đ„ 12 Curiosidades do filme “X-Men” (2000) que vocĂȘ nĂŁo sabia!
Em 2000, “X-Men” chegava aos cinemas trazendo nĂŁo apenas super-herĂłis, mas uma revolução no gĂȘnero dos filmes de quadrinhos. Dirigido por Bryan Singer, o filme nĂŁo sĂł introduziu os mutantes da Marvel para um pĂșblico global, como tambĂ©m inaugurou uma nova era de adaptaçÔes cinematogrĂĄficas de histĂłrias em quadrinhos.
Com um elenco estelar que incluĂa Hugh Jackman como Wolverine e Patrick Stewart como Professor X, “X-Men” explorou temas de discriminação e aceitação atravĂ©s de personagens dotados de habilidades extraordinĂĄrias. Suas performances e efeitos visuais pioneiros estabeleceram um marco que moldou o futuro do cinema de super-herĂłis.
Vamos ver 12 curiosidades deste filme clĂĄssico de super-herĂłi:
1 – KEVIN FEIGE ERA O CONSULTOR DOS MUTANTES!
Okay, sabemos, essa talvez seja a curiosidade mais conhecida da lista, mas deixamos de fora da primeira lista entĂŁo tĂnhamos que inseri-la nela, ainda mais agora que os X-Men voltaram para a Marvel Studios depois de 8 anos longe de casa.
Kevin Feige, o cara hoje responsĂĄvel nĂŁo sĂł pela Marvel Studios, mas por todo o Universo Marvel em si â seja quadrinhos, filmes, sĂ©ries, jogos e merchandisings â foi o consultor de HQs nesse filme. Ele era o especialista sobre os mutantes no set.
Feige não só traçou planos para a franquia, como ele até teve que brigar para que o Wolverine tivesse aquele cabelo parecido com o dos quadrinhos. Brigou também para ter os uniformes, mas essa luta ele não venceu. Ou seja, a Fox perdeu a chance de ter um universo compartilhado antes mesmo da Disney.
2 – X EM TODO LUGAR!
Essa aqui Ă© quase difĂcil de perceber, mas apesar de ter sido ânotadaâ em 2014 com o trailer de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, a FOX jĂĄ havia brincado com o X da franquia no primeiro filme.
Durante a abertura do longa com a apresentação da falecida logo da 20th Century Fox Studios, o âXâ da Fox demorava um pouco mais para sumir, ficando brilhante no escuro.
Ă interessante tambĂ©m citar que o X presente na porta do cĂ©rebro, representando o Professor X, aparece um pouco antes do X âcriadoâ por Magneto nos campos de concentração, quando manifestou seus poderes pela primeira vez.
3 – A VIAGEM DA VAMPIRA!
Anna Marie, antes mesmo de se descobrir como Vampira, planejava fazer uma longa viagem com seu namorado até as Cataratas Canadenses momentos antes de seus poderes aflorarem e ela coloca-lo em coma.
No entanto isso não a impediu de seguir com o trajeto. Vampira foge de casa e ocasionalmente se encontra com Logan justamente porque ela começou a fazer a sua viagem. Ou seja, era destino eles se encontrarem.
4 – GEORGE BUZA, O DUBLADOR ORIGINAL DO FERA!
Esse easter egg Ă© mais internacional. George Buza, a voz original por trĂĄs do Fera de X-Men: A SĂ©rie Animada fez um cameo em X-Men 1 como um dos personagens que âajudamâ a Vampira durante a sua viagem. Ele Ă© o cara que primeiramente dĂĄ carona para Vampira atĂ© a cidade onde o Wolverine mais tarde se esbarra com ela. NĂŁo sĂł isso, mas o George tambĂ©m estava presente â mas dormindo â na cena do bar onde o Wolverine se vĂȘ exposto como mutante.
5 – O JOGO DE CĂMERA ENTRE CHARLES E ERIK
Bryan Singer como diretor consegue se destacar por muitas qualidades. Assim como M. Night Shyamalan, Singer presa muito por cenas e takes de diĂĄlogo e que envolva um posicionamento de cĂąmera mais intimo, para dar imersĂŁo.
No primeiro filme dos X-Men, entre a primeira cena de Charles e Erik, a uma linha âinvisĂvelâ que separa os Ăąngulos entre ambos os personagens. NĂŁo sĂł isso, mas enquanto Charles Ă© agraciado com um posicionamento de cĂąmera com luz, o de Erik Ă© escuro e sombrio.
Isso nada mais Ă© que um contraste entre as duas ideologias dos personagens. Ambos estĂŁo totalmente corretos em suas falas, mas cada um visualiza um futuro diferente, por isso o contraste entre eles.
6 – JEAN GREY, UMA MĂDICA E DIPLOMATA
Em X-Men 1, muitos mutantes conhecidos não foram apresentados de imediato, isso porque o orçamento do longa não permitia. Um deles é o Fera, um mutante geneticista e também um diplomata que tem como mutação ter uma pelagem azul e uma forma animalesca.
Como nĂŁo era possĂvel ter o Fera no filme como parte do âDr.â dos X-Men, o tĂtulo foi atribuĂdo a Jean Grey, que assumiu nĂŁo sĂł o lado diplomata do Hank como tambĂ©m ganhou o tĂtulo de âdoutoraâ por ser uma mĂ©dica mutante.
Interessante que mais tarde, isso foi atribuĂdo a Jean Grey da animação X-Men: Evolution, onde ela chegou a demonstrar vĂĄrias caracterĂsticas do Fera como diplomacia; e mais tarde comentou com o Professor que queria seguir na carreira de medicina, se especializando em genĂ©tica.
7 – AS PREVISĂES DO SENADOR KELLY
Durante o seu monĂłlogo contra a Jean Grey no inĂcio do filme, Kelly cita a ficha da mutante Kate Pryde, dotada com a capacidade de ficar intangĂvel e atravessar objetos.
E ele ainda indaga a Jean questionando, o que impediria ela de entrar na Casa Branca e assassinar o presidente? Bem, #KellyWasRight, pois Ă© isso mesmo que acontece no inĂcio do segundo filme.
Mas nĂŁo foi a âKittyâ, e sim o Noturno, que sob o efeito do controle do General Stryker, invade a Casa Branca e tenta assassinar o presidente americano.
8 – HUGH JACKMAN APRENDEU OS INSTINTOS DO WOLVERINE
Para vivenciar o Wolverine, Hugh Jackman passava horas do seu dia preparando o seu corpo e manter o fĂsico do seu personagem. Mas o Hugh jĂĄ vivenciava na pele do Logan durante o banho.
Na ideia de manter os instintos do Wolverine, Jackman tomava banhos gelados na medida que possĂvel para deixa-lo sempre em alerta. O que Ă© âengraçadoâ, visto que boa parte das locaçÔes do primeiro filme era em regiĂ”es geladas.
Mais tarde, durante a produção de LOGAN, ele revelou que manteve essa âsimpatiaâ durante todos os filmes em que atuava como Wolverine. Assim que acordava tomava um banho gelado e vestia o Carcaju. Quanta dedicação!
9 – PROFESSOR X DAVA AULA SOBRE REFRAĂĂO DA LUZ
Durante o inĂcio do filme, quando o Logan chega no Instituto ele invade uma aula do Professor Xavier. Se vocĂȘ reparar bem no quadro negro a aula que estava sendo aplicada era sobre a refração da luz.
Mais tarde, durante o terceiro ato do filme, Magneto tira sarro do Ciclope por tentar incentivar a Tempestade em eletrocutar o vilĂŁo estando eles dentro de um enorme salĂŁo feito de cobre, um fĂĄcil condutor de eletricidade.
E pergunta se eles não estudam jå que vivem em um Instituto Educacional. Logo depois Jean, usando sua telecinese, simula uma refração de luz ao segurar a energia concussiva disparada pelo Ciclope contra o Magneto. E mais uma vez a educação vence.
10 – O SOTAQUE DA TEMPESTADE
Ainda falando de representatividade, ao longo de todo o X-Men 1 Halle Berry que atuava como Tempestade, uma mutante americana mas que viveu toda a sua infĂąncia entre o QuĂȘnia e o Egito, destacava um sotaque queniano em suas falas.
Acontece que apesar do filme ter recebido excelentes crĂticas positivas, entre as negativas se destacavam o âpĂ©ssimoâ sotaque que a personagem tinha, soando atĂ© ofensivo. Tanto que nos seguintes filmes o sotaque foi totalmente erradicado da personagem.
AlĂ©m do sotaque, a Ororo da Halle vestia tambĂ©m roupas inspiradas na Ăfrica Oriental, mas que tambĂ©m sumiram do seu guarda-roupa nos filmes seguintes.
11 – A INVASĂO DO INSTITUTO DE X-MEN 2
Durante os minutos finais de X-Men 1, vemos Xavier e Erik jogando uma partida de xadrez enquanto discursam um monĂłlogo sobre Xavier nĂŁo ter medo do Instituto ser invadido.
Xavier, sendo totalmente pacifista, alega que isso Ă© um dos maiores temores dele, mas na verdade ele tem pena da pobre alma que queira invadir uma escola repleta de alunos com poderes poderosos e danosos sem nenhuma experiĂȘncia.
Acontece que esse é um dos pontos chaves do roteiro de X-Men 2, quando Stryker decide invadir o Instituto Xavier para capturar os mutantes para estudo além de roubarem o cérebro.
12 – O JOGO DE XADREZ
Um especialista em xadrez que gosta da analisar as diferentes jogadas em diversos filmes, analisou a cena em que Charles e Erik jogam.
Ele percebeu que, enquanto Erik valorizava as suas peças mais importantes e sacrificava as fracas, Charles sacrificava suas peças importantes, inclusive deu a sua Rainha â a peça mais importante do jogo â para preservar um Ășnico PeĂŁo.
Isso nos reflete diretamente em duas situaçÔes: A primeira em X-Men 2, quando Xavier perde a sua estudante âmais poderosaâ â Jean Grey, e em contrapartida consegue um âacordoâ com o presidente americano para preservar as vidas mutantes.
Para o especialista, os PeĂ”es de Xavier poderiam ser visto tambĂ©m como os humanos, onde o Professor avalia uma convivĂȘncia mĂștua entre humanos e mutantes e por isso entende a importĂąncia das peças menores.
JĂĄ para Magneto, nos remete a sua fala clĂĄssica em X-Men: O Confronto Final, quando ele fala que âEm um jogo de xadrez, os peĂ”es vĂŁo primeiroâ. O peĂŁo que Erik diz aqui sĂŁo mutantes fracos e tolos que ele conseguiu manipular, alĂ©m dos prĂłprios humanos que ele tanto despreza.
Desde seu lançamento em 2000, “X-Men” continua a ser celebrado nĂŁo apenas como um marco na histĂłria dos filmes de super-herĂłis, mas tambĂ©m como um exemplo de como adaptaçÔes de quadrinhos podem ser bem-sucedidas. Seu impacto cultural e comercial ajudou a pavimentar o caminho para o universo expandido de filmes da Marvel e DC que dominam o cinema atual.
Com uma mistura de ação emocionante, personagens complexos e temas universais de inclusĂŁo e preconceito, “X-Men” nĂŁo sĂł conquistou fĂŁs ao redor do mundo, mas tambĂ©m inspirou geraçÔes de espectadores e cineastas a explorar novas fronteiras narrativas e visuais.