estrondoso nas bilheterias e alcançou um feito notĂĄvel ao se tornar o primeiro filme de terror a receber indicaçÔes ao Oscar, conquistando vitĂłrias nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som em 1974.
4 – A CENA DE REGAN VIRANDO A CABEĂA QUASE NĂO ACONTECEU
William Peter Blatty solicitou a exclusĂŁo da cena do filme, no entanto, William Friedkin optou por mantĂȘ-la. A sequĂȘncia em que Regan MacNeil, possuĂda, gira sua cabeça para trĂĄs do tronco tornou-se uma das cenas mais emblemĂĄticas do cinema, certamente evocando gritos de terror do pĂșblico.
5 – A ATRIZ ELLEN BURSTYN SE MACHUCOU DE VERDADE
O grito de agonia ouvido quando Ellen Burstyn (Chris MacNeil) cai no chĂŁo Ă© genuĂno. A atriz sofreu uma lesĂŁo na coluna vertebral durante a filmagem da cena em que Ă© violentamente arremessada no chĂŁo, uma lesĂŁo que acabou sendo permanente.
6 – O DEMĂNIO PAZUZU
Embora o nome nĂŁo seja mencionado no filme, o demĂŽnio que aflige a jovem Regan Ă© conhecido como Pazuzu, uma das muitas designaçÔes atribuĂdas a entidades malignas. Pazuzu Ă© reconhecido como o rei dos demĂŽnios na mitologia assĂria e babilĂŽnica, sendo temido e invocado pelo povo daquela Ă©poca em momentos de adversidade.
7 – O TRAILER FOI CONSIDERADO “ATERRORIZANTE DEMAIS”
O trailer apresentava trechos do filme em preto e branco, mesclados com imagens de demĂŽnios e o rosto de Regan MacNeil possuĂda, tudo acompanhado por uma trilha sonora genuinamente arrepiante. Um verdadeiro Ăcone do gĂȘnero de terror. AlĂ©m disso, Ă© digno de nota que algumas salas de cinema nos Estados Unidos forneceram sacos de vĂŽmito em suas cadeiras para os espectadores mais suscetĂveis.
8 – ATOR, QUE FAZ UMA PONTA NO FILME, PODE TER COMETIDO UM CRIME
O ator Paul Bateson era tĂ©cnico de raio-x no NYU Medical Center e fez uma âpontaâ no filme. Anos depois, Bateson foi condenado por tirar a vida de Addison Verrill. A polĂcia tambĂ©m acredita que ele foi responsĂĄvel por tirar a vida de mais seis outras pessoas.
9 – UM PADRE SEMPRE IA BENZER OS SETS DE GRAVAĂĂO
O temor da equipe de produção e os incidentes catastrĂłficos ocorridos durante as gravaçÔes do filme levaram Ă convocação de um padre jesuĂta, que abençoou o cenĂĄrio do filme de terror. Ă crucial estar pronto para despertar os espĂritos malignos!
10 – A VOZ DO DEMĂNIO
Os sons sinistros de Regan MacNeil durante o filme foram produzidos pela combinação de grunhidos de porcos. O grito emitido por Regan quando o demĂŽnio Ă© finalmente exorcizado veio do som dos porcos durante o abate. Enquanto isso, a voz do demĂŽnio que possuĂa a jovem Regan foi fornecida pela atriz Mercedes McCambridge, uma das maiores personalidades do rĂĄdio naquela Ă©poca.
Em suma, as peculiaridades por trĂĄs da produção do filme “O Exorcista” de 1973 nĂŁo apenas acrescentam uma camada adicional de mistĂ©rio e fascĂnio Ă sua histĂłria, mas tambĂ©m destacam o meticuloso trabalho de criação de atmosfera e suspense por trĂĄs das cĂąmeras. Desde a escolha de sons peculiares para os gemidos de Regan atĂ© a voz impressionante de Mercedes McCambridge dando vida ao demĂŽnio, cada detalhe contribuiu para transformar este clĂĄssico do cinema em uma experiĂȘncia verdadeiramente arrepiante e inesquecĂvel para os espectadores. Ao mergulhar nos bastidores do filme, somos lembrados do talento e da criatividade que moldaram uma obra-prima do terror que continua a ecoar atravĂ©s das dĂ©cadas.